Informações não faltam quando se tem a internet à disposição. Entretanto, como quantidade não é sinônimo de qualidade, a enxurrada de mentirinhas sobre qualquer assunto torna-se absurda. A corrida de rua, infelizmente, faz parte desses tópicos que são recheados de mitos. Com informações R7
Mas será que correr faz mesmo o bumbum ficar caído? Ou será que correr apenas em superfícies retas não queima calorias? Os personal trainers Tiago Talarico e Damaris Dias esclareceram os mitos e verdades desse tipo de exercício. Confira a seguir:
A corrida beneficia o sistema cardiovascular de uma pessoa, ao passo que prejudica seu sistema esquelético.
MITO. Segundo Damaris, esse é um dos maiores mitos que rodeiam a corrida de rua. A grande verdade é que, se você estiver dentro do peso e usar um calçado com bom amortecimento e que seja confortável, não há problema, pois os riscos de prejudicar seu sistema esquelético são mínimos.
Condicionamento em asfalto é o suficiente para todo tipo de corrida
MITO. A rua não é o único lugar que vai proporcionar um bom condicionamento. De acordo com os personais, explorar outros tipos de terreno, como a areia, vai auxiliar muito na hora de cruzar seus próprios limites.
Um dos maiores inimigos do corredor é o impacto repetitivo da corrida
MITO. Para os profissionais, é muito importante que o corredor fortaleça sua musculatura para não correr riscos. Tiago também relembra a importância de visitar médicos de vez em quando.
— Com a prevenção, muito pode ser evitado. Seu corpo pode ser uma máquina, mais lembre-se: até os carros passam por ajustes e revisões periodicamente.
O uso de energético é indispensável em corridas longas
VERDADE. Em corridas curtas como, por exemplo, de 5 km, um corredor não vai sentir tanta diferença com a ingestão de carboidratos ou produtos energéticos. Entretanto, em percursos mais longos, o consumo ajuda no desempenho do atleta.
O aquecimento é necessário
VERDADE. Manter a musculatura aquecida é uma ótima maneira de prevenir machucados durante a corrida de rua. Entretanto, Damaris relembra que esse não é o único exercício que merece a prática.
— Sempre e para qualquer atividade física é importante priorizar um aquecimento para evitar lesões, preparando a estrutura muscular, articular e o próprio sistema cardiovascular, para a atividade em si.
É preciso correr todo dia para conseguir um bom condicionamento
MITO. Os profissionais relembram que a corrida não é o único exercício aeróbio que ajuda na melhora do condicionamento. Bicicleta é um ótimo exemplo disso. Eles também ressaltam a importância de intercalar os dias de treino de corrida para a reconstrução muscular .
Correr agasalhado ajuda a perder peso.
MITO. Apesar de algumas pessoas acharem que o suor é o maior indício de perda de peso, os profissionais revelaram que, quando você sua, o peso perdido é todo baseado em água. Portanto, quando se reidratar, os números da balança vão continuar a subir
Correr faz cair os seios e o bumbum.
MITO. Ficar com os seios e bumbum caídos só tem dois fatores culpados: a gravidade e a idade. Apesar do movimento das duas partes do corpo durante o exercício, a corrida tem vários benefícios para o corpo da mulher como explica Tiago.
— A corrida traz muitos benefícios para o corpo da mulher, entre eles, o aumento da circulação, o ganho de massa magra e ajuda a emagrecer muito. Além disso, algumas pesquisas já apontam o aumento na produção das defesas antioxidantes que combatem os radicais.
Correr descalço é melhor para prevenir lesões do que correr calçado
MITO. Apesar de auxiliar na diminuição do impacto no joelho do atleta, correr descalço não é tão benéfico. Segundo Tiago, a prática gasta ainda mais energia.
— Um estudo recente publicado no jornal Medicine & Science in Sports & Exercise concluiu que não é eficiente, pois gasta quase 4% mais energia em cada passo do que correr de tênis.
Correr apenas em superfícies retas não faz efeito, apenas em planos irregulares.
MITO. Apesar de queimar mais calorias em subidas, a superfície reta também auxilia na hora de contabilizar o gasto calórico. Segundo Damaris, o mais indicado para queimar ainda mais calorias é procurar um profissional especializado.
— Para se obter mais resultados, o ideal é conversar com um profissional que irá lhe ajudar a encontrar sua frequência cardíaca ideal para a queima calórica desejada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário