> TABOCAS NOTICIAS

.

.

domingo, 21 de junho de 2026

Japão goleia Tunísia no jogo de número 1.000 na história da Copa do Mundo

Flashscore Notícias / Daniel Otton
Kamada abriu o placar sem muita intenção de marcar / REUTERS/Eloisa Sanchez
O Japão venceu a Tunísia por 4 a 0, na madrugada deste domingo (21), pela 2ª rodada do Grupo E da Copa. Kamada, Ueda (2) e Ito marcaram os gols no Estádio BBVA, em Monterrey, no México. Foi a primeira vez na história que um jogador japonês marca mais de um gol em uma mesma partida de Copa.

Com o resultado, a Tunísia (nove gols sofridos em dois jogos) segue sem pontuar no Mundial, com o Japão mantendo a invencibilidade e chegando aos 4 pontos, na vice-liderança do grupo, atrás da Holanda, que tem a mesma pontuação e saldo, mas fez mais gols até aqui.

A partida foi a de número 1.000 na história das Copas e marcou a estreia do técnico Herve Renard pela Tunísia, que demitiu Sabri Lamouchi após goleada de 5 a 1 sofrida para a Suécia na rodada inaugural.

O Japão mostrou intensidade no 1° tempo para construir o resultado nos 45 minutos iniciais antes de tirar o pé na etapa final. Os asiáticos souberam acelerar o jogo quando necessário e podem aparecer no caminho do Brasil no confronto de 16 avos de final. Na próxima rodada, a Tunísia encara a Holanda, na quinta-feira (25). O Japão, no mesmo dia, pega a Suécia.

Japão acelerado
O Japão foi eficiente em sua primeira chegada, colocando pra dentro para destravar a possível retranca da Tunísia. Nakamura foi até a linha de fundo, pela esquerda, e fez cruzamento que teve desvio de Kamada, com a bola morrendo no fundo das redes africanas.

Com menos de 9 minutos, o Japão chegou por outras duas vezes, parando na defesa adversária e também no goleiro Dahmen, que ultrapassou boa parte da linha, sendo salvo pela tecnologia.

Colômbia decide eleição presidencial neste domingo (21)

Senador Iván Cepeda, candidato da esquerda, e o advogado Abelardo de La Espriella, da direita, disputam 2º turno acirrado
Karyn Souza / SBT News
Iván Cepeda e Aberlardo de La Espriella tiveram 40,9% e 43,7% dos votos válidos, respectivamente, no primeiro turno das eleições | Reprodução
A Colômbia realiza, neste domingo (21), o segundo turno da eleição presidencial. O senador Iván Cepeda, candidato da esquerda e do atual presidente Gustavo Petro, e o advogado Aberlardo de La Espriella, da direita, disputam o governo do país pelos próximos quatro anos, em um pleito acirrado.

Cerca de 41 milhões de eleitores colombianos estão aptos a votar, porém, nem todos devem indicar um candidato, já que o voto não é obrigatório no país. No primeiro turno, realizado em 31 de maio, a abstenção chegou a 42%. Nesta etapa, de La Espriella recebeu 43,7% dos votos válidos e Cepeda, 40,9%.

Aos 47 anos, o representante da direita concorre pela primeira vez a um cargo público. Com o apoio declarado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Aberlardo de La Espriella recebeu o apelido de "El Tigre" (em português, "O Tigre) e tem a pauta da segurança pública como principal bandeira.

Já Iván Cepeda, de 63 anos, ocupa uma cadeira no parlamento colombiano e é aliado do governo Petro. O senador é conhecido como um defensor dos direitos humanos e do processo de paz na Colômbia.

MEI pode receber ótima notícia em julho com aumento expressivo no salário

Foto ilustrativa: USP Imagens
Em julho de 2026, o Congresso Nacional deve debater uma proposta para aumentar o limite de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) para R$ 134 mil anuais. Este projeto, reunindo parlamentares, líderes empresariais e associações, visa reformar o Simples Nacional, sistema de tributação simplificada.

Este projeto de lei complementar busca alinhar o ambiente regulatório à realidade econômica atual. A proposta, agora em tramitação com urgência, aguardada com expectativa, poderá aumentar a geração de empregos e fortalecer pequenos negócios.

Potenciais impactos econômicos
A atualização do limite do MEI promete mais do que mudanças fiscais. Seria uma oportunidade para microempreendedores ampliarem suas operações e contratarem até dois funcionários, conforme a nova proposta. Estima-se que a medida poderia gerar até 870 mil empregos.

Essa flexibilização no número de contratações potencializaria a empregabilidade e o crescimento sustentável dos pequenos negócios. Atualmente, eles representam mais de 95% das empresas no Brasil.

Trajetória da proposta

Fungo transmitido pelo arranhão do gato doméstico está presente em animais selvagens, mostra estudo

O fungo causador da esporotricose, que normalmente é transmitido entre gatos e provoca sérias lesões na pele, foi encontrado nos órgãos internos de animais selvagens. O estudo apoiado pela Fapesp foi publicado em março na revista Mycopathologia. Fonte: Agência SP

Foram três as espécies detectadas, todas do gênero Sporothrix, incluindo uma que só existe no Brasil, Sporothrix brasiliensis. Além dela, foram encontradas S. globosa e S. schenckii, esta última predominante, encontrada em mamíferos e aves.

Os resultados sugerem que animais silvestres também podem ser reservatórios desses fungos, que causam sérias lesões em animais domésticos, mas que podem contaminar humanos, afetando a pele e podendo chegar ao sistema linfático.

“Não foi possível saber se os fungos estavam em sua forma patogênica nos animais silvestres, mas é evidente que estão circulando mais do que imaginávamos, com potencial risco para a saúde humana e animal”, explica Anderson Messias Rodrigues, professor da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp) e coordenador do estudo.

Rodrigues coordena o projeto “Epidemiologia molecular e perspectivas genômicas na evolução e propagação de patógenos fúngicos emergentes”, financiado pela Fapesp.

“Não pudemos realizar a histopatologia para confirmar a infecção, o que pode ser feito em futuros estudos. No entanto, conseguimos detectar o DNA do fungo nos tecidos internos, como fígado e coração, o que é um indício de que ele está circulando no organismo. Além disso, só foram avaliados órgãos anatomicamente íntegros e não expostos ao ambiente, o que poderia ser uma fonte de contaminação”, conta Steffanie Skau Amadei, primeira autora do estudo, que realiza doutorado na Universidade McGill, no Canadá.

As análises foram realizadas durante estágio de Amadei no Laboratório de Patógenos Fúngicos Emergentes, coordenado por Rodrigues na EPM-Unifesp. A detecção direta e precisa do material genético foi viabilizada por um ensaio molecular desenvolvido e validado anteriormente pelo grupo, também com apoio da Fapesp, que permite diagnosticar e diferenciar rapidamente as principais espécies emergentes de Sporothrix.

Gerdau recebe multa máxima por contaminação na praia de São Tomé de Paripe

Multa aplicada pelo Inema aponta responsabilidade da Gerdau por contaminação em São Tomé de Paripe
Foto: Reprodução/Expedia
O Instituto do Meio Ambienta da Bahia (Inema) aplicou à Gerdau Aços Longos uma multa de 50 milhões reais por causa da contaminação na praia de São Tomé de Paripe. Esse montante corresponde ao valor máximo das multas determinadas pelo Inema para este tipo de caso.

Há quase três meses apareceram pontos de contaminação das cores azul e amarelo na orla de São Tomé de Paripe, o que provocou o fechamento de parte da praia para banhistas e vem causando graves prejuízos para pescadores, barraqueiros, marisqueiras e para a população do subúrbio.

Inicialmente as críticas da população se direcionaram à empresa Terminal Itapuã, que opera no local com o transporte de fertilizantes. Mas os estudos e laudos realizados apontam que a contaminação poderia ter outro causadores, já que as manchas coloridas remetiam ao cobre que era operado até o início de 2022 pela Gerdau, que ainda é a proprietária do terminal.

Os laudos realizados em peixes e crustáceos que morreram no local mostraram a contaminação por cobre, comprovando a tese de contaminação pretérita, já que o Terminal Itapuã teve suspenso o desembarque de fertilizantes desde março deste ano. Por: Metro1

Alemão Manuel Neuer quebra recorde e se torna o goleiro com mais jogos em Copas do Mundo

Aos 40 anos, alemão alcança 21 partidas em Mundiais e supera o francês Hugo Lloris em marca histórica
Foto: Reprodução/Fifa
O goleiro Manuel Neuer entrou para a história das Copas do Mundo neste sábado (20) ao se tornar o jogador na posição com mais partidas disputadas no torneio. O recorde foi alcançado durante o confronto da Alemanha contra a Costa do Marfim, pela segunda rodada da fase de grupos. Por: Metro1 

Com a partida, Neuer chegou a 21 jogos em Mundiais, ultrapassando o francês Hugo Lloris, campeão do mundo com a França em 2018. O alemão disputa sua quinta Copa do Mundo e amplia uma trajetória marcada por feitos históricos com a seleção.

A estreia do goleiro em Copas aconteceu em 2010. Desde então, ele participou das edições de 2014, 2018, 2022 e 2026, sendo um dos protagonistas da campanha do título mundial conquistado pela Alemanha no Brasil.

O retorno de Neuer ao time nacional também chamou atenção. Após anunciar aposentadoria da seleção em 2024, o goleiro voltou a ser convocado pelo técnico Julian Nagelsmann depois de uma sequência de boas atuações pelo Bayern de Munique.

Aos 40 anos, o camisa 1 também figura entre os jogadores com mais partidas na história das Copas do Mundo. Apesar das eliminações precoces da Alemanha nas duas edições anteriores, o veterano segue acumulando marcas importantes na principal competição do futebol mundial.

sábado, 20 de junho de 2026

Estudo aponta que 85% dos brasileiros vão participar de festas juninas

Pesquisa do Instituto Locomotiva sobre os festejos juninos apontou que 85% dos brasileiros maiores de 18 anos pretendem participar das comemorações de São João neste ano. O número é superior aos 81% de adultos interessados em ir a uma festa junina em 2025, mas próximo da margem de erro do levantamento, que é de 3%.  Fonte: Agência Brasil

O estudo seguiu os parâmetros da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) e foi realizado entre 29 de abril e 6 de maio.

A pesquisa também investigou qual é o tipo de festa preferido do público. As festas juninas de rua e gratuitas lideram e foram mencionadas por 44% dos brasileiros. Os arraiais na casa de amigos ou familiares serão o destino de 39% dos entrevistados, enquanto as festas em igrejas ou quermesses são destino para 37%. Os entrevistados poderiam mencionar mais de um tipo de evento que pretendem participar.

“Festa junina é uma das expressões mais bonitas de como o Brasil transforma cultura em encontro. A pesquisa mostra que essa celebração atravessa o país de jeitos diferentes, muda conforme a região, o território e a forma de viver de cada comunidade, mas preserva uma força comum: reunir pessoas em torno da tradição, da comida, da música e do pertencimento”, comentou Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.

Entre as regiões, a população do Nordeste aparece como a mais apaixonada pelo São João que acontece em eventos públicos. Cerca de 51% dos entrevistados pretendem ir a festas juninas de rua e gratuitas, o maior índice entre as regiões. No Sudeste, esse percentual chega a 44%, enquanto no Norte é de 43%. Já no Sul, a principal intenção é participar de festas na casa de amigos ou familiares, mencionada por 43%. No Centro-Oeste, as festas em igrejas ou quermesses aparecem como principal atividade, com 42%.

Brasil deve adotar gasolina com 32% de etanol a partir da próxima quarta, afirma Alckmin

Governo prevê redução no preço do combustível, menor dependência de importações e estímulo à produção nacional de biocombustíveis
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
A mistura obrigatória de etanol na gasolina deve passar de 30% para 32% a partir da próxima quarta-feira (24). O anúncio foi feito pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que informou que a medida será submetida à aprovação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Segundo o governo federal, a mudança vai ajudar a reduzir o preço da gasolina para o consumidor, além de diminuir a emissão de poluentes e fortalecer a cadeia produtiva de biocombustíveis no país.

A expectativa é que o aumento da participação do etanol elimine a necessidade de importar cerca de 500 milhões de litros de gasolina por mês, tornando o Brasil autossuficiente no abastecimento do combustível.

A medida integra a política de incentivo aos combustíveis renováveis prevista na Lei do Combustível do Futuro. Em 2025, o percentual de etanol na gasolina já havia sido elevado de 27,5% para 30%.

O governo também destaca o avanço da produção de etanol de milho, especialmente no Centro-Oeste. Mato Grosso lidera o setor e responde por cerca de 70% da oferta nacional desse combustível, considerado estratégico para a expansão da nova mistura.

Curaçao conta com atuação do goleiro Room para anular Equador e somar 1° ponto na Copa

Flashscore Notícias / Daniel Ottoni
Room teve um total de 15 defesas na partida - REUTERS/Kai Pfaffenbach
Equador e Curaçao ficaram no empate sem gols, neste sábado (20), pela 2ª rodada do Grupo E da Copa do Mundo. A partida foi disputada no Arrowhead Stadium, em Kansas City (EUA), tendo o goleiro Eloy Room, de Curaçao, como grande destaque.

Com o resultado, o Equador segue sem vencer na Copa, não tirando proveito do favoritismo. Curaçao teve saldo positivo com o resultado, somando seu primeiro ponto na história dos Mundiais.

Os dois times chegam à última rodada com chances de se classificar. Ambos somam um ponto, com a lanterna sendo de Curacao pelo saldo de gols. A Alemanha lidera a chave com seis pontos, com a Costa do Marfim ocupando a vice-liderança com três.

Depois da derrota na estreia, Equador foi ao campo com uma nova formação, encontrando dificuldades no começo do confronto, com sua defesa se mostrando mais exposta do que deveria. Por sorte, o time sul-americano teve pela frente um adversário limitado que, apesar disso, mostrou coragem para não ficar somente no campo de defesa.

Curaçao contou com boa atuação do goleiro Eloy Room (autor de 15 defesas e maior nota do jogo - 9,4 - pelo critério Flashscore) para testar a paciência do Equador, que teve mais volume e também precisou contar com intervenções do arqueiro Galíndez para não ser derrotado. A falta de precisão equatoriana foi um ponto determinante para o resultado final.

Na próxima rodada, a última da fase de classificação, o Equador enfrenta a líder e já classificada Alemanha, na quinta-feira (25), com Curaçao encarando a Costa do Marfim no mesmo dia.

Valencia e seus gols perdidos
A primeira grande chance do jogo veio com o Equador. Valencia, ex-Internacional, perdeu oportunidade clara de frente para o goleiro, com Room fazendo grande defesa.

Curaçao conseguiu assustar, por mais de uma vez, roubando a bola e usando a velocidade para se lançar ao ataque, aproveitando a linha alta de sua defesa. Mas faltou pontaria ao time da América Central, que fechou o 1° tempo sem acertar o alvo adversário, com o Equador tendo seis chutes a gol.

Goleiros trabalhando

Mega-Sena: Aposta do RJ leva sozinha prêmio de R$ 39 milhões

Vencedor do concurso deste sábado (20) é de Nova Iguaçu; quina teve 65 apostas ganhadoras, que vão receber mais de R$ 30 mil cada
Bilhetes da mega-sena | Foto: redes sociais
Uma aposta simples de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, acertou as seis dezenas sorteadas neste sábado (20), no concurso 3.021 da Mega-Sena, e levou sozinha o prêmio de R$ 39.427.096,38.

Os números sorteados foram: 16 - 19 - 22 - 24 - 46 - 58

A quina teve 65 apostas ganhadoras, que vão levar R$ 30.910,50. Outros 3.942 apostadores acertaram quatro números e, cada um, receberá o prêmio de R$ 840,14.

O próximo sorteio da Mega-Sena acontece na terça-feira (23), com prêmio estimado de R$ 3,5 milhões. As apostas podem ser feitas nas casas lotéricas ou pela internet. O volante com seis dezenas marcadas custa R$ 6, enquanto o bilhete com sete números assinalados sai por R$ 42.

Segundo dados da Caixa, a probabilidade de ganhar o prêmio máximo com uma aposta de seis dezenas é de uma em mais de 50 milhões.

Já com uma aposta com 20 dezenas, maior número permitido, as chances sobem para uma a cada pouco mais de 1,2 mil. A jogada, no entanto, custa mais de R$ 232 mil.  SBT News

Falso alerta da Defesa Civil atingiu cerca de 30 milhões em 8 estados

PF investiga de onde partiram as mensagens
Alex Rodrigues e Fabíola Sinimbú - Repórteres da Agência Brasil
© Print Marcelo Brandão
Usuários de telefonia móvel de ao menos sete estados, mais o Distrito Federal, receberam as falsas mensagens disparadas após a invasão do sistema nacional de notificações de desastres da Defesa Civil, entre a noite desta sexta-feira (19) e madrugada deste sábado (20). De acordo com o ministério, os disparos foram feitos entre 23h41 e 1h23.

Conforme a Agência Brasil apurou, uma análise preliminar aponta que os diferentes alertas chegaram a moradores de:
Belo Horizonte (MG),
Brasília (DF),
Campo Grande (MS),
Curitiba (PR),
Rio Branco (AC),
Rio de Janeiro (RJ),
Salvador (BA) e
São Paulo (SP).

Somadas, essas cidades reúnem cerca de 30 milhões de pessoas. Além das capitais, também foram enviados alertas para outros municípios menores nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.

Em entrevista coletiva na manhã deste sábado, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Wolnei Wolff, esclareceu que, durante a invasão ao sistema Defesa Civil Alerta, foram emitidas dez diferentes notificações.

“Foram nove mensagens emitidas pelo Cell Broadcast [sistema implantado em 2025] e uma pelo sistema SMS [sistema utilizado desde 2014 e substituído no ano passado]”, afirmou Wolff.

Mulher morre após viver com o cadáver da mãe por um ano

Os corpos de mãe e filha foram encontrados em estado de decomposição. Idosa morreu em 2024 e filha viveu um ano ao lado do cadáver
Reprodução
Uma mulher, de 62 anos, identificada como Ângela Pinho, teria convivido por mais de um ano com o corpo da mãe dentro de casa antes de morrer na cidade da Trofa, no norte de Portugal. Via Metrópoles

Os corpos de Adelaide Sousa, de 87 anos, e da filha foram encontrados em avançado estado de decomposição pela Polícia Judiciária do Porto na manhã dessa quinta-feira (18/6).

Segundo informações divulgadas pela imprensa portuguesa, Adelaide teria morrido entre o fim de 2024 e o início de 2025, após sofrer uma queda no hall da residência. O corpo permaneceu no local desde então e, com o passar do tempo, foi reduzido a um esqueleto.

As investigações apontam que Ângela, que enfrentava problemas de saúde mental e mantinha uma relação difícil com a mãe, continuou vivendo na casa sem comunicar a morte às autoridades ou buscar ajuda.

Vizinhos relataram ao jornal português de Trofa que ela deixou de ser vista no fim de 2025, período em que os investigadores acreditam que tenha morrido.

O corpo da mulher foi localizado sobre a cama de um dos quartos, a poucos metros do local onde estava o cadáver da mãe. De acordo com a polícia, não há indícios de crime, e a principal hipótese é de suicídio.

Advogado é morto a tiros enquanto assistia ao jogo do Brasil em loja de conveniência no Maranhão

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O advogado e pecuarista Márcio Dominice Abreu Soares foi morto a tiros na noite da última sexta-feira (19), no município de Santa Luzia do Paruá, no Maranhão, em una loja de conveniência durante o jogo do Brasil contra o Haiti. Via BN

De acordo com testemunhas, Márcio assistia ao jogo quando foi surpreendido por homens armados e encapuzados que chegaram ao local em uma motocicleta e efetuaram diversos disparos.

O advogado foi atingida por vários tiros, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em São Luís, onde passará por perícia médica.

Após o crime, os suspeitos fugiram e, até o momento, não foram localizados. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil.

A SSP reafirmou ainda que todas as medidas necessárias estão sendo adotadas para o esclarecimento do crime e que, para não comprometer as investigações, outras informações serão divulgadas no momento oportuno.

Por meio de nota, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA), Kaio Saraiva, manifestou solidariedade aos familiares e amigos de Márcio Dominice. Na mensagem, afirmou que a advocacia maranhense não aceitará ataques nem impunidade.

BA: Justiça suspende pagamentos de cachês com indícios de superfaturamento em São João de Itaberaba

Município previa gastar R$ 3,9 milhões com cinco atrações; decisão determina adequação dos cachês aos limites estabelecidos para 2026
Foto: Canva Imagens
A Prefeitura de Itaberaba foi obrigada a suspender pagamentos de contratos com indícios de superfaturamento relacionados ao “Arraiá de ITA”, tradicional festa de São João do município. A medida foi determinada pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia após representação apresentada pelo Ministério Público da Bahia. Por: Metro1 

Segundo a decisão cautelar, a gestão municipal previa gastar cerca de R$ 3,92 milhões com apenas cinco atrações, em contratos que teriam recebido reajustes superiores aos limites estabelecidos para 2026.

Entre os cachês questionados estão os de Nattanzinho Lima, contratado por R$ 850 mil, Rey Vaqueiro, por R$ 500 mil, Eric Land, por R$ 280 mil, Vitor Fernandes, por R$ 300 mil, e Xinela de Couro, por R$ 90 mil.

O órgão de controle destacou que a Nota Técnica Conjunta de 2026 estabelece que os valores dos contratos juninos devem respeitar a média dos preços praticados no ano anterior, corrigida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 4,39%.

A decisão também levou em consideração a situação financeira do município. Conforme apontado no processo, Itaberaba acumula uma dívida superior a R$ 27 milhões com a Receita Federal e encerrou o primeiro quadrimestre deste ano com mais de R$ 6,7 milhões em despesas liquidadas e ainda não pagas.

Com a liminar, a prefeitura deverá adequar os pagamentos aos limites permitidos. O prefeito João Filho e as produtoras responsáveis pelos artistas foram notificados e terão prazo de 20 dias para apresentar defesa.

Baiano da Série B: Feira FC empata com o Redenção e garante classificação para a próxima fase

Alviverde segura o 0 a 0 em confronto direto na Superbet Arena e confirma presença na sequência do Campeonato Baiano da Série B
Sidnei Campos / jornalfolhadoestado
Foto: Ascom/FFC
Jogando na tarde deste sábado (20), na Superbet Arena, pela penúltima rodada do Campeonato Baiano da Série B, o Feira Futebol Clube confirmou sua classificação para a próxima fase da competição ao empatar sem gols com o Redenção.

Em um confronto direto pela vaga, o resultado foi suficiente para o alviverde avançar. Já o Redenção, que entrou em campo precisando vencer para seguir com chances de classificação, acabou eliminado e deu adeus à Série B de 2026.

A partida foi marcada pelo equilíbrio e pela disputa intensa no meio-campo, com as duas equipes conscientes da importância do resultado. O Feira FC administrou o cenário necessário para assegurar a vaga e saiu de campo com o objetivo alcançado.

Agora, o técnico Edson Fabiano terá duas semanas para recuperar atletas e fazer ajustes no elenco antes do encerramento da primeira fase.

O próximo compromisso do Feira Futebol Clube será no dia 5 de julho, às 15h, no Estádio José Rocha, em Jacobina, diante da equipe da casa, pela última rodada da fase classificatória.

Engavetamento de 13 veículos deixa 1 morto e 7 feridos em MG

Acidente aconteceu na manhã deste sábado (20) na BR-262, em Betim, na Grande Belo Horizonte e interditou parte da rodovia
SBT News, com informações do Estado de Minas
Colisões em série teriam sido provocadas pela baixa visibilidade dos motoristas, devido à intensa neblina que cobria a pista | Imagem: CBMMG
Um engavetamento deixou ao menos um morto e sete feridos na manhã deste sábado (20), na BR-262, em Betim, na Grande Belo Horizonte, Minas Gerais. Parte da rodovia foi interditada.

O acidente envolveu treze veículos, sendo oito carros, três caminhões e duas motocicletas. As colisões em série teriam sido provocadas pela baixa visibilidade horizontal dos motoristas, devido à intensa neblina que cobria a pista, o que inviabilizou reações rápidas dos condutores.

Imagens registradas no local mostram carros de passeio prensados entre as carretas e sob as estruturas de ônibus de viagem.

Engavetamento envolveu 13 veículos, sendo 8 carros, 3 caminhões e 2 motocicletas | Imagem: CBMMG
Os primeiros socorros às vítimas foram prestados por motoristas que passavam pelo local e por moradores das comunidades vizinhas. Utilizando ferramentas improvisadas, um grupo de populares conseguiu libertar cinco das vítimas que estavam presas às ferragens dos automóveis antes da chegada das equipes de emergência.

Ao todo, foram mobilizadas cinco equipes de salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) para atender à ocorrência. Segundo o CBMMG, bombeiros e equipes de saúde realizaram manobras de reanimação na vítima que se encontrava em parada cardiorrespiratória, mas o óbito foi constatado ainda na rodovia.

Os sete feridos foram conduzidos ao Hospital Regional de Betim por meios próprios e com auxílio de veículos de suporte da região.

Imagens mostram carros de passeio prensados entre as carretas e sob as estruturas de ônibus de viagem | Imagem: CBMMG
A pista que em direção a Belo Horizonte foi interditada pelas equipes de segurança para permitir o livre trânsito das ambulâncias e o trabalho pericial da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), enquanto o sentido a Bom Despacho opera com restrições por apenas uma das faixas.

Mais três suspeitos são presos por ocultação de provas em caso de jovem morta em salto de rope jump

Investigação aponta que integrantes da equipe teriam apagado conteúdos digitais e escondido equipamento que registrava o salto
Foto: Reprodução/Redes Sociais
A Polícia Civil prendeu neste sábado (20) mais três pessoas investigadas pela morte de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, durante um salto de rope jump em Limeira, no interior de São Paulo. Os suspeitos são dois homens e uma mulher que integravam a equipe responsável pela atividade. Por: Metro1 

Segundo as investigações, eles são suspeitos de ocultar provas que poderiam ajudar a esclarecer o caso. A polícia aponta indícios de que conteúdos digitais relevantes foram apagados após o acidente e que a câmera utilizada pela jovem para gravar o salto desapareceu.

Os mandados foram cumpridos nas cidades de Limeira e Indaiatuba, em São Paulo, e também no Rio de Janeiro. Além das prisões temporárias, a Justiça autorizou buscas e apreensões de celulares, equipamentos eletrônicos e outros materiais ligados à investigação.

A câmera 360 graus usada por Maria Eduarda continua desaparecida e é considerada uma peça importante para reconstruir os momentos que antecederam a tragédia. Os investigadores acreditam que as imagens podem ajudar a esclarecer a dinâmica do acidente.

Alemanha vira sobre Costa do Marfim com gol no fim e se garante no mata-mata da Copa

Deniz Undav fez os dois gols da virada alemã 
* Kevin Sousa/Imagn Images via Reuters
A Alemanha venceu a Costa do Marfim por 2 a 1 neste sábado (20), em Toronto, pela 2ª rodada do Grupo E da Copa do Mundo. Um dos encontros mais aguardados da fase de grupos entregou equilíbrio e muita emoção. Os marfinenses mostraram que estão fortes neste Mundial e saíram na frente com Franck Kessié. Mas, na etapa final, os alemães viraram com dois gols de Deniz Undav, um deles nos acréscimos.  Flashscore Notícias / Mateus Figueiredo

A Alemanha garantiu a vitória no final, manteve a liderança do Grupo E e estará no mata-mata da Copa pela 1ª vez depois de 12 anos. A virada mantém viva a chance dos alemães quebrarem um tabu de 20 anos e fecharem a fase de grupos com 100% de aproveitamento. As únicas vezes que os tetracampeões do mundo conseguiram o feito foram em 1970 e 2006.

Os comandados de Julian Nagelsmann agora dependem só de si para garantir o 1º lugar da chave, mesmo que já estejam com o posto bem encaminhado. Um empate contra o Equador garantirá a Alemanha como vencedora do Grupo E.

A Costa do Marfim sofreu uma dura virada e ainda não garantiu o seu avanço ao mata-mata da Copa do Mundo pela 1ª vez na história, mas está muito perto disso. Uma vitória contra Curaçao na última rodada será suficiente. Os Elefantes participaram de três Mundiais seguidos - 2006, 2010 e 2014 - e não conseguiram ir às oitavas, apesar de terem vencido um jogo em cada edição.

Próximos jogos
Os dois times voltam a atuar na quinta-feira (25), às 17h (horário de Brasília), pela 3ª e última rodada do Grupo E da Copa do Mundo. A Costa do Marfim duela com Curaçao na Filadélfia; a Alemanha enfrenta o Equador em Nova York.

Ormuz está fechado de novo, diz Guarda Revolucionária do Irã

País alertou os navios para que não se aproximassem da via navegável, um canal vital para o abastecimento global de petróleo e gás
Reuters
Embarcações no Estreito de Ormuz visto de Musandam, em Omã, 19 de junho de 2026 | Reuters/Stringer
O vice-presidente dos EUA, JD Vance, afirmou neste sábado (20) que esperava viajar em breve para a Suíça para conversações com o Irã, mesmo com a Guarda Revolucionária Islâmica de Teerã tendo declarado o Estreito de Ormuz fechado, alegando violações do acordo de trégua por parte dos EUA e de Israel. (Reportagem das agências da Reuters; Redação de William Maclean; Edição de Kevin Liffey / sbt)

A medida tomada pela Guarda, de linha dura, pareceu elevar as tensões antes das negociações, já que ambos os lados buscam avançar no acordo provisório assinado na quarta-feira (17) pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e pelo presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, para pôr fim à guerra que já dura quase quatro meses.

O Irã alertou os navios para que não se aproximassem da via navegável, um canal vital para o abastecimento global de petróleo e gás, citando o que chamou de "crimes" israelenses no Líbano e uma violação dos compromissos dos EUA de estabelecer um cessar-fogo. A Guarda afirmou que a segurança das embarcações estaria em risco caso se aproximassem do estreito.

Preparações para as negociações
Um pouco antes, a Fox News transmitiu uma entrevista com Vance na qual ele disse estar confiante de que o cessar-fogo acordado no pacto de 14 pontos entre Washington e Teerã se manteria, e que não havia visto nenhuma evidência de que o estreito estivesse fechado.

"Espero partir nos próximos dois dias, mas, como você sabe, é sempre uma dança delicada de coordenação e protocolos diplomáticos", disse Vance.

Raphinha tem lesão muscular confirmada; atacante segue no grupo da Copa

Raphinha deixa o gramado na partida contra o Haiti após lesão 
Hannah Peters - FIFA/FIFA via Getty Images
Cadu Fonseca, Matheus Henrique, Murilo Borges e Pedro Ivo Almeida, da Filadélfia (EUA)
A Confederação Brasileira de Futebol atualizou neste sábado (20) a situção do atacante Raphinha. O atacante realizou exames em Nova Jersey, que constataram uma lesão na coxa direita.

A CBF confirmou o diagnóstico horas após a realização do exame de imagem, já na sede escolhida pelo Brasil para a Copa do Mundo. Ainda assim, o jogador seguirá integrado à delegação da Seleção Brasileira nos Estados Unidos para se recuperar. Via espn

"O atleta Raphinha passou, neste sábado, por exame de imagem que confirmou lesão muscular na região posterior da coxa direita. O jogador seguirá um protocolo de tratamento intensivo, acompanhado pela equipe médica da Seleção Brasileira, visando sua recuperação e retorno às atividades no menor tempo possível", disse a CBF, em comunicado.

O camisa 11 saiu machucado ainda no primeiro tempo da vitória por 3 a 0 sobre o Haiti, na sexta (19), na Filadélfia. Consolado pelos companheiros, iniciou tratamento no banco, mas seu semblante já demonstrava o temor por algo mais sério.

Após a partida, a CBF comunicou que Raphinha sentiu dores no músculo posterior da coxa direita. A lesão foi confirmada no exame horas depois.

Haiti e Turquia são as primeiras seleções eliminadas da Copa do Mundo

Com duas derrotas em dois jogos, equipes já não têm mais chances de avançar
Reprodução / Instagram
A Copa do Mundo de 2026 começou a definir os primeiros eliminados. Após o encerramento da segunda rodada dos grupos A, B, C e D, Haiti e Turquia se tornaram as duas primeiras seleções sem chances matemáticas de classificação para a próxima fase do torneio.

Esta edição do Mundial, disputada nos Estados Unidos, Canadá e México, reúne 48 seleções. Avançam ao mata-mata os dois primeiros colocados de cada um dos 12 grupos, além dos oito melhores terceiros colocados, totalizando 32 equipes.

Haiti dá adeus após derrota para o Brasil
Uma das seleções de menor posição no ranking da Fifa, o Haiti perdeu seus dois primeiros compromissos e teve a eliminação confirmada. Na estreia, os haitianos foram derrotados pela Escócia por 1 a 0. Na segunda rodada, sofreram nova derrota, desta vez para o Brasil, por 3 a 0.

A vitória brasileira foi construída com dois gols de Matheus Cunha e um de Vinícius Júnior. Mesmo que vença Marrocos na última rodada, a equipe caribenha não conseguirá alcançar a zona de classificação por causa dos critérios de desempate.

Apesar da eliminação, o técnico Sébastien Migné destacou a entrega dos jogadores e afirmou que o Haiti mostrou que merece estar entre as seleções presentes em uma Copa do Mundo.

Turquia decepciona e cai ainda na fase de grupos
Apontada como uma das forças do Grupo D, a Turquia chegou ao Mundial cercada de expectativas por contar com jogadores como Arda Güler, Hakan Çalhanoğlu e Kenan Yıldız. No entanto, a seleção europeia perdeu seus dois primeiros jogos e ficou sem chances de classificação.

Pela primeira vez, homem com HIV recebe pulmão de doador também HIV positivo

Procedimento inédito realizado nos EUA amplia as possibilidades de transplante para pacientes HIV positivos e pode ajudar a reduzir a escassez de órgãos disponíveis
Um homem de 56 anos que vive com HIV (vírus da imunodeficiência humana) tornou-se a primeira pessoa do mundo a receber um transplante de pulmão retirado de um doador também HIV positivo. A cirurgia, considerada um marco na medicina de transplantes, foi feita em 21 de março por especialistas do centro médico NYU Langone Health, nos Estados Unidos, e pode abrir novas perspectivas para pacientes com HIV que necessitam de transplantes de órgãos em estágio avançado de doença. O anúncio do transplante aconteceu nesta sexta-feira (19).

O receptor foi Bertrand Nelson, morador de Nova Jersey que convive com o diagnóstico de HIV há mais de duas décadas. Ele recebeu simultaneamente dois pulmões (um deles do doador soropositivo) e um fígado de um doador falecido que também tinha o vírus. O procedimento foi bem-sucedido, e Nelson já retornou para casa após passar cerca de dois meses internado para recuperação.

Especialistas avaliam que a conquista pode ampliar significativamente o número de órgãos disponíveis para transplante. Até então, pessoas vivendo com HIV podiam receber órgãos de doadores sem o vírus, mas nunca havia sido realizado um transplante pulmonar entre dois indivíduos soropositivos. Em um cenário de escassez global de órgãos, a novidade representa uma potencial nova fonte de doações para pacientes que aguardam na fila para transplantes.

Avanço reflete mudanças no tratamento do HIV
Para especialistas, o caso representa décadas de avanços no tratamento da infecção pelo HIV. Graças aos medicamentos antirretrovirais, muitas pessoas conseguem manter a carga viral em níveis indetectáveis — ou seja, tão baixos que não são detectados pelos exames convencionais — e levam uma vida longa e saudável.

“É um marco por vários motivos”, afirma Sapna Mehta, diretora clínica do Instituto de Transplantes da NYU Langone e uma das responsáveis pelo protocolo que possibilitou o procedimento, em entrevista à revista Scientific American. “É uma verdadeira prova do quanto avançamos no tratamento de pacientes com HIV. Eles estão vivendo vidas longas e podem ser doadores de órgãos.” Mais no agenciaaids

Município não tem urgência para fornecer água a lote clandestino

TJ-AL suspendeu decisão que determinou prazo de 30 dias para município apresentar plano de fornecimento de água
Freepik
Um município não pode negar o fornecimento de água para áreas de um loteamento irregular. Contudo, o ente público não tem a obrigação de atender o pedido de modo imediato. Via Conjur

Com esse entendimento, o Tribunal de Justiça de Alagoas acatou um recurso do município de Coruripe (AL) para suspender uma decisão que determinou o prazo de 30 dias para o ente público apresentar um plano de fornecimento de água para um imóvel localizado em um loteamento ilegal.

Em primeira instância, o juízo da 1ª Vara de Coruripe (AL) aceitou o pedido de um morador que cobrou o abastecimento, determinando a elaboração de um cronograma de obras em 30 dias e a conclusão do serviço em um prazo de até seis meses.

O município argumentou que a sentença partiu de uma visão parcial e incompleta da realidade e afirmou não ser responsável pela obra, já que o morador omitiu que o loteamento é clandestino e não tem aprovação, licença ou registro nos órgãos municipais.

A parte agravante ainda recusou o serviço por atuar conforme a legislação no que diz respeito às normas de parcelamento do solo, com base na Lei Federal 6.766/79 — a divisão de terras para loteamento exige infraestrutura básica de responsabilidade do loteador e aprovação da prefeitura.

O ente público invocou ainda o Plano Diretor do Município de Coruripe (Lei Municipal 1.276/2014) e o Código de Obras e Edificações (Lei Municipal 1.300/2014), que estabelecem as regras para o desenvolvimento urbano, exigindo licença para qualquer edificação — e reforçou que uma construção em um loteamento clandestino jamais obteria aval, sendo, para todos os efeitos, uma obra irregular.

Bem essencial
O relator, desembargador Fábio Ferrario, sustentou que a clandestinidade de um lote configura crime contra a Administração Pública, sendo nulos os negócios jurídicos que resultam dele, nos termos do art. 166, inciso II, do Código Civil.

Endrick é o nome mais buscado no Google e bate 20 milhões de seguidores no Instagram

Rinaldo de Oliveira / SNB
Depois da vitória da Seleção contra o Haiti, na estreia da Copa, o nome de Endrick foi mais buscado no Google: bateu 20 milhões de seguidores. - Fotos: Fifa/Getty Images

Ele entrou no final do segundo tempo, marcou um gol que estava impedido, mas comemorou mesmo assim: Endrick, o nome mais buscado na pesquisa do Google após a vitória do Brasil 3×0 Haiti, agradeceu nas redes sociais:

“Obrigado Deus por esse momento, obrigado nação por transformar esse momento cada vez mais especial, ficará marcado na minha história. Seguimos juntos com o apoio de vocês, amo vocês!”, escreveu o craque de 19 anos no perfil dele no Instagram.

O atacante brasileiro se consolidou como um dos principais fenômenos de buscas, superou Neymar e Vini Jr e também liderou o engajamento e a menção de seguidores nas redes sociais. Em apenas 24 horas durante o torneio, o atleta ganhou mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Ele tem agora 20,7 milhões de seguidores no Instagram.

Estreia emocionante na Copa
Endrick entrou em campo aos 18 minutos do segundo tempo, perto das 23 horas pelo horário de brasilia, e foi ovacionado pela torcida presente no estádio no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, Estados Unidos.

O menino, que passou fome em Brasília quando era pequeno, viu o tamanho do carinho da torcida por ele justamente no dia da estreia dele em uma Copa do Mundo.

Ele foi aplaudido e podia ouvir o nome “Endrick” gritado por milhares de pessoas. Foi emocionante.

Promessa ao pai na infância
Endrick nasceu na cidade de Taguatinga, a 20 km de Brasília, e viveu parte da infância humilde no município de Valparaíso de Goiás, localizado no Entorno do DF.

Ele começou a jogar futebol aos 4 anos de idade no Distrito Federal e foi contratado pelo Palmeiras quando tinha apenas 11 anos de idade. Tudo graças a vídeos de gols do menino que viralizarem na internet. Na época, ele prometeu ao pai que seria jogador profissional para tirar a família das dificuldades financeiras. E conseguiu. Mais no sonoticiaboa

Holanda atropela Suécia com dois de Gakpo

Partida foi válida pelo Grupo F
Vinícius Daniel•galaticosonline
Foto: @onsoranje
A Holanda não tomou conhecimento da Suécia e atropelou ao vencer por 5 a 1. A partida válida pela 2ª rodada do Grupo F aconteceu neste sábado (20), no Estádio de Houston, nos Estados Unidos.

Brobbey marcou duas vezes, Gakpo fez mais dois, e Summerville fechou o placar. Elanga foi quem diminuiu para os suecos.

A Holanda fecha sua participação na fase de grupos diante da Tunísia na próxima quinta-feira, às 20h (horário de Brasília), em Kansas. No mesmo dia e horário, a Suécia enfrenta o Japão, em Dallas, pela última rodada do Grupo F.

Atualmente, os japoneses ocupam a quarta colocação, com um ponto conquistado, enquanto os tunisianos aparecem na lanterna, ainda sem pontuar. Antes da rodada decisiva, as duas seleções se enfrentam neste domingo, à 1h, em confronto que pode ser determinante para as pretensões de ambas na competição.

PF vai investigar alerta falso da Defesa Civil após invasão hacker

Alarme sonoro e mensagem foram enviados aos celulares da população
Agência Brasil
© Sindicato dos policiais federais-DF
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), informou que já acionou a Polícia Federal para investigar a autoria e a extensão do ataque cibernético que disparou uma notificação falsa para diversas regiões do país

A principal linha de investigação aponta para um ataque hacker coordenado. A plataforma de envios do sistema Defesa Civil Alerta foi tirada do ar preventivamente e a secretaria disse, em nota, que trabalha para religar o sistema o mais rápido possível, "quando todas as condições de segurança forem restabelecidas".

Nesta madrugada, por volta de 1h30, uma notificação sonora foi enviada aos celulares da população pelo sistema da Defesa Civil na categoria de "alerta extremo" — normalmente reservada para desastres naturais iminentes. Além de uma sirene alta, a mensagem de texto continha apenas a palavra “misantropia” - termo que significa aversão ou ódio à humanidade.

Como funciona o sistema

Irã condena cantora a 74 chicotadas por se apresentar sem véu

Mais oito membros de sua equipe também receberam penas e restrições
Imagem: Reprodução
Irã – A cantora iraniana Parastoo Ahmadi foi condenada a 74 chicotadas e outras punições após publicar um vídeo no YouTube em que aparece cantando sem usar o hijab, o véu islâmico obrigatório no país. O caso, que começou em 2024, teve desfecho apenas esta semana, quando a sentença foi oficialmente anunciada, diferente do que era esperado anteriormente.  Fonte: Folha de São Paulo

Punições também para a equipe
Além da artista, oito integrantes da equipe que participaram da gravação também foram condenados à mesma pena. Parastoo, de 29 anos, ainda recebeu outras restrições, como proibição de participar de atividades artísticas e de deixar o país por dois anos. Ela chegou a ser detida logo após a divulgação do vídeo, junto com músicos da banda, e depois liberada mediante fiança.

Caso gera repercussão e protestos
No vídeo, a cantora aparece com um vestido preto, ombros à mostra, e canta sozinha, o que foi considerado pelas autoridades como “conteúdo imoral”. Em sua mensagem, ela afirmou que apenas queria cantar livremente. O caso se soma a um cenário de tensão no Irã, onde mulheres seguem desafiando regras como o uso obrigatório do hijab em meio a movimentos por mais liberdade.

Maioria do STF mantém cota racial de 30% em recursos eleitorais e rejeita ações contra EC

Relator das ações sustentou que apesar de avanços recentes, racismo estrutural e desigualdades ainda persistem
Magnific
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal decidiu julgar improcedentes as ações que questionam dispositivos da Emenda Constitucional (EC) 133/2024 responsáveis por estabelecer a destinação mínima de 30% dos recursos eleitorais do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) para candidaturas de pessoas pretas e pardas.

Relator dos processos, o ministro Cristiano Zanin votou pela validade da norma e defendeu que a medida representa um avanço nas políticas de ação afirmativa voltadas à superação das desigualdades raciais históricas no país. Segundo ele, a Constituição não apenas permite, mas estimula iniciativas destinadas a promover igualdade material e ampliar a participação de grupos historicamente sub-representados nos espaços de poder. Acompanharam Zanin os ministros: Dias Toffoli, André Mendonça, Nunes Marques, Luiz Fux e Gilmar Mendes. Ficaram vencidos os ministros Flávio Dino, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, e a ministra Cármen Lúcia.

O julgamento começou em dezembro de 2025, mas foi suspenso em duas ocasiões por pedido de vista. Na noite desta sexta-feira (19/6), todos os ministros incluíram seus votos na sessão do Plenário virtual. A sessão está prevista para se encerrar na próxima sexta (26/6).

Relator: racismo estrutural e desigualdade persistente
Relator das duas ações, Zanin destacou indicadores sociais que evidenciam a permanência de desigualdades raciais no Brasil. O ministro citou dados sobre mercado de trabalho, renda, insegurança alimentar, violência e mortalidade, ressaltando que a população negra continua ocupando posições de maior vulnerabilidade social.

Turista morre em incêndio em resort de luxo na República Dominicana

Incêndio atingiu o Viva Dominicus Beach by Wyndham, em Bayahibe; vítima era uma turista italiana de 46 anos, e causas ainda são investigadas
Por Reuters
— Foto: Gojko Culibrk/via REUTERS
Uma turista italiana morreu e quase 1.700 pessoas foram retiradas às pressas de um resort de luxo na República Dominicana após um incêndio de grandes proporções atingir o Viva Dominicus Beach by Wyndham, em Bayahibe, destino turístico popular na costa sudeste do país.

A vítima foi identificada como Francesca Valentino, de 46 anos, segundo o serviço de emergência DAEH. Outras três pessoas foram levadas para unidades de saúde, e seis receberam atendimento no local. Entre os afetados estavam hóspedes, visitantes e equipes que atuavam na emergência.

Imagens divulgadas pela imprensa local mostram uma grande coluna de fumaça escura sobre a costa do Caribe. Vídeos feitos por drone registraram as chamas avançando sobre o resort e consumindo parte da estrutura, incluindo áreas cobertas por telhados de palha. Mais no g1.globo

Simone Mendes interrompe show após passar mal e brinca com o público: “Estou com medo de viralizar de novo”

Cantora precisou deixar o palco durante apresentação em Mossoró, no Rio Grande do Norte, após sentir fortes desconfortos intestinais
Por Ana Almeidablogdovalente
A cantora Simone Mendes passou por um momento inusitado durante um show realizado na noite desta sexta-feira (19), em Mossoró, no Rio Grande do Norte. A artista precisou interromper a apresentação após relatar que estava com dor de barriga e precisava ir ao banheiro com urgência.

Diante do público, Simone explicou a situação de forma descontraída e arrancou risadas dos fãs. “Estou com medo de viralizar de novo. Tem dois dias que estou com dor de barriga. Estou suando para ir ao banheiro. Posso ir ao banheiro? Pelo amor de Deus, deixa eu ir ao banheiro?”, pediu a cantora.

Antes de deixar o palco temporariamente, a artista solicitou que um integrante da equipe assumisse o microfone para manter a animação da festa. “Aquela dor de barriga fininha, bem fininha. Está pensando que estrada é fácil? Comeu um negócio errado, ó”, brincou. “A dor de barriga é ligeira, ela não espera”, acrescentou.

O episódio foi compartilhado pela própria cantora nas redes sociais após o show. Na publicação, Simone levou a situação com bom humor. “A dor de barriga às vezes não escolhe dia, lugar e hora… ela é terrível”, escreveu.

Conhecida por sucessos como “Erro Gostoso” e “Dois Fugitivos”, Simone Mendes seguiu recebendo o apoio dos fãs, que reagiram com bom humor ao momento e elogiaram a espontaneidade da artista.

Cacique Raoni é internado em UTI de São Paulo com quadro de pneumonia e obstrução intestinal

Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
O líder indígena Raoni Metuktire, de 93 anos, permanece internado em estado grave no Hospital São Paulo, unidade vinculada à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), localiza na zona sul da capital paulista. A informação sobre o estado de saúde do Cacique Raoni foi divulgada pelo Instituto Raoni na noite dessa sexta-feira (19/06).  As informações são do Metrópoles

De acordo com a nota oficial da instituição, a liderança deu entrada no complexo hospitalar apresentando um quadro clínico de obstrução intestinal, desidratação e pneumonia aspirativa. O cacique foi encaminhado diretamente para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde recebe tratamento com suporte clínico e administração de antibióticos. Apesar da gravidade, os médicos consideram o estado estável, mantendo o paciente lúcido, consciente, orientado e respirando de forma espontânea, sem a necessidade de aparelhos.

A transferência para o hospital paulista ocorreu após o líder indígena passar seis dias internado no Hospital e Maternidade Dois Pinheiros, em Sinop, no norte de Mato Grosso. Os primeiros sintomas, que incluíam vômitos, dores abdominais e tosse intensa, começaram no domingo (14/06). Uma melhora gradativa permitiu o deslocamento aéreo seguro para São Paulo para continuidade do tratamento especializado. Raoni é reconhecido internacionalmente pela defesa dos direitos indígenas, tendo sido indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2020.

Brasil planeja criar centro nacional para resposta a epidemias e emergências em saúde

Estrutura deve ser implementada até 2027 para fortalecer a prevenção, monitoramento e combate a crises sanitárias e climáticas
Foto: Canva imagens
O Brasil deve criar um Centro Brasileiro de Emergências em Saúde Pública (Cbesp) para reforçar a prevenção e a resposta a epidemias, pandemias e outras crises sanitárias e climáticas. A proposta, que está em discussão no governo federal, prevê a implementação da estrutura até 2027, com expectativa de que o projeto de criação avance ainda este ano.  Por: Metro1 

Idealizado pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS), o centro foi desenvolvido por especialistas de diversas instituições e deverá funcionar de forma integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS), vinculado ao Ministério da Saúde e com governança da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A iniciativa busca transformar a resposta a emergências em uma política permanente de Estado, reduzindo impactos de mudanças de governo.

Segundo o diretor-presidente do ITpS, Gerson Penna, a proposta prevê atuação em rede com o Ministério da Saúde, secretarias estaduais e municipais, universidades, centros de pesquisa e outros órgãos públicos. O objetivo é integrar áreas como saúde, meio ambiente, agricultura, ciência e tecnologia para ampliar a capacidade de prevenção e resposta a ameaças sanitárias.

Entre as atribuições do novo centro estarão o monitoramento de riscos, a coordenação de estratégias de prevenção e combate a epidemias, além da implementação da Política Nacional de Emergências de Saúde Pública. A estrutura também deverá atuar diante de desafios relacionados às mudanças climáticas, ao desmatamento e ao aumento do risco de surgimento de novas doenças.

INSS: Prazo para contestar descontos indevidos termina neste sábado (20)

O pedido pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou em agências dos Correios
Luana Neiva / bahia.ba/brasil
Foto: Vitor Vasconcelos/Secom-PR
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social podem contestar descontos associativos indevidos até este sábado (20). A medida é necessária para aderir ao acordo de ressarcimento oferecido pelo governo federal. O pedido pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou em agências dos Correios.

Segundo o órgão, após a contestação ser aprovada, os beneficiários poderão aderir ao acordo e receber os valores corrigidos diretamente na conta em até três dias úteis. Até o momento, mais de R$ 3,2 bilhões já foram devolvidos a cerca de 4,7 milhões de beneficiários em todo o país.

Para aderir ao acordo, o segurado deve verificar se houve desconto irregular entre março de 2020 e março de 2025, registrar a contestação informando a cobrança não autorizada e aguardar a análise. Também é possível obter informações pelo telefone 135.

O governo federal ainda publicou uma medida provisória que reduz o tempo de espera nas filas do Instituto Nacional do Seguro Social. Com a nova regra, o prazo para análise e liberação de benefícios passa de 45 para 30 dias.

Lula mantém vantagem contra Flávio Bolsonaro com 41% no 1º turno, mostra nova pesquisa Datafolha

Foto: Agência Brasil
A nova pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20) mostrou que o presidente Lula (PT) manteve a vantagem frente a Flávio Bolsonaro (PL), com 41% das intenções de voto no cenário mais provável de primeiro turno, contra 31% do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A nova pesquisa mostrou ainda que o senador estancou por ora o prejuízo eleitoral causado pelo caso "Dark Horse". No último levantamento feito pelo Datafolha, após a revelação de que Flávio havia pedido dinheiro a Daniel Vorcaro, do Banco Master, para bancar um filme sobre Jair Bolsonaro (PL), Lula marcou 40% enquanto o senador tinha os mesmos 31%.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Atrás de Lula e Flávio Bolsonaro aparecem Ronaldo Caiado (PSD) e Renan Santos (Missão) com 3% cada, seguidos por Romeu Zema (Novo), Aécio Neves (PSDB), Samara Martins (UP) e Augusto Cury (Avante), todos com 2%.

No hipotético segundo turno entre Lula e Flávio, os candidatos repetiram os números de um mês atrás, de 47% para o petista e 43% para o bolsonarista. De acordo com a pesquisa, desta vez, os brancos e nulos somam 8%, e 1% não sabe.

O Datafolha ouviu 2.004 entrevistados em 139 cidades. A pesquisa está registrada no TSE (Superior Tribunal Eleitoral) com o número BR-09956/2026.

Bolívia decreta estado de emergência após protestos

Decisão do presidente Rodrigo Paz abre caminho para ampliar mobilização de militares e liberar estradas bloqueadas por manifestantes
SBT News, com informações da Reuters
Presidente da Bolívia, Rodrigo Paz, em pronunciamento | Reprodução/Reuters
O presidente da Bolívia, Rodrigo Paz, decretou neste sábado (20) estado de emergência após 50 dias de protestos no país. A decisão abre caminho para ampliar mobilização de militares e liberar estradas bloqueadas por manifestantes.

Paz afirmou em pronunciamento que o governo "mostrou paciência, prudência e disposição ao diálogo" desde o início das manifestações. "Depois de exaurir todos as vias de diálogo, alcançar acordos com aqueles que tinham demandas legítimas e identificar claramente quem estava usando a violência para tentar desestabilizar a Bolívia, nós tomamos a decisão de declarar estado de emergência em todo o território nacional", disse.

Protestos tomaram o país após Paz cortar abruptamente subsídios a combustíveis para diminuir o déficit fiscal, em meio à escassez de dólares e negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Apesar de medidas tomadas pelo governo para estabilizar preços de combustíveis e reverter reformas agrárias impopulares, manifestações se intensificaram e passaram a incluir demandas sindicais por reajustes salariais, solução para a falta de combustíveis e dólares, e até a renúncia do presidente.

A decretação do estado de emergência ocorreu horas depois de Paz firmar acordo na sexta (19) com o principal sindicato boliviano, a Confederação dos Trabalhadores da Bolívia (COB), em gesto para reduzir tensões.

Neymar pode voltar no jogo contra a Escócia, diz Ancelotti após vitória do Brasil

Rafael Ribeiro/ CBF
A vitória por 3 a 0 sobre o Haiti não trouxe apenas tranquilidade ao Brasil na Copa do Mundo de 2026. Após o confronto, o técnico Carlo Ancelotti revelou que Neymar está próximo de retornar aos gramados e pode ser novidade na partida contra a Escócia, válida pela terceira rodada do Grupo C.  Metro1

Fora dos dois primeiros compromissos da Seleção no Mundial, o camisa 10 segue em recuperação de uma lesão grau 2 na panturrilha direita. Apesar da ausência, a evolução do atacante tem sido acompanhada de perto pela comissão técnica, que demonstra otimismo quanto ao seu retorno.

Em entrevista coletiva após a vitória sobre os haitianos, Ancelotti atualizou a situação do jogador e indicou que ele está perto de ficar à disposição da equipe.

“Sim, Neymar vai treinar amanhã individualmente. Na segunda-feira vai estar com a equipe e depois vai estar preparado para o jogo contra a Escócia”, afirmou o treinador italiano.

Desde a chegada da delegação brasileira aos Estados Unidos, Neymar vem cumprindo um cronograma específico de recuperação, realizando atividades separadas do restante do elenco. A lesão o tirou da estreia contra o Marrocos e também o deixou fora do duelo diante do Haiti.

Caso complete todas as etapas previstas sem intercorrências, o atacante voltará aos trabalhos com o grupo nos próximos dias e poderá ser relacionado para a partida decisiva contra os escoceses.

Com a vitória sobre o Haiti, o Brasil chegou aos quatro pontos, assumiu a liderança do Grupo C e ficou em situação confortável na disputa por uma vaga nas oitavas de final. Maior artilheiro da história da Seleção Brasileira, Neymar agora busca sua primeira participação nesta edição da Copa do Mundo.

Celulares disparam alerta extremo com mensagem misteriosa e assustam moradores pelo Brasil: ‘Misantropia'

Reprodução
Moradores de várias partes do Brasil foram surpreendidos na madrugada deste sábado (20) por um alerta sonoro incomum enviado pela Defesa Civil. Via BN

A notificação chegou aos celulares por volta das 1h24 e assustou a população ao tocar durante a madrugada.

A notificação aparecia como “Alerta Extremo” e continha a palavra “Misantropia”. Em alguns aparelhos, o termo foi exibido como “Misantropi4”.

O termo é usada para descrever sentimentos de aversão, desconfiança ou descrença em relação à humanidade. Em Curitiba, moradores também afirmaram ter recebido o alerta.

Até o momento, a Defesa Civil de Salvador não divulgou esclarecimentos sobre o envio da mensagem.

Mega-Sena acumula e sorteia prêmio de R$ 42 milhões neste sábado

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasi
A Mega-Sena sorteia, neste sábado (20), um prêmio estimado em R$ 42 milhões para quem acertar as seis dezenas do concurso 3.021. O sorteio será realizado a partir das 21h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

As apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília) em casas lotéricas credenciadas ou pela internet, por meio do portal das Loterias Caixa.

A aposta simples, com a marcação de seis números, custa R$ 6.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

Governo do DF cobra R$ 1 milhão de ONG ligada ao filme de Bolsonaro por falhas em convênio

Por Mateus Vargas | Folhapress
Foto: Divulgação
O Governo do Distrito Federal cobra R$ 1 milhão de ONG presidida por Karina Ferreira da Gama por falhas na execução de um convênio na área de educação. O ICB (Instituto Conhecer Brasil) entregou kits de robótica sem funcionar corretamente, não deu suporte técnico e não apresentou a documentação final do projeto, segundo relatórios da Secretaria de Educação.

No último dia 12, a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF enviou para a ONG um parecer rejeitando as contas do projeto, além da cobrança. A pasta abriu prazo de até 15 dias para a defesa, ou seja, o pagamento pode ser revisto.

Karina também é sócia-administradora da Go Up Entertainment, produtora do "Dark Horse", longa-metragem sobre Jair Bolsonaro (PL). A revelação de diálogos em que o senador Flávio Bolsonaro (PL) pedia dinheiro para o filme a Daniel Vorcaro, então dono do Banco Master, abriu uma crise na pré-campanha dele à Presidência.

O convênio do instituto com o Governo do DF foi assinado em 2023, por R$ 4 milhões. Após um aditivo firmado em janeiro de 2025, o acordo subiu a R$ 5 milhões.

É justamente o valor do aditivo que está sob cobrança. O governo local, porém, informou ao ICB que também vai reavaliar a execução de toda a parceria, "visando à apuração de eventual débito adicional decorrente das parcelas não executadas ou não comprovadas do objeto originalmente pactuado".

O objetivo do projeto, chamado Steam Maker, era que os alunos pudessem criar, consertar e modificar objetos em um laboratório nas escolas. O ICB se comprometeu a entregar gabinetes móveis para abrigar os materiais e ferramentas, além de kits com notebook, impressora 3D, equipamentos de robótica, entre outros.

'Não foi acidente', diz pai de youtuber morto em colisão de helicópteros

Nas redes sociais, Ricardo chegou a compartilhar um vídeo que apresenta teorias sobre a morte de Gaspi e do cantor americano Oliver Tree
Foto: Reprodução/Redes Sociais
A morte do youtuber argentino Gaspi, vítima da colisão entre dois helicópteros no Rio de Janeiro, ganhou novos desdobramentos após uma declaração de seu pai, Ricardo Héctor Prim. Em entrevista ao jornal argentino Clarín, ele afirmou acreditar que a tragédia não tenha sido um simples acidente aéreo.

Segundo Ricardo, ainda não há uma definição oficial sobre as causas do ocorrido, mas, na avaliação dele, existem elementos que o levam a suspeitar de outra possibilidade. “Não se sabe se foi um acidente ou um ataque. Eu não conhecia o cantor americano que estava com ele, Oliver Tree, mas estou recebendo muitas informações e acredito que não foi um acidente. Para mim, foi um ataque”, declarou, sem detalhar quais seriam os motivos dessa convicção.

Abalado pela perda do filho, o comerciante também falou sobre a dor do luto. Ele descreveu Gaspi como um jovem que estava vivendo uma fase importante da vida e da carreira. “Sou forte, mas nunca pensei que me sentiria assim. Ele é meu filhinho. A dor que se sente ao perder um filho, especialmente um filho como ele, é indescritível. Vai ser muito difícil para mim viver sem o Gaspi. Saber que ele se foi. Ele morreu de uma forma muito injusta. Ele estava no auge da vida. Tinha apenas 23 anos”, afirmou.

Nas redes sociais, Ricardo chegou a compartilhar um vídeo que apresenta teorias sobre a morte de Gaspi e do cantor americano Oliver Tree. A publicação sugere que ambos teriam se envolvido com assuntos ligados a pessoas poderosas. Segundo o jornal La Nación, o conteúdo afirma que Oliver Tree teria feito denúncias públicas contra a elite americana e deixado sua gravadora para falar com mais liberdade, enquanto Gaspi teria se unido a ele para amplificar essa mensagem.