Foto: WikiMedicaCommons/GNU
Muita gente não sabe, mas a vacina contra a herpes-zóster - doença que provoca muita dor, conhecida antigamente como cobreiro - já pode ser tomada aqui no Brasil.
Ela foi aprovada nos Estados Unidos em 2006 e chegou no Brasil 2014.
Infelizmente, ela ainda não é encontrada no SUS, portanto, só está disponível em clínicas particulares. Pergunte ao seu médico.
O preço é salgado: a dose custa em torno de R$ 400,00.
Mas vale à pena, segundo a geriatra Cristiane Comelato, membro titular da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).
Em entrevista ao portal Senhoras & Senhores, a médica garantiu: "Ela é bastante segura. Nos Estados Unidos, há estudos que mostram boas respostas tanto na diminuição do herpes-zóster, quanto da neuralgia pós-herpética.
A vacina ajuda a reduzir a incidência da doença e a atenuar a gravidade do quadro clínico, caso se manifeste.
Indicação
"A vacina é indicada para adultos acima de 50 anos, contudo sabe-se que a resposta é ainda mais eficaz quando tomada entre 60 e 69 anos. A aplicação é no braço, por via subcutânea, em dose única. Por enquanto, ainda não há dados sobre a necessidade de reforço.
"Os estudos internacionais mostram uma redução da gravidade da doença e da duração do tempo da dor. Eles mostram também redução no aparecimento do herpes-zóster em aproximadamente 50% dos pacientes e diminuição da neuralgia pós-herpética em 70%. É bastante", afirma a geriatra. Leia tudo aqui em http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/noticia.php?i=6602
Nenhum comentário:
Postar um comentário