> TABOCAS NOTICIAS : 02 de março - Dia Nacional do Turismo - Ecoturismo

segunda-feira, 2 de março de 2015

02 de março - Dia Nacional do Turismo - Ecoturismo


No dia 02 de março, comemora-se o dia nacional do turismo, uma atividade geradora de inúmeros serviços. Hospedagem, alimentação, transporte e entretenimento são alguns setores que se beneficiam do movimento trazido pelo turismo e muitas vezes são preparados para operar exclusivamente em função deste ramo. Isto pode ser muito vantajoso, pois o turismo atrai investimentos, gera empregos e permite o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população.



Fazer turismo sempre soa como algo agradável e divertido. Pode também acrescentar-nos cultura e conhecimentos sobre lugares diferentes, com novos hábitos e costumes, ou ainda sinônimo de aventura. Existe também o turismo de negócios e congressos, principalmente nas cidades grandes. O Brasil atende a todas estas modalidades de turismo e registra um grande crescimento relativo ao setor. Porém, além de comemorar este avanço, é preciso aprender a praticar o turismo consciente, voltado à necessidade de se preservar os patrimônios naturais e culturais do País.

Principais atividades do ecoturismo

Acampamento: pernoite em meio à natureza, utilizando equipamento apropriado, que geralmente inclui uma barraca. É realizado em locais próprios, com certa infra-estrutura (banheiros, luz elétrica) ou em áreas sem qualquer estrutura prévia de apoio, o que se chama "acampamento selvagem".

Caminhada: pode ser feita em trilhas ou caminhos abertos na natureza. Exige um mínimo de equipamento adequado, de acordo com a distância percorrida, as características do terreno e as atividades paralelas (fotografia, por exemplo). É sempre bom usar um calçado resistente e levar uma mochila.

Cavalgada: uma opção para a caminhada, principalmente quando o terreno é de difícil acesso ou a distância é longa. Contemplar a paisagem de cima de um cavalo pode ser uma experiência tranquilizante.

Ciclismo: praticado geralmente em grupo, exige um certo condicionamento físico. É ideal para contemplar paisagens e, o melhor: não polui!

Rapel: conquistando cada vez mais adeptos, consiste em descer de uma rocha, montanha, queda d'água e afins, pendurado por uma corda. Uma espécie de escalada ao contrário.

Escalada: a subida de montanhas ou paredes rochosas exige condicionamento. Também não se aconselha esta atividade sem a presença de alguém experiente! Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/02/02-de-marco-dia-nacional-do-turismo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário