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terça-feira, 28 de dezembro de 2010

ITABUNA-BA:Educação tem melhor desempenho

              A Secretaria da Educação (SEC) está comemorando os resultados obtidos pela Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna em 2010 que, segundo o secretário Gustavo Joaquim Lisboa, foi o melhor nos últimos seis anos. A melhora nos índices da Educação Grapiúna tem como base os números apontados através da Provinha Brasil e a Matriz de Referência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Governo Federal, bem como o Índice da Eficiência da Escola Pública (Iepe) implantado em 2009 pela SEC.
        Lisboa observa que nos últimos seis anos a Secretaria da Educação vem implementando diversas intervenções visando à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem na Rede Municipal. O secretário cita a implantação do Sistema de Avaliação do Lapis - Laboratório de Aprendizagens – em 2007.
“De lá para cá, outras tantas metodologias de avaliação foram melhoradas, ampliadas ou criadas, a exemplo do Iepe, que busca diagnosticar o desempenho da Educação a partir de três dimensões: aluno, professor e infraestrutura da unidade escolar”, argumenta. De acordo com Gustavo, as escolas são avaliadas a partir de indicadores que vão de 0 a 1.
“Quanto mais a escola estiver próxima do índice 1 melhor a sua eficiência da escola, quanto mais perto de 0 pior será o desempenho”, elucida Lisboa. Ele adianta que os números do Iepe 2010 ainda estão sendo trabalhados, porém, o que chama à atenção dos técnicos e diretores da SEC são os resultados da aprova aplicada ao Ciclo da Infância (CIN II), para crianças de 7 a 8 anos, ao Ciclo da Pré-Adolescência (CPA II), para os alunos de 10 a 11 anos, e ao Ciclo da Adolescência (CAD III), para os estudantes de 14 anos.

Evolução dos alunos

No que diz respeito ao CIN II, os dados mostram uma evolução dos alunos no nível de leitura e escrita. Gustavo explica que são cinco os níveis considerados, sendo que quanto maior o nível, melhor é o desempenho do aluno. “Nos resultados de 2007, a concentração dos alunos nas provas era de 1 a 3. Agora em 2010, entre os 1801 alunos do campo e do setor urbano que foram avaliados, 85,6% estão entre os níveis 3, 4 e 5”, revela.
Gustavo ressalta que os dados mostram que os alunos estão caminhando dentro dos níveis de ensino de alfabetização. “A nossa expectativa é que eles continuem evoluindo até alcançarem e permanecerem no nível 5 de concentração”, pontua o titular da SEC. Ainda em relação do CIN II, os dados mostram que os alunos do campo obtiveram melhor desempenho que os do setor urbano. Dos 110 estudantes avaliados, 90% estão nos níveis 3, 4 e 5.
Em relação ao Ciclo da Pré-Adolescência II, o resultado da avaliação 2010 apresenta um percentual de 33% de melhoria em relação a 2009. Para isto foram aplicadas de forma sensitiva duas provas, sendo uma no início do ano e outra no final do ano letivo, por outros profissionais que não da sala de aula. “Este é o melhor resultado numa série histórica, desde o ano de 2007 quando iniciamos a avaliação na Rede Municipal de Ensino”, frisa.
O secretário da Educação destaca que várias unidades escolares ultrapassaram a marca de 60 pontos nas provas, a exemplo da Escola Infanto-Juvenil Brasília Baraúna de Almeida, Pedro Lemos e Roça do Povo. “Nas avaliações anteriores, apenas a Escola Raimundo Jerônimo Machado Júnior havia alcançado essa marca”. Gustavo diz ainda que a avaliação mostra que uma parte significativa das escolas que apresentaram baixo rendimento em 2009 conseguiram grande recuperação, a exemplo da Leonor Pacheco que conseguiu avançar de 20,97 para 43,81 pontos em 2010, dobrando o desempenho dos alunos em 1 ano.

Reflexos das melhorias

Segundo o secretário, o mesmo aconteceu com a Escola Maria Pinheiro, que passou de 22,98 para 46,60 pontos. Com esses resultados, a média do município saltou de 36.70 para 48.78 pontos. “Os reflexos dessas melhoras já começam se fazer sentir no CAD III, onde os resultados da prova aplicada, com base na Matriz de Referência do Saeb, mostram que houve um melhora geral de 18,7% na aprendizagem do aluno em matemática e português, alterando o ranking da classificação das cinco escolas que oferecem esse segmento de escolarização”, afirma.  
Gustavo observa que assim como ocorreu no CPA II, às escolas do Ciclo da Adolescência III que apresentavam baixo rendimento em 2009, conseguiram superar seus resultados, sendo que em alguns casos foram superiores a 50%. “Ao avaliarmos esses dados, fica claro que a mudança de atitude do professore em sala de aula e tudo o que vem sendo feito pelo governo municipal na tentativa de melhorar a aprendizagem tem surtido efeito positivo.
Dentre as ações. Lisboa destaca a formação continuada do professor, o expressivo número de profissionais que está buscando formação inicial em pedagogia e outras licenciaturas, além da alteração na forma de atuação da equipe de formação da SEC, privilegiando áreas de cunho pedagógico da rede.
Outra ação destacada pelo secretário da Educação como favorável a melhoria do desempenho da Escola Grapiúna diz respeito à divisão do Ensino Fundamental em duas partes – Fundamental I e Fundamental II. “Porém, não podemos deixar de citar os mais de R$ 2 milhões investidos nos últimos dois anos na complementação da alimentação escolar e outras tantas ações na melhoria da infraestrutura da escola, além da implantação da Escola em Tempo Integral no Imeam e do Programa Mais Educação em 24 escolas da rede, que infuleenciaram inclusive os resultados do Iepe nos próximos anos”, finaliza Gustavo Lisboa.

Texto: Erivaldo Bomfim

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