> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Prefeitura retoma obras da Estação de Tratamento de Esgoto no Daniel Gomes

.

.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

ITABUNA-BA: Prefeitura retoma obras da Estação de Tratamento de Esgoto no Daniel Gomes

A Prefeitura de Itabuna, por intermédio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), retomou as obras e serviços de saneamento básico e esgotamento sanitário no Bairro Daniel Gomes.

De acordo com o Supervisor de Engenharia da Prefeitura, o engenheiro civil Thauan Sampaio, apesar de ter havido tentativas de reiniciar as obras através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, somente agora poderão ser retomadas.

“A obra, que estava paralisada há cerca de sete anos, integra o esforço da Prefeitura de Itabuna para expandir a cobertura de saneamento na cidade, com o recurso da Caixa Econômica Federal e contrapartida do município que efetuou a reprogramação e complementação dos recursos necessários”, contou Thauan.

Com o investimento de R$ 3.430,000, 00, tendo a Caixa Econômica Federal como responsável por administrar os recursos, as obras e serviços do Daniel Gomes integram o Programa do Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social (FNHIS) – Urbanização, Regulação e Integração de Assentamento Precário – do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades.

Nesta primeira fase, a obra compreende a limpeza e a terraplanagem da área de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Ainda segundo Thauan, a expectativa é que essa etapa seja concluída neste mês para em seguida ser iniciada a construção das unidades de tratamento.

Essas etapas incluem a construção do Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente (é um sistema de tratamento biológico que decompõe a matéria orgânica na ausência de oxigênio), e pelo sistema combinado de tratamento com o Digestor Anaeróbio e a Weltlands (é um sistema que utiliza a filtração através das plantas para o tratamento do esgoto).

O supervisor relata que, posteriormente, será executada a instalação dos interceptores, que são tubulações de maior diâmetro que recebem o esgoto das tubulações coletoras presentes nas ruas de residências conectadas às redes.

Ele reforça que a implantação do sistema no Daniel Gomes é um projeto considerado estratégico por abranger parte dos bairros São Pedro e Daniel Gomes e por compor o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) que visa a universalização do tratamento de esgoto do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário