> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL:Mulheres de São Gonçalo-CE se destacam na construção civil

sábado, 5 de março de 2011

BRASIL:Mulheres de São Gonçalo-CE se destacam na construção civil


Glenda da Silva, de 9 anos, mostra, orgulhosa,
o certificado de conclusão do curso de
 construção civil da mãe Antônia Régia Nascimento
Foto: Alex Silva
Durante a cerimônia de formatura dos 70 alunos diplomados para ingressar como mão-de-obra na construção civil, ocorrida no dia 03 de março, em curso realizado pelo Centro de Ensino Tecnológico (Centec) - em parceria com a usina térmica Energia Pecém - em São Gonçalo do Amarante, um grupo em especial se destacou desde o início das aulas da segunda turma, ainda em setembro do ano passado, quando, para a surpresa da equipe pedagógica, 14 mulheres se matricularam nas aulas de construção, que dispunha de cerca de 20 vagas.
No entanto, foi o segundo ano consecutivo em que, das duas únicas turmas formadas até agora, as mulheres são maioria. Na turma de 2009, 11 dos 18 eram do sexo feminino.
Entre as mulheres que ajudaram a engrossar a participação feminina no setor, Antônia Régia Nascimento da Silva, 30, compartilhava com a filha, Glenda (9), a alegria do primeiro diploma de capacitação. Depois de ter trabalhado como promotora e corretora de vendas, Régia não se importou com o trabalho pesado e matriculou-se no curso de construção civil. "Eu estou disposta a abandonar essas duas funções, caso eu encontre um emprego de carteira assinada", afirmou.
No entanto, para conquistar o esperado emprego formal, Régia, provavelmente, deverá esperar um pouco, de acordo com a avaliação do professor do curso de construção civil, Juracy Nunes Cardoso. "É que agora, a demanda maior é para serviços com concreto, que é um trabalho mais pesado e elas tem maior dificuldade", disse.
Especialidade
Segundo ele, a especialidade delas foi no acabamento das obras, onde as alunas "tiveram muito mais capricho e se destacaram bem mais que os poucos homens do curso".
"Em termos de qualidade, elas não devem nada a nenhum homem e, em breve, quando as demandas aparecerem, com certeza, elas terão emprego", garantiu o professor. Para a coordenadora pedagógica, apesar de o curso ser promovido em parceria com a usina térmica Energia Pecém e com foco nas construções da usina termoelétrica, outros setores em expansão no município podem demandar vagas.
"Hotelaria para o ramo de turismo é um dos principais que vem dando emprego aqui", aponta Fabíola. Depois de formados, tanto as mulheres como os homens terão seus dados (carteira de trabalho e contatos de telefone) encaminhados ao Sine/IDT, do Município de São Gonçalo do Amarante, para possíveis entrevistas. Armando de Oliveira Lima – Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário