> TABOCAS NOTICIAS : FEIRA de SANTANA-BA:Movimento estudantil incendeia ônibus durante debate de 'reitoráveis'

quinta-feira, 31 de março de 2011

FEIRA de SANTANA-BA:Movimento estudantil incendeia ônibus durante debate de 'reitoráveis'

Na manifestação da tarde de terça,29,no campus da Uefs, os estudantes que protestavam contra o aumento da passagem do transporte coletivo em Feira de Santana ameaçaram virar um ônibus ou incendiá-lo.
À noite um coletivo estacionado no Módulo 7, nos fundos do campus, foi incendiado.
Seis viaturas da Polícia Militar entraram no ‘campus’ para caçar os dois encapuzados que segundo relatos de um motorista e cobrador teriam sido os autores do incêndio.
O debate entre os candidatos a Reitor que havia no Auditório Central foi suspenso depois que os estudantes protestaram contra a ‘invasão’ policial no ‘território neutro do campus’, segundo a tradição acadêmica.
O vice-Reitor Washington Moura conversou com os militares e as viaturas saíram do campus.
No twitter um dos líderes do movimento estudantil de protesto contra o aumento das passagens,  Jader  Dourado,  nega a autoria do incêndio e  até diagnostica as causas: “Deve ter sido pane elétrica ou super-aquecimento”.
 E lembra, que “no Aviário um pegou fogo no ano passado”.
Jader é militante do PT. Ainda no twitter diz que “acusar” os estudantes pelo incêndio é “desviar o foco” do problema, e brada: “vistoria já”.
No twitter o avatar de Jader  é uma foto sorridente. A outra líder do movimento em Feira, Iracema Santos, não emitiu opinião, mas Dourado deve estar falando pelos dois.
O movimento estudantil realmente não pode assumir o episódio por diversas razões de ordem cultural estratégica.
Mas o debate entre entre os candidatos a reitor e a vice-reitor, que estava  no terceiro ‘round’ e foi suspenso vai continuar até as urnas.
Já o ônibus incendiado nesta noite pode ser o nocaute de mais uma luta anual dos estudantes contra a tarifa dos transportes urbanos, que termina sempre sendo reajustada. E o movimento se encolhe para voltar no próximo reajuste.
De Jânio Rêgojaniorego@blogdafeira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário