Produtividade é um estudo que está sempre em desenvolvimento sobre o que funciona e o que não funciona. A forma que nós trabalhamos pode mudar num piscar de olhos e o que era aceito com boas práticas no passado, hoje pode fazer mais mal do que bem. A equipe do 99U (em inglês) foca nas epifanias criativas que a gente não tem na escola e que, às vezes, faz com que tenhamos que desaprender alguns hábitos que anteriormente eram aceitos como “bons”. A seguir, algumas dicas que vão além de simples conselhos sobre produtividade.
Pare de pensar tão positivamente
Quando nós visualizamos nossos objetivos como já alcançados, nossa mente pode subconscientemente se acalmar em complacência. Objetivos são importantes, mas tenha certeza de que você está ciente das dificuldades que encontrará ao longo do caminho.
Pare de tentar preencher cada hora do seu dia
Já parou pra pensar por que temos nossas melhores idéias no chuveiro? É por que o chuveiro está entre os últimos lugares sagrados em que não somos distraídos por nossos amigos ou por tecnologia. Nossas idéias precisam de tempo para serem fermentadas e se conectarem com outras idéias, e ficar entediado permite que nossa mente faça essa tarefa naturalmente.
Pare de se preocupar com o que a internet pensa sobre você
A gente se sente bem ao checar o tráfego do nosso blog, googlar nossos nomes, ou comparar a quantidade de seguidores do twitter, mas trabalhar meio que nessa insegurança raramente nos ajuda a avançar nas nossas metas criativas. Tarefas como essa queima calorias intelectuais, nos dando a impressão de que estamos trabalhando. Se você realmente quer que essas medidas aumente, foque em fazer as coisas enquanto faz essas tarefas em horas específicas durante a semana.
Pare de achar que rejeição é falha
Ser rejeitado, embora seja doloroso, não é o que nos segura – é como nós reagimos a isso que frequentemente determina nosso sucesso. Pesquisas mostram que lidar com a rejeição com um “Ah é? você vai ver então!” mentalmente pode turbinar sua performance sobre aqueles que tem uma rota de aceitação mais fácil e branda.
Pare de gastar mais tempo no seu trabalho
Quando a gente acha que precisa terminar mais coisas, muitos de nós investem mais no nosso tempo e trabalham em feriados, fins-de-semana, etc. O engraçado é que nosso tempo é finito, e trabalhando tanto assim pode causar danos colaterais para nossa criatividade. Ao invés de gastar mais tempo trabalhando, devemos gastar menos. Abraçando o ritmo natural do nosso corpo de “pulsa e pausa” a gente consegue sustentar nossos níveis de energia. (AlexM.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário