O sistema educacional brasileiro atual, divide o ensino em Educação Infantil, incluída na chamada Educação Básica (creches e pré-escolas). Depois vem o Ensino Fundamental, alcançando da 1a à 8a séries. A seguir, o Ensino Médio, com três séries. Este também pode ser substituído pelo Ensino Profissionalizante. Depois vem o Ensino Superior.
Recentemente aconteceram mudanças no país com relação ao tipo de formação necessária para professores. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (a chamada LDB, Lei 9.394/96), a formação de professores para atuar na educação básica, fundamental e média deverá ser de nível superior, em curso de licenciatura de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação.
http://www.portalescolar.net/2011/08/dia-do-professor-15-de-outubro-sistema.html
Desde a Revolução Industrial, o meio ambiente tem sido profundamente modificado pelas atividades humanas. Vários fatores negativos podem ser observados, apesar da melhoria das condições de vida da população, em decorrência dessa evolução tecnológica. Dentre esses fatores, destacam-se a explosão demográfica e a concentração crescente da ocupação urbana que, consequentemente, acarretam um aumento do consumo e de utilização de insumos e matériasprimas.
Em locais em que moravam alguns grupos consumidores de escassa qualidade de água, produzindo poucos detritos, hoje vivem milhares, o que exige a manutenção de imensos mananciais e gera toneladas de resíduos por dia. Isso se reflete na degradação ambiental e, portanto, na manutenção do planeta e na própria sobrevivência do homem.Volte sempre:
http://www.portalescolar.net/2011/08/dia-do-educador-ambiental-15-de-outubro.html#ixzz1aoYQWVl2 As alunas das Escolas Normais de todo o país sempre povoaram os sonhos de todo o marmanjo que se preza, nesta terra descoberta por Cabral. Desde os tempos de Adolfo Caminha, escritor nascido em Alencária, que em 1893, escreveu o romance A Normalista.
Vestida de azul e branco
Trazendo um sorriso franco
No rostinho encantador
Minha linda normalista
Rapidamente conquista
Meu coração sem amor...
Trecho da canção Normalista de Benedito Lacerda e David Nasser, imortalizada por Nelson Gonçalves.
O romance relata as muitas tristezas e poucas alegrias de uma jovem que é entregue por seu pai ao padrinho, para criá-la. Ela é uma menina normal, que estuda, que tem uma amiga confidente, um pretenso namorado de nível muito superior ao seu e, desgraçadamente, é engravidada pelo padrinho e acaba casando-se com um alferes da polícia.
A normalista Maria do Carmo é o pretexto para Adolfo Caminha apresentar aos leitores sua visão da Fortaleza de finzinho do século XIX. O mau humor para com a cidade é transparente, e costuma ser apontado pelos críticos e biógrafos de Adolfo Caminha como uma espécie de vingança: o autor jamais teria perdoado seus conterrâneos por estes lhe terem criticado os amores adúlteros e escancarados com a mulher de um colega.Volte sempre:
http://www.portalescolar.net/2011/08/dia-da-normalista-15-de-outubro.html#ixzz1aoYvpmad
Nenhum comentário:
Postar um comentário