> TABOCAS NOTICIAS : 16 DE NOVEMBRO

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

16 DE NOVEMBRO

O Dia Internacional da Tolerância foi instituído pela ONU através da resolução 51/95 da UNESCO, a ser comemorado anualmente no dia 16 de novembro.
A Declaração da ONU fez parte do evento sobre o esforço internacional do Ano das Nações Unidas para a Tolerância. Nela, os estados participantes reafirmaram a “fé nos Direitos Humanos fundamentais” e ainda na dignidade e valor da pessoa humana, além de poupar sucessivas gerações das guerras por questões culturais, para tanto devendo ser incentivada a prática da tolerância, a convivência pacífica entre os povos vizinhos.
In 1996, the General Assembly invited Member States to observe the International Day for Tolerance on 16 November, with activities directed towards both educational establishments and the wider public (resolution 51/95 of 12 December). This action came in the wake of the United Nations Year for Tolerance, 1995, proclaimed by the Assembly in 1993 (resolution 48/126). The Year had been declared on the initiative of the General Conference of UNESCO. On 16 November 1995, the UNESCO member States had adopted the Declaration of Principles on Tolerance and Follow-up Plan of Action for the Year.Fonte: Wikipédia / UNESCO

16 de Novembro – Dia Nacional dos Ostomizados

Dia instituído pela Lei número 11.506/2007. Em homenagem à fundação, em 1985, da Sociedade Brasileira dos Ostomizados, a data é celebrada no dia 16 de novembro de cada ano.
Ostomizados são pessoas que utilizam um dispositivo, geralmente uma bolsa, que permite recolher o conteúdo a ser eliminado através do estoma.
Ostomia é um procedimento cirúrgico que consiste na desconexão de algum trecho do tubo digestivo, do aparelho respiratório, urinário, ou outro qualquer, e a abertura de um orifício externo, por onde o tubo será ligado. Este orifício chama-se estoma.
Um estoma normal geralmente é vermelho ou rosa-vivo, é brilhante, é úmido e redondo (podendo apresentar um alargamento em alguns casos). Logo após a cirurgia, o estoma geralmente apresenta um inchaço, mas o seu tamanho sofrerá uma redução aos poucos. O tamanho normal é de 2 a 5 centímetros de profusão, com uma abertura pequena que se dilata durante a evacuação. O local pode ser tocado normalmente, geralmente o portador não sente nada, pois o local não possui nervos. O estoma pode sangrar ao toque, durante a troca de bolsa ou durante a limpeza da pele ao redor. Isto é natural, atenção especial é exigida caso ocorra sangramento contínuo.
A ostomia é aplicada a pacientes com dificuldades respiratórias (traqueostomia), onde a traqueia é aberta abaixo do ponto congestionado e um tubo é inserido no local para permitir a entrada livre de ar.
Em casos de câncer do intestino ou outros problemas em que o intestino e o reto precisam ser parcial ou totalmente extraído, faz-se um estoma ligando a extremidade do intestino preservado à pele. É normal, nesses casos, a aplicação de uma bolsa de colostomia para o recolhimento de fezes.
O portador de uma ostomia adquire condições especiais de vida e é considerado um deficiente físico.
Após o Ministério da Saúde garantir o atendimento e o Sistema Único de Saúde fornecer equipamentos aos ostomizados, percebe-se que é cada vez maior o compromisso público com a construção da cidadania plena destas pessoas em todos os sentidos. A Lei 11.506/2007 é um exemplo de confirmação dessa luta.Fonte: Assessoria de Imprensa do Senador Flávio Arns / Wikipédia / AORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário