A Fifa anunciou nesta quinta-feira que utilizará no Mundial de Clubes o "passaporte biológico", um sistema para detectar se os atletas consomem esteróides anabolizantes como a testosterona.
Os jogadores das sete equipes participantes, entre as quais Barcelona e Santos, serão controlados nos dias anteriores ao torneio para determinarem seus perfis biológicos.
"A FIFA realizará testes em todos os jogadores para comparar seu perfil esteroidiano com as mostras reunidas durante o Mundial de Clubes", explicou a federação internacional.
Diferentemente do controle antidopagem clássico, que busca detectar uma substância proibida na urina ou no sangue do atleta, o "passaporte biológico" pretende detectar a utilização de substâncias banidas através de seus efeitos no organismo.
Essa prática já é utilizado em esportes de resitência como o ciclismo, no qual o acompanhamento do perfil hematológico (para detectar ingestão de EPO ou de transfusões sanguíneas que aumentam resitência) já cassou oito ciclistas. O futebol estaria mais focado no perfil esteroidiano, que pretende descobrir as manipulações hormonais (hormônios de crescimento, anabolizantes). Das agências internacionais
Em Paris (França)
Em Paris (França)
Nenhum comentário:
Postar um comentário