> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL:DEM QUER FICAR COM VOTOS DE "FICHAS SUJAS"

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

BRASIL:DEM QUER FICAR COM VOTOS DE "FICHAS SUJAS"

O DEM entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que votos dados a candidatos que concorreram no último pleito com registro indeferido, mesmo que seus recursos estejam pendentes de julgamento - entre eles os chamados "fichas sujas" -, não poderão ser computados para seu partido político ou coligação. A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 223), ajuizada pela sigla, pretende impugnar a interpretação dada pela Corte.
Na mesma sessão, em 15 de dezembro, os ministros do TSE decidiram que candidatos com registro indeferido até o momento da diplomação não poderiam receber seus diplomas. A medida serviu de parâmetro para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que tinham o dia 17 para diplomar os candidatos eleitos em outubro. No julgamento, o TSE se baseou em entendimento da Resolução nº 23.218, que afirma: "serão nulos, para todos os efeitos, inclusive para a legenda, os votos dados a candidatos inelegíveis ou não registrados".
Para o DEM, porém, a Corte afastou a aplicação do parágrafo quarto do artigo 175 do Código Eleitoral, que estabelece que a regra da resolução "não se aplica quando a decisão de inelegibilidade ou de cancelamento de registro for proferida após a realização da eleição a que concorreu o candidato alcançado pela sentença, caso em que os votos serão contados para o partido pelo qual tiver sido feito o seu registro".Informações de terra.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário