O violento terremoto seguido de tsunami que atingiu o Japão sexta-feira pode ter causado mais de mil mortes, segundo a agência de notícias Kyodo.
O número de vítimas aumenta de minuto em minuto. Segundo levantamentos anteriores da polícia, haveria pelo menos 337 mortos, 531 desaparecidos e 627 feridos, dez horas após o abalo violento, de magnitude 8,9, ocorrido às 14h46, hora local (02h46, hora de Brasília).
Somente em uma praia de Sendai, uma das cidades japonesas mais afetadas pelo tsunami, entre 200 e 300 corpos foram encontrados pela polícia. A polícia acredita que são corpos de residentes que morreram afogados pela onda de dez metros de altura que alcançou o local.
Nessa mesma cidade, uma grande explosão atingiu um complexo petroquímico. A explosão ocorreu numa grande usina de Shiogama, localidade próxima à metrópole de Sendai. As imagens da televisão mostravam gigantescas chamas devastando a instalação petroquímica.
A agência de meteorologia japonesa afirmou que o terremoto aconteceu a pouco mais de 100 km da costa nordeste da ilha de Honshu, e foi o mais violento a atingir o país. O USGS, por sua vez, indicou que o tremor foi o sétimo pior da história mundial.
A agência japonesa e o instituto americano, entretanto, divergem quanto à magnitude e profundidade do sismo: enquanto o USGS reportou um terremoto de magnitude 8,9 a 24,4 km de profundidade, a agência de meteorologia indicou magnitude 8,8 e cerca de 10 km de profundidade.De http://www.jb.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário