As irmãs Iraildes e Neildes Maria de Jesus, donas de casa e moradoras do bairro Santa Inês, aguardavam ansiosas no estande montado na Praça Rio Cachoeira para a realização, na manhã de hoje, da primeira mamografia de suas vidas. Com todos os documentos em mãos e a garantia de um atendimento rápido, as duas mulheres não queriam perder a oportunidade de fazer o exame preventivo, que é um dos mais importantes para a mulher, já que o câncer de mama pode acontecer com qualquer uma e é a doença que mais mata mulheres no muno.
Iraildes conta que não poderia ter recebido melhor presente no mês em homenagem à mulher. “Realizar o exame nas duas mamas é muito bom. Sem falar que podemos receber o resultado na unidade de saúde do bairro dentro de 45 dias, o que é muito mais confortável”, comentou, sem esconder a ansiedade para se submeter ao exame na carreta onde estão montados consultórios médicos e os equipamentos.
Podem realizar o exame bilateral das mamas todas as mulheres de Itabuna acima da faixa etária de 35 anos, que devem se inscrever na unidade de saúde mais próxima de casa até o próximo dia 30. Por dia 300 mulheres serão atendidas de acordo com o cronograma definido pela Secretaria Municipal de Saúde. A previsão é de que sejam realizadas 5.400 mamografias como um reforço à prevenção do câncer de mama no município.
A mamografia é um exame de raios-X que serve para visualizar a região interna das mamas. Deve ser realizado por todas as mulheres com idade igual ou superior a 40 anos, todos os anos. Através da análise dos resultados, o médico mastologista poderá identificar lesões benignas e até mesmo o câncer de mama precocemente, aumentando as chances de cura.
O Mutirão da Mamografia está sendo realizado em iniciativa da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Todos os exames são pagos diretamente pelo SUS à instituição que realiza. À Prefeitura cabe somente o pagamento das despesas e hospedagem, alimentação e deslocamento do pessoal da Policlínica Condeúba, além da cessão da equipe de atendentes e de apoio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário