> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL:DILMA MUDA 3 MINISTROS EM MENOS DE 2 MESES

sábado, 6 de agosto de 2011

BRASIL:DILMA MUDA 3 MINISTROS EM MENOS DE 2 MESES

Em menos de 60 dias, a presidenta Dilma Rousseff efetuou sua terceira mudança no primeiro escalão de sua equipe. Além de demitir Antonio Palocci (PT-SP) da Casa Civil e Alfredo Nascimento (PR-AM) dos Transportes, Dilma pediu nesta quinta-feira ao ministro da Defesa, Nelson Jobim (PMDB-RS), que se afastasse do cargo. O ex-chanceler Celso Amorim assumirá a pasta.
A decisão de hoje foi motivada pelas declarações dadas por Jobim à revista Piauí afirmando que o governo é “atrapalhado”. Jobim também fez críticas às colegas de Esplanada a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT-SC), e a ministra-cehfe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT-PR).
No dia 7 de junho, Palocci deixou a Casa Civil sob suspeita de ter praticado tráfico de influência em favor de sua empresa de consultoria, a Projeto. Após a queda de Palocci, as denúncias foram, aos poucos, sendo arquivadas, apesar de a oposição insistir nos pedidos de investigações. Um mês depois de Palocci, caiu o ministro Alfredo Nascimento.
A crise em torno do ex-chefe da Casa Civil teve ainda como efeito colateral a substituição de mais um integrante do núcleo central do governo – o então ministro de Relações Institucionais, Luiz Sérgio. Diante da avaliação de que a articulação política teria de ser fortalecida, a presidenta optou por uma troca entre Luiz Sérgio e Ideli Salvatti – a ex-senadora assumiu a pasta de Relações Institucionais e o peemedebista foi para o seu lugar, passando a comandar o Ministério da Pesca. Informações do IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário