> TABOCAS NOTICIAS : É BRASIL:Engraxate mora em árvore na av. Radial Leste/SP

quarta-feira, 30 de março de 2011

É BRASIL:Engraxate mora em árvore na av. Radial Leste/SP

Uma imponente figueira-branca com dez metros de circunferência é a casa do engraxate e catador de latinhas André Luís Rodrigues Augusto, 23. A árvore fica nas margens da avenida Radial Leste, na Bela Vista, centro de São Paulo.
Uma figueira-branca com dez metros de circunferência é a casa do engraxate e catador de latinhas André Luís Rodrigues Augusto
Augusto não lembra direito há quanto tempo vive lá em cima, a seis metros do chão. Primeiro, diz que já se passaram "três Natais". Depois, corrige: "Foram cinco". Do motivo para evitar a rua ele se recorda bem.
"Depois que picaram fogo nos mendigos da Sé, que estavam dormindo lá na praça, resolvi ficar aqui em cima. Também deram comida com chumbinho para eles. Daí eu engraxo, pego umas moedas e faço meu próprio miojo."
Augusto se refere ao assassinato de sete moradores de rua do centro de São Paulo em agosto de 2004. Outros oito ficaram gravemente feridos. Não foi um caso isolado.
Em maio de 2010, seis sem-teto foram baleados -cinco morreram- quando dormiam no Jaçanã (zona norte).
Segundo o último censo de moradores de rua feito pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), divulgado em junho de 2010, São Paulo tem 13 mil pessoas nessa situação. Leia mais em http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário