> TABOCAS NOTICIAS

.

.

sábado, 20 de junho de 2026

Taxa de analfabetismo na Bahia cai, mas está entre as 8 piores do país

Taxa de analfabetismo na Bahia recuou em 2025, mas estado ainda tem mais de 1,1 milhão de pessoas de diversas idades que não sabem ler nem escrever
Ibge
Por Taís Rocha / AratuOn
A taxa de analfabetismo na Bahia apresentou nova queda no ano de 2025 e atingiu o menor nível da série histórica, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC Educação), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entretanto, apesar da redução, o estado passou a ocupar uma posição pior no ranking nacional e agora tem a 8ª maior taxa do país comparado com a pesquisa anterior.

Segundo os dados divulgados pelo IBGE, em 2025, 1,145 milhão de baianos com 15 anos ou mais não sabiam ler nem escrever um bilhete simples. O número representa uma queda de 2,5% em relação a 2024, quando havia 1,174 milhão de pessoas nessa condição. Ao todo, cerca de 29 mil pessoas deixaram a condição de analfabetismo na Bahia no período.

Taxa de analfabetismo na Bahia segue elevada
A taxa de analfabetismo na Bahia ficou em 9,5% em 2025, abaixo dos 9,9% registrados no ano anterior. Mesmo com o avanço, o índice segue bem acima da média nacional, que caiu de 5,3% para 4,9%.

Os dados mostram ainda que a Bahia continua entre os estados com maior número absoluto de pessoas analfabetas do país. Além disso, o índice estadual permanece acima da meta intermediária estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que previa taxa de 6,5% para pessoas com 15 anos ou mais ainda em 2015.

Nenhuma unidade da Federação conseguiu cumprir a meta final de erradicação do analfabetismo prevista para 2024.

Perfil dos analfabetos na Bahia
A taxa de analfabetismo na Bahia é mais elevada entre a população idosa. Em 2025, seis em cada dez pessoas analfabetas no estado tinham 60 anos ou mais. Isso representa 718 mil pessoas, ou 62,7% do total.

Entre os idosos baianos, a taxa chegou a 28,5%, indicando que quase três em cada dez pessoas nessa faixa etária não sabem ler nem escrever um bilhete simples.

O levantamento também aponta diferenças entre os grupos da população. A taxa é maior entre os homens (10,3%) do que entre as mulheres (8,8%). Entre pessoas pretas ou pardas, o índice ficou em 9,8%, acima do registrado entre pessoas brancas, que foi de 8,3%.

Apesar da melhora observada nos últimos anos, a taxa de analfabetismo na Bahia segue entre as mais altas do Brasil, mostrando que o desafio de ampliar o acesso à educação ainda permanece para uma parcela significativa da população.

Veja lista dos Estados com pior índice de analfabetismo no Brasil
1 - Piauí
2- Alagoas
3- Paraíba
4 - Ceará
5 - Maranhão
6 - Sergipe
7 - Pernambuco
8 - Bahia
9 - Rio Grande do Norte
10 - Acre

Cármen Lúcia defende que Judiciário deve buscar credibilidade, não popularidade

Confiança depende da garantia que juiz agiu com isenção, disse
Rafael Cardoso - Repórter da Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia defendeu nesta sexta-feira (19) que a reestruturação do Poder Judiciário deve focar na construção da confiança dos cidadãos na conduta dos magistrados, e não na busca por popularidade.

A declaração foi no encerramento do evento "A Justiça do Amanhã", no Rio de Janeiro, que debateu ética, transparência, eficiência e o futuro da Justiça brasileira.

Para a magistrada, que atua há duas décadas no STF, a credibilidade das decisões judiciais depende da garantia de que o juiz agiu com isenção e cumprimento rigoroso das leis.

"Precisamos estruturar um poder no qual a sociedade confie. Não quero que ela goste, porque é claro que quem perde uma causa não gosta da decisão, menos ainda de quem a proclamou", disse a ministra.

"O importante é que a pessoa saiba que eu agi de maneira correta de acordo com a lei e que o único compromisso foi cumprir o que eu jurei cumprir quando tomei posse há 20 anos no STF: a Constituição, as leis da República", completou.

Código de Ética
A busca pela confiança e pela transparência na atuação dos magistrados dialoga com o projeto de Código de Ética do qual Cármen Lúcia é relatora. A criação da norma foi estabelecida como prioridade pelo ministro Edson Fachin, que designou a ministra para a função no início deste ano.

A proposta, ainda em fase de elaboração, deve estabelecer limites e deveres para evitar conflitos de interesse. São esperadas normas sobre a participação de ministros em eventos e palestras promovidos por empresas com processos no STF, além de disciplinar a atuação de parentes de magistrados em escritórios de advocacia que litigam no tribunal.

Origem da proposta

Aumento de casos leva SUS a ampliar atendimento a viciados em bets

Serviço por telefone e videochamadas deve receber R$ 70 milhões
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O Ministério da Saúde pretende ampliar, ainda este ano, os atendimentos por telefone e por videochamadas para pessoas com problemas relacionados à dependência em jogos de apostas. Por: Agência Brasil

Conforme a Agência Brasil apurou, a atual estratégia de teleatendimento será reforçada por meio da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), encarregada de contratar empresas especializadas e, assim, ampliar a assistência gratuita a jogadores compulsivos.

O serviço com foco em jogo de apostas foi inaugurado em março deste ano, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. Após três meses, a iniciativa já tem 6.912 usuários cadastrados.

A ampliação do teleatendimento exigirá cerca de R$ 70 milhões em investimentos até o fim deste ano e integra o plano de ações de prevenção, qualificação profissional e ampliação do acesso populacional aos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) que o ministério implementou este ano, para incrementar a assistência a pessoas com problemas relacionados a jogos de apostas.

A pasta também vai aplicar R$ 6 milhões para custear a realização de uma pesquisa nacional inédita para entender como os jogos e apostas afetam a saúde dos brasileiros. O objetivo é descobrir quem são os grupos mais prejudicados e quais são os principais riscos da prática.

Com as informações, o governo terá melhores condições de implementar ações e políticas públicas de atendimento e prevenção no SUS.

Argentina emite alerta nacional após sumiço de cápsula com césio-137, diz jornal

Por Folhapress
Fotos: Reprodução / Google Street View
Autoridades da Argentina emitiram um alerta nacional após o sumiço de uma cápsula contendo césio-137, um material radioativo, que estava guardada em um instituto médico no centro da cidade de Rosário, segundo o jornal La Nacion. O caso levanta preocupações para a saúde pública devido aos riscos associados à eventual manipulação inadequada da substância.

A cápsula estava armazenada em um recipiente blindado de chumbo produzido para impedir a liberação de radiação ao ambiente externo, ainda de acordo com a publicação. O elemento radioativo era utilizado em procedimentos técnicos relacionados à calibração e ao funcionamento de equipamentos especializados de medicina nuclear.

As circunstâncias do desaparecimento ainda não foram esclarecidas. Os investigadores tentam determinar quando a cápsula foi retirada do local e quem foi a última pessoa a ter contato com ela, informou o La Nacion. A apuração prioriza a análise de registros da instituição e dos acessos à área onde o material era mantido, um espaço restrito ao qual só quatro pessoas tinham autorização para entrar.

O desaparecimento foi descoberto quando técnicos do centro médico tentaram utilizar o elemento radioativo em um procedimento de calibração. Ao procurar o material, perceberam que ele já não estava no local onde havia sido armazenado.

Pílulas anticoncepcionais podem aumentar episódios de compulsão alimentar, revela novo estudo

Segundo os autores, esse é o primeiro trabalho em larga escala que buscou uma associação entre o uso dos medicamentos e a chamada alimentação emocional
O uso de pílulas anticoncepcionais hormonais pode estar relacionado a um aumento nos episódios de compulsão alimentar em algumas mulheres, concluiu um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica JAMA Network Open. Segundo os autores, esse é o primeiro trabalho em larga escala que buscou uma associação entre o uso dos medicamentos e a chamada alimentação emocional.  Fonte: O Globo

O estudo foi do tipo longitudinal, ou seja, monitorou 422 mulheres ao longo do tempo. As voluntárias participavam do MSU Twin Registry, um acompanhamento maior de milhares de gêmeos pelo estado americano de Michigan. Elas faziam uso de contraceptivos orais combinados, que contêm tanto hormônios sintéticos de estrogênio quanto de progestina.

As cartelas dos medicamentos incluíam cerca de 21 a 24 dias de pílulas ativas e depois 4 a 7 dias de pílulas inativas (placebos). Esse monitoramento proporcionou uma oportunidade única para os pesquisadores investigaram mudanças nos relatos de compulsão alimentar especificamente durante os períodos com o tratamento hormonal ativo.

Durante 49 dias consecutivos, os pesquisadores acompanharam mudanças caracterizadas como alimentação emocional, uma forma de compulsão alimentar na qual os indivíduos consomem comida em excesso na presença de emoções negativas.

Como resultado, o estudo encontrou um aumento significativo da alimentação emocional quando as mulheres tomavam as pílulas ativas em comparação com as inativas. Isso foi observado tanto na amostra total de mulheres como entre aquelas que relatavam histórico de compulsão alimentar.

Jerônimo anuncia concurso da PM e dos Bombeiros com 3,3 mil vagas

Reforço ainda terá convocação de 72 reservistas da PM e seleção de 124 profissionais para o DPT
Foto: Thuane Maria/GOVBA
O governador Jerônimo Rodrigues anunciou nesta sexta-feira (19) a abertura de novos concursos públicos para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, além da contratação de profissionais para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Os editais serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (20). O anúncio foi feito durante a cerimônia de formatura dos 1.441 novos policiais militares, realizada na Vila Militar do Bonfim, em Salvador. Ao todo, serão abertas 2.500 vagas para soldados da Polícia Militar e 200 para oficiais da corporação.

Para o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, serão ofertadas 600 vagas para soldados e 60 para oficiais. O governador também anunciou a contratação de 124 profissionais para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).

Além disso, serão convocados mais 72 policiais militares da reserva remunerada para atuação no Serviço de Telecomunicações (Stelecom), reforçando o grupo de 400 reservistas já convocados pelo Governo do Estado.

Adolescente de 14 anos é morta a tijoladas após sair de casa para ajudar amigo

Jovem de 18 anos foi preso após confessar o crime e alegar que adolescente montava emboscada para ele
 Reprodução
Um jovem de 18 anos foi preso em Foz do Iguaçu, no Paraná, na quarta-feira (17), após confessar ter matado uma adolescente de 14 com golpes de tijolo. O corpo de Iasmyn Eckhardt da Silva foi encontrado no último domingo (14), em um terreno baldio, com sinais de violência. Reprodução Redação BNews

Segundo a família da vítima, a menina e o suspeito tinham uma relação de amizade. O jovem, no entanto, alegou que cometeu o crime pela desconfiança de que Iasmyn estaria armando uma armadilha para ele, uma vez que estaria recebendo ameaças no bairro onde moravam. A versão é contestada.

Na noite do crime, ainda de acordo com parentes, Iasmyn teria recebido uma mensagem do suspeito pedindo ajuda para recuperar uma motocicleta que teria apresentado problemas. Pouco depois, ela saiu de casa para encontrá-lo e não retornou.

Em depoimento, o homem relatou que levou a menina até uma área de mata sob o pretexto de buscar uma porção de droga, mas a matou com um tijolo. Câmeras de segurança mostram os dois chegando ao local.

Segundo o delegado responsável pelo caso, a menina foi encontrada seminua, mas o jovem negou ter praticado violência sexual contra a adolescente.

Paraguai vence com gol relâmpago e elimina Turquia da Copa do Mundo

Galarza mantém vivo sonho da classificação paraguaia 
Flashscore Notícias / Daniel Ottoni
* REUTERS/Carlos Barria
O Paraguai venceu a Turquia por 1 a 0, na madrugada deste sábado (20), pela 2ª rodada do Grupo da Copa do Mundo. O ex-vascaíno Matias Galarza fez o único gol do jogo no Levi's Stadium, em Santa Clara (EUA).

Com o resultado, a Turquia não tem mais chances de se classificar, mesmo podendo chegar aos mesmos pontos de Paraguai e Austrália. Isso porque os turcos perderam para estes dois adversários, levando a pior no confronto direto.

O Paraguai é o 3° colocado, com 3 pontos, mesma pontuação da Austrália. A liderança é dos EUA, que venceram os dois jogos e já garantiram vaga na próxima fase.

A partida contou com algumas marcas importantes desta Copa. Além do gol mais rápido desta edição de Mundial, a partida teve expulsão de Miguel Almirón por cobrir a boca em discussão com adversário.

Na próxima rodada, a Turquia fecha a fase de classificação contra os EUA, na quinta-feira (25), com o Paraguai encarando a Austrália no mesmo dia.

Saudades, vascaínos?
O melhor cenário para o Paraguai foi abrir o placar com 1 minuto de jogo. Galarza chutou de fora e acertou o canto do goleiro turco. O time europeu precisou se lançar ao ataque para não se despedir precocemente do Mundial.

Apesar de ter mais posse na 1ª etapa (78%) e mais finalizações (12x4), a Turquia foi para o intervalo em desvantagem, mas com um jogador a mais depois que Almirón foi expulso.

Em vantagem numérica, a Turquia precisou ir pra cima no 2° tempo para não ter o jogo contra os EUA apenas para cumprir tabela. O Paraguai foi bem no que fazer de melhor: se defender, baixando suas linhas e testando a paciência e a troca de passes do adversário.

A Turquia insistiu, rodou a bola e testou a defesa paraguaia, que segurou bem a pressão para vencer a primeira e ir para a última rodada sonhando com a classificação.

Haddad defende aplicação da lei “independentemente de torcida” ao comentar operação da PF envolvendo Jaques Wagner

Pré-candidato ao governo de SP afirmou que investigação deve seguir normalmente, mesmo quando envolve aliados políticos
Foto: © Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O ex-ministro da Fazenda e pré-candidato ao Governo de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (18) que “a lei tem que ser aplicada independentemente de torcida” ao comentar a operação da Polícia Federal que teve como alvo o senador Jaques Wagner.

Em entrevista ao Kritike Podcast, Haddad disse que não se deve interferir em investigações, mesmo quando envolvem aliados políticos. “Eu torço para que a Justiça seja feita”, declarou. “Eu vou lamentar se uma pessoa próxima a mim errou, porque é uma pessoa que eu conhecia e tudo mais, mas eu não posso desejar, até para o bem da sociedade, que a lei não seja aplicada.”

As declarações foram dadas no mesmo dia em que a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em nova fase da Operação Compliance Zero, que apura suspeitas relacionadas ao Banco Master. A ação foi autorizada pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo informações da investigação, foram encontrados US$ 55 mil e 33 mil euros em endereços ligados ao senador, totalizando cerca de R$ 471 mil. A assessoria de Jaques Wagner afirmou que os valores são provenientes de diárias legais, declaradas e não utilizadas em missões oficiais.

Visão monocular dá direito a transporte gratuito, afirma TJ-SP

TJ-SP garantiu o benefício com base em rol formulado pelas secretarias municipais do Transporte e da Saúde
Magnific
A 5ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou, por unanimidade, que uma empresa gestora do transporte público paulistano conceda gratuidade a uma passageira cega de um olho. De acordo com os autos, a mulher foi diagnosticada com visão monocular e solicitou, pela via administrativa, o Bilhete Único Especial, benefício que foi negado pela companhia sob a alegação de que a munícipe não preenche os requisitos de uma portaria que regulamenta a matéria. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-SP

Em seu voto, a relatora do recurso, desembargadora Heloísa Mimessi, observou que, entre a relação de patologias que autorizam a concessão estão a cegueira em um olho e a visão subnormal em outro (CID H 54.1), mesma doença da autora. “É notório, portanto, que a moléstia que acomete a impetrante consta do rol previsto no Anexo Único da Portaria Conjunta SMT/SMS 007/2020, havendo, ainda, farta documentação médica atestando o quadro clínico da requerente.” Ela ressaltou que, diferentemente do alegado, a portaria exige alternativamente (e não obrigatoriamente) o cumprimento de outros requisitos.

Sem objeções

ITABUNA-BA: Prefeitura reuniu crianças e adolescentes em tarde de forró

Crianças e adolescentes referenciados pelas Casas de Acolhimento da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) da Prefeitura de Itabuna tiveram uma tarde com muito forró e comidas típicas, durante um arraiá na sede social do Itabuna Esporte Clube. O evento foi realizado pelo Departamento de Alta Complexidade da SEMPS.

Além da quadrilha junina, os assistidos, que têm entre zero e 17 anos, participaram de sorteios, ganharam brindes e dançaram muito forró, contando com a participação de monitores. O arraiá também teve a participação de professores de dança da Escola de Talentos da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).

“Essas crianças e adolescentes precisam estar inseridos na sociedade. Mesmo em acolhimento, necessitam se socializar, fortalecer laços afetivos e vínculos familiares, com a comunidade e com a equipe que está diariamente com eles” avaliou a diretora do Departamento de Alta Complexidade Vanessa Leite.

“Nosso objetivo é socializar e é uma satisfação imensa está aqui. Agora nós vamos fazer um forró pé de serra, um xote e botar todo mundo pra dançar dois pra lá e dois pra cá” falou Alessandro Garcia, professor de dança. Mais AQUI

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Lula sanciona novo piso salarial de professores da educação básica

Foto: Bruno Peres / Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta sexta-feira (18) a lei que estabelece o novo piso salarial profissional nacional para os professores da educação básica. O valor foi fixado em R$ 5.130,63 mensais para profissionais com formação em nível médio, na modalidade normal. Agência Brasil

O novo piso representa um reajuste de 5,4% em relação ao valor anterior, que era de R$ 4.867,77. O aumento também garante ganho real de 1,5 ponto percentual acima da inflação.

A medida altera a Lei nº 11.738/2008, que regulamenta o piso nacional do magistério público da educação básica. A atualização do valor passará a ser definida anualmente pelo Ministério da Educação (MEC), até o último dia útil de janeiro.

Pela nova regra, o reajuste será calculado considerando a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e 50% da média da variação real das receitas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) nos cinco anos anteriores.

A legislação também determina que o MEC publique, todos os anos, a memória de cálculo utilizada para definir o reajuste, com dados da receita do Fundeb, metodologia aplicada e parecer técnico detalhado.

Brasil joga bem, vence Haiti com tranquilidade e se recupera na Copa do Mundo

Mateus Figueiredo / flashscore
O Brasil conseguiu a vitória do alívio diante do Haiti / Dylan Martinez/Reuters
O Brasil venceu o Haiti por 3 a 0 nesta sexta-feira (19), na Filadélfia, pela 2ª rodada do Grupo C da Copa do Mundo. Depois de um empate com atuação ruim diante do Marrocos, a Seleção Brasileira apresentou um futebol dominante no seu segundo compromisso e conseguiu uma vitória tranquila. Matheus Cunha (duas vezes) e Vini Jr. fizeram os gols, em um triunfo todo construído no primeiro tempo.

Além da apresentação convincente, o resultado também foi ótimo para o Brasil, que assumiu a liderança do Grupo C após a 2ª rodada e encaminhou a classificação. O placar elástico deixou a Seleção em uma posição confortável na briga pela liderança da chave com o Marrocos, pois os africanos só venceram a Escócia por 1 a 0, deixando uma diferença de 2 gols de saldo entre os dois.

O Haiti, de certa forma, mostrou evolução e evitou ser goleado pelo Brasil no maior palco do futebol mundial, diferentemente do que aconteceu há 10 anos na Copa América Centenário quando levou 7 a 1 dos brasileiros. Agora, os caribenhos buscarão ao menos pontuar com o Marrocos na última rodada, missão difícil, mas não impossível.

Alívio em 45 minutos
Inegavelmente a Seleção Brasileira viveu uma semana tensa com a má estreia na Copa do Mundo, porém, teve o alívio esperado nos primeiros 45 minutos na Filadélfia. Ancelotti promoveu duas mudanças em relação ao primeiro jogo: Danilo na lateral-direita e Matheus Cunha no ataque foram os novos nomes.

Apesar de não controlar totalmente a partida, o Brasil teve o domínio do duelo desde o início e chegou a balançar a rede rapidamente com Raphinha, mas o gol foi anulado por impedimento de centímetros. A sensação era de que faltava um detalhe para a Seleção abrir o placar e ele veio na inspiração de Vini Jr. O craque finalizou para defesa do goleiro Johny Placide e Matheus Cunha garantiu no rebote. Mais no flashscore

25,2 mi de brasileiros usam bets ilegais, diz ministro

Governo estima perdas de R$ 38,8 bilhões por ano e anuncia bloqueio de recursos de empresas sem autorização
Caio Barcellos/sbt
Cerca de 25,2 milhões de brasileiros usam bets ilegais, diz ministro | Reprodução
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, disse nesta sexta-feira (19) que 25,2 milhões de brasileiros apostam em bets ilegais. Segundo a pasta, as perdas econômicas causadas por esse mercado chegam a R$ 38,8 bilhões por ano.

A declaração foi dada durante entrevista coletiva no Ministério da Fazenda sobre as ações do governo contra empresas de apostas que operam sem autorização no país. O anúncio ocorre um dia depois da Operação Conto da Sorte, que apura um esquema de movimentação bilionária por meio de casas de apostas clandestinas.

“As bets ilegais representam, segundo dados oficiais, algo entre 41% e 51% das plataformas”, disse Wellington César.

Segundo o ministro, 80% das perdas econômicas associadas às apostas ilegais estão ligadas a danos à saúde. Ele afirmou que o público consumidor desse mercado é formado principalmente por jovens de baixa renda. De acordo com os dados apresentados, 69% dos apostadores têm de 18 a 29 anos e 63% têm renda familiar de até 2 salários mínimos.

Bloqueio mira estrutura financeira
A coletiva foi realizada depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciar uma medida para bloquear recursos financeiros de empresas ilegais de apostas. Os valores congelados poderão ser destinados ao Fundo Nacional de Segurança Pública depois do devido processo legal.

O decreto que regulamenta a medida foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). O texto define o fluxo de notificação às instituições financeiras, instituições de pagamento e instituidores de arranjos de pagamento, além das regras para bloqueio de contas e apuração de perdimento de bens em favor da União. Mais no sbtnews

Desrespeito à identidade de gênero no trabalho enseja rescisão indireta

Juíza destacou que o dano não necessita da demonstração do prejuízo
Magnific
Uma sentença da 9ª Vara do Trabalho de São Paulo- Zona Leste reconheceu a rescisão indireta do contrato de um operador de caixa transgênero e condenou uma rede varejista ao pagamento de R$ 15 mil por danos morais em razão do desrespeito ao nome social e à identidade de gênero do empregado. Via Conjur / Com informações da assessoria de imprensa do TRT-2.

Rescisão indireta é a forma de encerramento do contrato de trabalho em que o empregado pode romper o vínculo empregatício por falta grave cometida pelo empregador, mantendo o direito às verbas rescisórias de uma dispensa sem justa causa.

De acordo com os autos, o trabalhador foi contratado em junho de 2024 e informou à empresa seu nome social e sua identificação com o gênero masculino. Apesar disso, alegou ter sido registrado internamente pelo nome do registro civil anterior, recebido uniforme feminino e sido identificado em ferramentas corporativas como mulher.

Em defesa, a empregadora sustentou que o empregado era tratado pelo nome social e que eventuais inconsistências decorreram de limitações do sistema utilizado pelo setor de recursos humanos, que vincularia automaticamente os dados cadastrados ao CPF. Afirmou ainda ter adotado medidas para solucionar a situação.

Empresa sabia

Trump diz que "não poderia se importar menos" com Lula e chama presidente de "volátil"

Ricardo Stuckert / PR
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a fazer críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira (19). Em entrevista ao site norte-americano Axios, o republicano afirmou que "não poderia se importar menos" com o chefe do Executivo brasileiro e o classificou como uma pessoa "muito volátil".

Ao ser questionado sobre sua relação com Lula, Trump declarou que não costuma pensar no presidente brasileiro. "Não se trata de ser fã ou não ser fã. Para ser sincero, eu não penso nele. Realmente não penso nele. Não poderia me importar menos. Mas agora ele é um tipo diferente de pessoa. Muito volátil", afirmou.

As declarações ocorrem em um momento de tensão entre os dois países. Recentemente, o governo dos Estados Unidos anunciou novas tarifas sobre produtos brasileiros e passou a classificar as facções Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas.

Influencer que divulgar bet ilegal terá que pagar imposto

Secretário especial da Receita Federal diz que criadores de conteúdo poderão pagar Imposto de Renda e PIS/Cofins sobre valores recebidos por publicidade
Caio Barcellos / sbt
Receita vai cobrar imposto de influencer que divulgar bet ilegal | Reprodução/Agência Brasil
O secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, disse nesta sexta-feira (19) que o Fisco vai cobrar Imposto de Renda de influenciadores e criadores de conteúdo que fizerem publicidade para sites de apostas sem autorização no País.

Durante coletiva no Ministério da Fazenda sobre ações do governo contra bets ilegais, Barreirinhas explicou que a responsabilização não ficará restrita às instituições financeiras que movimentarem recursos dessas companhias. Pessoas que fizerem propaganda desses sites, inclusive nas redes sociais, também poderão ser cobradas pelos valores recebidos pela divulgação.

“Se um influencer entrar agora na rede social e fizer propaganda de uma bet ilegal, além de todas as sanções administrativas da Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA), a Receita Federal vai cobrar o Imposto de Renda e o PIS/Confins”, declarou.

Bloqueio mira estrutura financeira
A coletiva foi realizada depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciar uma medida para bloquear recursos financeiros de empresas ilegais de apostas. Os valores congelados poderão ser destinados ao Fundo Nacional de Segurança Pública depois do devido processo legal. Mais no sbtnews

Alex Poatan recebe suspensão de seis meses após luta no UFC

O prazo pode ser reduzido mediante liberação médica
Juliana Rodrigues•galaticosonline
Foto: Reprodução
Alex Poatan terá que adiar os planos de voltar rapidamente ao octógono. Após a derrota para o francês Ciryl Gane no último domingo (14), o brasileiro recebeu uma suspensão médica de 180 dias do UFC. A medida foi divulgada na lista oficial de suspensões médicas dos atletas que participaram do evento.

A suspensão faz parte do protocolo de segurança adotado pela organização para preservar a saúde dos lutadores após confrontos de alto impacto. Mesmo que consiga uma liberação médica antecipada, Poatan será obrigado a cumprir pelo menos 45 dias de repouso, período em que não poderá realizar qualquer tipo de treinamento físico.

Enquanto o ex-campeão enfrenta um longo período de recuperação, outros brasileiros tiveram situação mais tranquila. Mauricio Ruffy e Diego Lopes, que venceram suas lutas por nocaute e sofreram poucos danos durante os combates, receberam apenas suspensões curtas. O mesmo ocorreu com nomes como Ciryl Gane, Sean O'Malley e Bo Nickal, que poderão retornar às atividades em um prazo bem menor.

Mulher recebe bomba de 'presente' e fica ferida em Salvador

Foto: Reprodução / Redes Sociais
Uma mulher de 55 anos ficou ferida após receber uma suposta bomba de presente na tarde desta quinta-feira (18), no bairro de Castelo Branco, em Salvador. O artefato explodiu dentro de um estabelecimento comercial logo após a entrega da encomenda. Via BN

Segundo informações da Polícia Civil, a vítima manuseava o pacote quando ocorreu a explosão. Ela sofreu ferimentos e foi socorrida para uma unidade médica, onde permanece em observação.

O caso é investigado pela 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central) como tentativa de homicídio. De acordo com a corporação, equipes realizam apurações para esclarecer as circunstâncias do crime e identificar o responsável pelo envio da encomenda.

A Polícia Civil investiga o caso, testemunhas devem ser ouvidas para ajudar a polícia a reconstituir a dinâmica do ocorrido.

Até o momento, não há informações sobre a autoria ou a motivação do ataque. A investigação segue em andamento.

Fachin fala sobre penduricalhos e cita pagamentos exorbitantes sem justificativa

Por Yuri Eiras | Folhapress
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, disse nesta sexta-feira (19) reconhecer a existência de casos de pagamentos a magistrados acima do teto constitucional sem justificativa, em fala sobre a atuação do grupo de trabalho criado no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para rever os chamados penduricalhos no Poder Judiciário.

"Estamos cada vez mais expondo, sem nenhum obstáculo, o que a magistratura hoje recebe. São mais de 18 mil juízes e houve circunstâncias em que, muitas vezes, a própria Corregedoria Nacional de Justiça já determinou a devolução dos pagamentos, porque eles são exorbitantes e não têm causa justificada", afirmou Fachin.

Fachin disse esperar para o fim de julho a conclusão do julgamento que fixa regras para o pagamento de verbas indenizatórias à magistratura, e para novembro a criação de um "anteprojeto" de lei federal sobre o tema. O presidente do Supremo e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) criou um grupo de trabalho para discutir os limites dos chamados penduricalhos.

A equipe é composta por cinco juízes que tiveram rendimentos em 2025 acima do teto constitucional —com valores brutos de até R$ 2,1 milhões em um ano e picos mensais de até R$ 332 mil.

Em março, o plenário do STF estabeleceu um limite de penduricalhos. Os parâmetros foram definidos até que o Congresso estipule lei federal sobre o tema.

Pela decisão da corte, os pagamentos indenizatórios não podem ultrapassar 70% do salário dos magistrados. Como o teto constitucional é de R$ 46.366 por mês, a remuneração total pode chegar a cerca de R$ 78,8 mil mensais quando considerados os benefícios permitidos pela decisão da corte.

O processo está na fase de análise de embargos de declaração.

EUA vencem Austrália em Seattle e carimbam vaga no mata-mata da Copa

Reaman e Freeman comemoram gol da vitória
REUTERS
Os Estados Unidos venceram a Austrália por 2 a 0 nesta sexta-feira (19), em Seattle, pela segunda rodada da Copa do Mundo de 2026. Cameron Burgess (contra) abriu o placar para os americanos no início do primeiro tempo, e Alex Freeman ampliou na reta final da etapa inicial para garantir o resultado.  Flashscore Notícias / Eduarda Farias

Com o triunfo, a seleção dos EUA garantiu sua classificação antecipada para o mata-mata. Os donos da casa fecham sua participação na fase de grupos na próxima quinta-feira (25), quando enfrentam a Turquia para consolidar o topo.

Por outro lado, a Austrália estacionou nos três pontos e viu sua situação embolar no grupo, caindo para a vice-liderança provisória. Os Socceroos agora jogam a vida na competição também na quinta-feira (25), em duelo decisivo contra o Paraguai valendo a vaga na próxima fase.

Com o resultado positivo em Seattle, os EUA alcançaram o feito histórico de vencer duas partidas consecutivas em uma mesma edição de Copa do Mundo pela primeira vez desde 1930.

Pressão no 1° tempo garante festa americana
O grande fator do confronto foi a intensidade coletiva apresentada pelos Estados Unidos durante os 45 minutos iniciais. Empurrados pela torcida em Seattle, os comandados da casa sufocaram a saída de bola australiana e usaram a movimentação rápida de seus meio-campistas para desestruturar a defesa rival.

A postura agressiva surtiu efeito logo aos 10 minutos, quando Balogun arrancou em velocidade pela esquerda e cruzou firme para a área, forçando o defensor Cameron Burgess a empurrar contra o próprio gol para abrir o placar. A superioridade americana seguiu evidente no controle das segundas bolas, minando qualquer tentativa de ligação direta da Austrália.

A recompensa veio aos 43 minutos, em uma jogada ensaiada após cobrança de falta. Sergiño Dest finalizou em cima da zaga e, no rebote, Alexander Freeman testou firme para o fundo das redes. O lance chegou a ser anulado pela arbitragem no campo, mas foi validado pelo VAR após checagem de impedimento.

Polêmicas de arbitragem marcam a etapa final

ITABUNA-BA: Associação de Agentes Ambientais e Catadores participa de projeto de saúde ambiental

A Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI) participou do Projeto de Saúde Ambiental realizado na UPA 24 Horas no Bairro Monte Cristo em uma iniciativa que reuniu instituições públicas, estudantes e parceiros comprometidos com a promoção da sustentabilidade e da qualidade de vida da população.

A programação teve início com uma roda de conversa sobre gestão de resíduos sólidos, momento em que a AACRRI apresentou o papel fundamental dos catadores e catadoras na coleta seletiva, na economia circular e na preservação do meio ambiente.

Durante o encontro, também foram discutidos os impactos do descarte inadequado de resíduos para a saúde pública e sobre a necessidade da participação da comunidade na separação correta dos materiais recicláveis.

Como parte das atividades, foi realizado um Pit-Stop Ambiental levando informações e orientações aos moradores do bairro sobre a importância da coleta seletiva e do descarte responsável dos resíduos. A ação contou com a participação da equipe do projeto Porta a Porta da AACRRI, estudantes da Faculdade Anhanguera, representantes da Biosanear e profissionais da UPA 24 Horas, promovendo um trabalho integrado de conscientização ambiental.

Um dos momentos de destaque foi a revitalização de uma área que havia se tornado um ponto viciado de descarte irregular de resíduos, ação coordenada pela Biosanear, que transformou um espaço degradado em um ambiente mais limpo, organizado e acolhedor para a comunidade.

Conheça o sapo-flecha, animal que inspirou a nova camisa da Seleção Brasileira

Foto: Reprodução/Instagram/Nike/SDM
O sapo-flecha, conhecido pelas cores vibrantes e pela toxicidade presente em algumas espécies, ganhou destaque nas redes sociais após internautas associarem o animal ao novo uniforme azul da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026. A repercussão surgiu depois que a Nike e a CBF divulgaram detalhes da camisa, inspirada em padrões e tonalidades encontrados na natureza. Via 180graus

Segundo especialistas, o anfíbio pertence à família Dendrobatidae e está entre os mais coloridos do mundo. As cores intensas funcionam como um mecanismo de defesa natural, conhecido como aposematismo, que serve para alertar predadores sobre possíveis riscos. Entre as espécies mais conhecidas está o sapo-flecha-azul (Dendrobates tinctorius azureus), apontado por biólogos como o mais parecido visualmente com o novo uniforme da Seleção.

Além da aparência marcante, o animal desempenha papel importante no equilíbrio ambiental ao ajudar no controle de pequenos invertebrados. Especialistas também alertam que espécies da família enfrentam ameaças como desmatamento, queimadas e tráfico de animais silvestres. A repercussão do uniforme, segundo pesquisadores, contribuiu para ampliar o interesse do público pela biodiversidade brasileira e pela importância da preservação dos ecossistemas.

WhatsApp apresenta instabilidade nesta sexta-feira e usuários relatam dificuldades para enviar mensagens

Problemas começaram nas primeiras horas da manhã e afetaram o funcionamento da versão web do aplicativo
Imagem: reprodução
Usuários do WhatsApp Web enfrentaram dificuldades para utilizar a plataforma na manhã desta sexta-feira (19). Os primeiros relatos de instabilidade surgiram por volta das 6h30, principalmente relacionados ao envio e recebimento de mensagens.

As reclamações se concentraram em plataformas de monitoramento de serviços digitais, onde internautas apontaram falhas de conexão, lentidão e dificuldades para acessar normalmente a versão web do aplicativo de mensagens.

A instabilidade gerou queixas nas redes sociais e afetou usuários que utilizam o WhatsApp Web para atividades profissionais e comunicação diária. Até o momento, o aplicativo para dispositivos móveis não apresentou o mesmo volume de reclamações registrado na versão para navegadores.

Esta é a segunda ocorrência semelhante em menos de duas semanas. Na última sexta-feira (12), o WhatsApp e o Instagram, plataformas pertencentes à Meta, também registraram instabilidades em diferentes regiões, impactando milhares de usuários.

Diante dos relatos, a Meta informou que trabalha para restabelecer completamente os serviços. A expectativa é de que a normalização ocorra gradualmente ao longo do dia. No entanto, a empresa ainda não divulgou informações sobre as causas da falha.

EUCLIDES DA CUNHA-BA: Homem é preso ao tentar furtar caixa eletrônico em agência bancária

Alberto Maraux / SSP-BA
Um homem foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (19) após tentar furtar um caixa eletrônico de uma agência bancária no município de Euclides da Cunha, no interior da Bahia.

De acordo com a Polícia Militar, equipes do 5º BPM foram acionadas por meio do telefone 190 para verificar uma ocorrência na agência do Bradesco, localizada no Centro da cidade.

Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o suspeito violando um dos caixas eletrônicos da instituição financeira. As guarnições realizaram o cerco e efetuaram a prisão do homem ainda dentro da agência.

Após a captura, o suspeito foi encaminhado à Delegacia Territorial de Euclides da Cunha, onde a ocorrência foi registrada e as medidas cabíveis foram adotadas.

Idosa confessa matar companheiro após supostas ameaças

A suspeita contou à polícia que mantinha um relacionamento com a vítima há vários anos
Jaraguá do Sul – SC – Uma idosa confessou à polícia que m4t0u um homem encontrado sem vida na Via Verde. Segundo a investigação, ela admitiu a autoria durante depoimento e revelou que mantinha um relacionamento com a vítima havia vários anos. VIa NPExpresso

Motivação apresentada
De acordo com o relato da suspeita, os dois marcaram um encontro no local onde ocorreu o crime. Ela afirmou que decidiu cometer o assassin4to porque estaria sendo ameaçada pelo homem.

Arma usada no crime
A idosa contou ainda que a arma usada pertencia ao ex-marido. Conforme a versão apresentada, o relacionamento entre eles teria terminado depois que ele descobriu o envolvimento dela com a vítima.

Investigação continua
A Polícia Civil informou que a mulher não era considerada suspeita no início das investigações. Mesmo com a confissão, o caso segue sendo apurado para esclarecer todos os detalhes e circunstâncias do crime. Fonte: Jornal Razão / William Fritzke

ITABUNA-BA: Prefeitura reúne CRAS IV e enfermeiros das unidades de saúde do Módulo IV para melhor fluxo de atendimentos

A Prefeitura de Itabuna reuniu equipes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS IV) do Bairro São Caetano e enfermeiros das unidades de saúde do Módulo IV s nesta quinta-feira, dia 18, para alinhar estratégias que melhorem os atendimentos às famílias atendidas na unidade da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS).

Durante atendimentos às situações prioritárias e complexas, a equipe do CRAS precisa de articulação de outras políticas públicas como saúde, educação, habitação e justiça, para viabilizar os direitos sociais das famílias que na maioria das vezes estão em vulnerabilidade social.

“É preciso estreitar os laços com as secretarias municipais de Saúde e da Educação com relação às famílias, pois é preciso saber onde procurar atendimento, para onde encaminhar e dar o retorno para que possamos acompanhar à situação da pessoa ou da família. Queremos de fato que essa política pública se fortaleça”, disse a coordenadora do Centro de Referência IV, Mônica Cunha.

Segundo explicou, as equipes de enfermagem, por exemplo, precisam conhecer como funciona o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), como se dá o fluxo e também como acontece os programas Itabuna Mãe e Primeira Infância. Mais AQUI

Governo sanciona novo piso de R$ 5,1 mil com ganho real para professores da educação básica

O reajuste assegura ganho real de 1,5 ponto percentual acima da inflação. Lei ainda amplia a proteção aos profissionais do magistério e reforça a valorização da educação pública
Agência Gov | Via Casa Civil
Luís Fortes/MEC
Novo piso foi definido pelo Governo em janeiro deste ano. Reajuste assegura ganho real de 1,5 ponto percentual acima da inflação.

O Governo Federal sancionou a Lei 15.437/2026, que estabelece o novo piso salarial profissional nacional dos professores da educação básica em R$ 5.130,63. A medida sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, atualiza a legislação do magistério público e fortalece a política de valorização dos profissionais da educação.

Com o reajuste, o piso salarial dos professores terá aumento de 5,4% em relação ao valor anterior, de R$ 4.867,77, assegurando ganho real de 1,5 ponto percentual acima da inflação. Caso a regra anterior fosse mantida, o reajuste seria de apenas 0,37% em 2026.

A nova legislação estabelece critérios para a atualização anual do piso salarial profissional nacional e determina que o valor não poderá ser corrigido abaixo da inflação acumulada no período anterior. A norma também prevê a divulgação, pelo Ministério da Educação, da memória de cálculo utilizada para a atualização do piso, ampliando a transparência do processo.

Sem previsão de alta, Parreira apresenta melhora, diz hospital

Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Carlos Alberto Parreira, ex-treinador da seleção brasileira, apresentou melhora no quadro de inflamação pulmonar, mas segue internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Samaritano Barra, na Zona Oeste do Rio.

Em boletim divulgado nesta sexta-feira (19), a unidade de saúde destacou que Parreira, de 83 anos, ainda necessita de cuidados intensivos, respira com auxílio de aparelhos e que não há previsão de alta. O ex-treinador precisou ser entubado na última quarta-feira (17), segundo informações do ex-jogador Zinho ao Bahia Notícias.

Parreira convive há anos com um linfoma de Hodgkin, tipo de câncer que afeta o sistema linfático, responsável por parte importante da defesa imunológica do organismo. O linfoma de Hodgkin ocorre quando células do sistema imunológico sofrem alterações e passam a se multiplicar de forma descontrolada, podendo atingir diferentes regiões do corpo.

Responsável por comandar a equipe tetracampeã do Mundo, Parreira participou de seis Copas do Mundo como treinador e integrou comissões técnicas em outras edições do torneio. Além da Seleção Brasileira, o ex-técnico tem passagens por Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, África do Sul e clubes brasileiros.

Empresas têm até sábado para enviar dados que garantem pagamento do abono salarial

Informações sobre vínculos empregatícios de 2024 devem ser informadas ao eSocial para que trabalhadores elegíveis recebam o benefício em 2026
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Empresas de todo o país têm até este sábado (20) para atualizar no eSocial as informações trabalhistas referentes a 2024. O procedimento é uma etapa indispensável para a concessão do abono salarial aos trabalhadores que se enquadram nas regras do programa, com pagamentos programados para iniciar em outubro do próximo ano.  Agência Brasil

A atualização cadastral é utilizada pelo governo federal para verificar quem tem direito ao benefício. Por isso, dados incorretos ou não informados dentro do prazo podem atrasar ou até impedir a liberação do pagamento aos empregados elegíveis.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, os registros enviados até a data limite serão considerados para a inclusão dos beneficiários na folha de pagamento prevista para 15 de outubro de 2026. A medida também permite que empregadores regularizem pendências de declarações que não foram transmitidas anteriormente.

Para receber o abono, é necessário que o trabalhador esteja inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, tenha trabalhado com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias em 2024, recebido remuneração média mensal de até R$ 2.766 e tenha seus dados corretamente informados pelo empregador.

O crédito será realizado pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil. Entre as modalidades previstas estão depósito em conta, transferência eletrônica, Pix e saque presencial nas agências e demais canais de atendimento das instituições financeiras.

Governo reduz para 30 dias prazo de inclusão de processos no INSS

Medida provisória reduz prazos e permite a inclusão de mais processos no programa criado para diminuir a fila de requerimentos previdenciários e assistenciais
Foto: Rafael Carvalho/INSS
O governo federal publicou nesta sexta-feira (20) uma medida provisória que amplia os mecanismos para acelerar a análise de pedidos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A iniciativa busca reduzir o tempo de espera enfrentado por segurados que aguardam a concessão de benefícios previdenciários e assistenciais.

Com a nova regra, o Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB) passa a incluir também processos relacionados ao reconhecimento inicial de direitos, permitindo que um número maior de requerimentos seja analisado dentro da estrutura criada para reduzir o estoque de demandas pendentes.

Outra mudança promovida pela medida é a redução do prazo para que processos e serviços administrativos sejam incorporados ao programa. O limite, que era de 45 dias, passa a ser de 30 dias. A partir de agora, poderão integrar o PGB os pedidos que ultrapassarem esse período de análise ou que estejam com prazo judicial vencido.

Segundo o governo, a ampliação do programa fortalece a capacidade operacional do INSS e deve contribuir para tornar mais ágil a prestação de serviços aos cidadãos. O PGB já é utilizado para análise de processos, revisões e reavaliações de benefícios previdenciários e assistenciais.

A medida entrou em vigor imediatamente após sua publicação no Diário Oficial da União. De acordo com o Executivo, a mudança não deverá gerar novas despesas, uma vez que sua execução seguirá os limites orçamentários e financeiros já previstos para o programa.

Israel e Hezbollah anunciam cessar-fogo após nova escalada de ataques

Trégua mediada por Estados Unidos, Catar e Irã entra em vigor nesta sexta-feira (19)
Foto: Divulgação/Forças de Defesa de Israel
Israel e o Hezbollah concordaram com um cessar-fogo que passou a valer às 10h desta sexta-feira (19), no horário de Brasília. A informação foi divulgada por uma autoridade do governo dos Estados Unidos à agência Reuters.

Segundo a fonte, o acordo foi negociado com mediação dos Estados Unidos e do Catar, com apoio do Irã. A trégua foi anunciada poucas horas depois de uma nova troca de ataques entre as partes na fronteira entre Israel e o Líbano.

Integrantes do Hezbollah afirmaram que o grupo interrompeu as ações militares assim que recebeu a confirmação do cessar-fogo. Do lado israelense, autoridades declararam que as Forças Armadas irão respeitar o acordo, mas permanecerão atuando contra eventuais ameaças.

A trégua ocorre após uma escalada de violência registrada nas últimas horas. Israel informou ter atacado mais de 80 alvos ligados ao Hezbollah no sul do Líbano, alegando resposta a violações anteriores do cessar-fogo e a ataques contra militares israelenses.

O conflito se intensificou mesmo após o acordo de paz firmado nesta semana entre Estados Unidos e Irã, que previa o encerramento dos combates em diferentes frentes da região. Apesar do novo cessar-fogo, o governo israelense mantém tropas no sul do Líbano, enquanto seguem as negociações sobre a presença militar no território.

Cabeleireira é executada a tiros dentro de salão de beleza em Salvador

Reprodução/Redes Sociais
Uma mulher de 33 anos, identificada como Vanessa Souza Cerqueira, foi executada a tiros dentro de um salão de beleza nesta quinta-feira (18), na Rua Lisboeta, no bairro de Pituaçu, em Salvador. A vítima trabalhava como cabeleireira no estabelecimento ao lado da mãe.

Segundo informações iniciais, Vanessa foi surpreendida por um homem que chegou ao local em uma motocicleta. O suspeito efetuou os disparos contra a vítima e fugiu em seguida.

Equipes policiais foram acionadas e isolaram a área para a realização da perícia. Rondas foram feitas na região, mas nenhum suspeito foi preso.

O caso é investigado pela Polícia Civil, que busca esclarecer a autoria e a motivação do crime. Via Bnews

ITABUNA-BA: Junho Vermelho<> Hospital de Base mobiliza acompanhantes para incentivar a doação de sangue

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), realizou nesta semana uma ação em referência à campanha Junho Vermelho, voltada à conscientização da população sobre a importância da doação de sangue.

Destinada a acompanhantes e familiares de pacientes, a campanha aconteceu na terça-feira passada, dia 16, no auditório da unidade hospitalar com o objetivo de atrair e incentivar novos doadores a contribuir para o atendimento da demanda mensal do hospital que necessita de 500 bolsas de sangue, em média.

A programação foi promovida pela Agência Transfusional e contou com uma palestra ministrada pela coordenadora do setor Fátima Nicácio. De forma didática, ela explicou como funciona o processo de doação, esclareceu dúvidas e desmistificar crenças que ainda afastam muitas pessoas desse ato de solidariedade e amor.

O evento contou ainda com a participação de colaboradores da instituição e estudantes da área da saúde que realizam estágios no hospital. “A ideia foi sensibilizar os participantes para a importância da doação de sangue, uma vez que os acompanhantes são potenciais doadores e podem contribuir diretamente para salvar vidas”, destacou.Em seguida, o Núcleo de Humanização conduziu a dinâmica “Corrente da Vida”, que convidou os participantes a compartilharem experiências e reflexões sobre o tema.

Vacina contra HPV zera mortes de jovens por câncer de colo de útero na Inglaterra, revela estudo

Rinaldo de Oliveira/ SNB
A pesquisa sobre a vacina contra o HPV, publicada na The Lancet, mostra que nenhuma mulher morreu de câncer de colo do útero na Inglaterra. - Foto: Adobe Stock

E tem gente que ainda duvida e impede filhos de tomar. Um novo estudo mostra que a vacina contra HPV conseguiu praticamente zerar as mortes de jovens de até 30 anos por câncer de colo do útero, na Inglaterra.

A pesquisa, publicada na revista científica The Lancet, revela que, pela primeira vez, nenhuma mulher entre 20 e 24 anos morreu de câncer de colo do útero na Inglaterra entre 2020 e 2024. Desde a introdução da vacina no país, cerca de 200 mortes já foram evitadas. Os resultados animam médicos e pesquisadores porque comprovam que a vacina não apenas previne o câncer, mas também salva vidas de forma concreta.

Aqui no Brasil, a vacinação gratuita contra o HPV começou em 2014, quando a vacina quadrivalente foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação, para meninas de 11 a 13 anos. Hoje o SUS disponibiliza o esquema vacinal para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos de ambos os sexos.

A pesquisa inglesa
Na Inglaterra a imunização começou 6 anos antes, em 2008, para meninas de 12 e 13 anos e foi ampliada para meninos em 2019.

Hoje, aproximadamente 90% das adolescentes ingleses recebem a vacina nessa faixa etária.

Segundo os pesquisadores, entre 2015 e 2019, as mortes por câncer de colo do útero entre mulheres jovens já haviam caído 80%. Agora, os números chegaram praticamente a zero.

Marco histórico
A pesquisa foi realizada pelo Cancer Research UK em parceria com a Queen Mary University of London.

Para especialistas, o resultado representa um marco histórico na luta contra um dos cânceres que mais matam mulheres no mundo.

O HPV, vírus transmitido principalmente por relações sexuais, está ligado a praticamente todos os casos de câncer de colo do útero. Na maioria das vezes, ele não provoca sintomas, o que torna a prevenção ainda mais importante.

Salva vidas
Michelle Mitchell, diretora-geral do Cancer Research UK, disse à AFP que os resultados mostram o verdadeiro impacto da vacinação.

Analfabetismo no Brasil cai a 4,9%, menor taxa desde 2016

IBGE: país tem 8,4 milhões de analfabetos, menor número desde 2016
Analfabetismo atinge principalmente a população idosa
Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil
© Geovana Albuquerque/Agência Brasília
Em 2025, o Brasil tinha 8,4 milhões de pessoas com 15 anos ou mais de idade analfabetas, correspondendo a uma taxa de analfabetismo de 4,9% - a menor taxa da série histórica iniciada em 2016.

Em relação a 2024, houve redução de 0,4 ponto percentual (p.p.) na taxa nacional, representando uma diminuição de cerca de 592 mil pessoas analfabetas no país.

Em nove anos, a taxa nacional de analfabetismo caiu de 6,7%, em 2016, para 4,9%, em 2025, uma redução de 1,8 p.p. no período. A Região Nordeste (4,8 milhões de pessoas) concentra 57,4% desse total.

Os dados estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Educação (2025), divulgados nesta sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O analfabetismo atinge principalmente a população idosa. Em 2025, havia 4,8 milhões de analfabetos com 60 anos ou mais, o que representa 14,9% das pessoas desse grupo etário. Os analfabetos com 60 anos ou mais de idade eram 58% do total de analfabetos do país. Já a taxa de analfabetismo de pretos ou pardos (20,6%) era quase três vezes superior à de brancos (7,3%) nesse grupo etário.

Taxa de analfabetismo entre as pessoas de 15 a 59 anos de idade foi de 2,6T. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
Quando se adiciona os grupos mais jovens no cálculo da taxa de analfabetismo, os percentuais diminuem progressivamente: 8,3% entre as pessoas com 40 anos ou mais, 5,8% entre aquelas com 25 anos ou mais, e 4,9% na população com 15 anos ou mais.

Segundo o IBGE, a taxa de analfabetismo entre as pessoas de 15 a 59 anos de idade foi de 2,6%, indicando que as novas gerações tiveram maior acesso à escolarização, sendo alfabetizadas ainda na infância.

"Essa diferença de 11,3 p.p. entre os grupos etários reforça a importância de políticas de manutenção de crianças e jovens na escola, bem como aquelas específicas para alfabetização de adultos e idosos.”

Em 2025, a taxa de analfabetismo entre mulheres de 15 anos ou mais de idade foi de 4,6%, enquanto entre os homens foi de 5,2%. A redução em relação a 2024 foi de 0,4 p.p. para ambos os sexos. Na população com 60 anos ou mais de idade, a taxa de analfabetismo das mulheres, que historicamente era superior à dos homens, em 2025 passou a ser menor, com 13,7% para mulheres e 14,1% para homens, o que representa uma diferença de 0,4 p.p.

“A variação das taxas por sexo, especialmente entre os mais velhos, sugere avanços na escolarização feminina em todas as gerações, apontando para uma reversão do legado de desigualdade educacional do passado”, analisa o IBGE.

Em 2025, 59,4% das mulheres com 25 anos ou mais de idade haviam completado, ao menos, a educação básica obrigatória, enquanto entre os homens esse percentual era de 55,2%. Ambos os grupos apresentaram crescimento em relação a 2024, indicando uma tendência positiva no acesso à escolarização.

Em relação à cor ou raça, 64,9% das pessoas de cor branca haviam concluído o ciclo básico educacional, contra 51,3% das pessoas de cor preta ou parda, resultando em uma diferença de 13,6 p.p. entre esses grupos. Essa diferença permanece praticamente inalterada em relação a 2024, quando era de 13,3 p.p., no entanto, é 2,8 p.p. menor que em 2016, quando a diferença era de 16,4 p.p., refletindo as persistentes desigualdades.
Creche

Em 2025, no Brasil, 64,1% das crianças de 0 a 1 ano e 57,1% das crianças de 2 a 3 anos que não frequentavam creche estavam fora da escola por opção dos pais ou responsáveis. Esse motivo permaneceu como o mais citado em todas as grandes regiões, com frequência mais elevada entre o primeiro grupo.

O segundo motivo mais citado foi não ter escola/creche na localidade, falta de vaga ou a não aceitação da matrícula por causa da idade da criança. Entre as crianças de 0 a 1 ano, 28,1% dos responsáveis apontaram esse fator; entre as de 2 a 3 anos, o percentual foi de 33,4%.

Abandono escolar
No grupo de jovens de 14 a 29 anos do país, 7,7 milhões não haviam completado o ensino médio em 2025, seja por terem abandonado a escola antes do término dessa etapa ou por nunca a terem frequentado. Desses jovens, 59,8% eram homens e 40,2% eram mulheres. Considerando a distribuição por cor ou raça, 26,4% eram brancos e 72,8% eram pretos ou pardos.

Ovelha chama atenção de criadores ao dar à luz a quatro cordeiros de uma só vez

Os quadrigêmeos nasceram saudáveis no interior de Alegrete
Alegrete – RS – (Região da Fronteira Oeste) – Uma ovelha da raça Ideal Branca chamou a atenção dos criadores ao dar à luz quatro cordeiros de uma só vez na localidade de Caiboaté. Os filhotes são três fêmeas e um macho. Todos estão saudáveis e seguem ao lado da mãe. Via NPExpresso

Caso raro
O nascimento aconteceu durante a atual temporada de parições e surpreendeu produtores da região. Nas últimas semanas já haviam sido registrados vários casos de trigêmeos, mas a chegada de quadrigêmeos é considerada bem mais rara na ovinocultura.

O que explica
Segundo veterinários ouvidos pelo Portal Alegrete Tudo, fatores como genética, alimentação e boas condições das pastagens ajudam a aumentar as chances de partos múltiplos. A seleção de reprodutores também influencia diretamente na prolificidade das matrizes.

Cuidados redobrados
Especialistas destacam que quanto maior o número de cordeiros, maior é a atenção necessária com a alimentação da mãe e o desenvolvimento dos filhotes. Para os criadores, o nascimento dos quatro cordeiros se tornou um dos fatos mais marcantes desta safra de parições na região. Fonte: Portal Alegrete Tudo

ALCOBAÇA-BA: Radialista Osmar Guarnelles recebe Título de Cidadão Alcobecense

Sisu+: Inscrições para concorrer a vagas do 2º semestre terminam hoje

Para participar, candidato deve ter feito provas do Enem
Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil
© MEC/Divulgação
Os candidatos interessados nas vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu+), a etapa inédita e complementar do Sisu, podem se inscrever até as 23h59 desta sexta-feira (19), no horário de Brasília.

Os estudantes devem ter participado de uma ou mais edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos três anos e ter concorrido a vagas na etapa regular do Sisu 2026.

O sistema amplia as chances de acesso à educação superior pública dentro do mesmo processo seletivo, porque oferece eventuais vagas disponíveis para ingresso no segundo semestre de 2026 em instituições públicas de ensino superior que aderiram ao processo

Nesta primeira edição do Sisu+, 34 instituições, como universidades e institutos federais, aderiram ao processo seletivo.

Inscrições
Para se inscrever no Sisu+, os interessados devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

No momento da inscrição, o candidato poderá escolher até dois cursos, de modo independente das escolhas feitas em janeiro deste ano.

Se necessário, os estudantes que participaram da etapa regular podem atualizar informações socioeconômicas e alterar modalidades de concorrência.

É preciso indicar a primeira e segunda opção de preferência dos cursos. Até o fim do período de inscrição, o candidato pode alterar sua inscrição quantas vezes quiser.

Em cada uma delas, o estudante poderá visualizar o curso escolhido, o local de oferta, a instituição de ensino, o turno, o grau, eventuais ações afirmativas próprias da instituição (quando houver) e as modalidades de concorrência nas quais estará inscrito.

Confira o passo a passo para inscrição informado pelo Ministério da Educação (MEC):
- acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior;
- faça o login na plataforma com a sua conta Gov.br;
- informe todos os dados de cadastro, como informações de contato, nome social e endereço;
- preencha o questionário de informações sociais e econômicas para que o MEC possa identificar as modalidades de cotas disponíveis;
- escolha o curso e a instituição desejadas;
- o sistema considerará a maior nota desde o Enem 2023 para classificar o candidato;
- com curso e opções definidos, e após verificar as modalidades de vagas disponíveis, é só confirmar a escolha e a inscrição no Sisu+ estará concluída. Mais na agenciabrasil

Governo quer bloquear dinheiro de bets ilegais

Valores poderão abastecer o Fundo Nacional de Segurança Pública depois de análise legal; instituições financeiras terão 48 horas para congelar recursos
Caio Barcellos / sbt
Reprodução | Freepik
O governo federal anunciou nesta sexta-feira (19) que pretende bloquear recursos financeiros ligados a bets ilegais e destinar o dinheiro ao Fundo Nacional de Segurança Pública depois do devido processo legal.

Segundo o governo, bancos, fintechs e instituições de pagamento terão prazo de 48 horas para congelar valores de contas associadas a empresas de apostas que funcionam sem autorização no país. As instituições financeiras também poderão responder de forma solidária pelas transferências realizadas por bets ilegais.

A medida foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em vídeo publicado nas redes sociais, ao lado do ministro da Fazenda, Dario Durigan, e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva. Os detalhes estão sendo apresentados em entrevista coletiva dos ministros.

Entenda
A Fazenda deve comunicar bancos, fintechs e instituições de pagamento quando identificar contas associadas a empresas de apostas sem autorização federal. A partir dessa comunicação, os recursos deverão ser congelados preventivamente.

Depois do bloqueio, os casos serão encaminhados à Advocacia-Geral da União (AGU), que ficará responsável por adotar as medidas legais para direcionar os valores ao Fundo Nacional de Segurança Pública. Segundo integrantes do governo, a lógica é fazer com que “dinheiro do crime” seja revertido para o combate ao crime.

Durigan afirmou que a medida busca atingir a estrutura financeira de empresas que operam fora do mercado regulado de apostas. Segundo o ministro, a Secretaria de Prêmios e Apostas e a Receita Federal (RF) vêm construindo uma base de inteligência para identificar operadores ilegais e mapear a movimentação de recursos.

O governo também afirmou ter identificado 27 instituições financeiras que concentram operações ligadas a cerca de 50 mil sites de bets ilegais.

RF aperta o cerco
O anúncio foi feito um dia depois da Operação Conto da Sorte, que apura um esquema de exploração irregular de apostas de quota fixa, as chamadas bets. A ação cumpriu 14 mandados de busca e apreensão em Pernambuco, Ceará e São Paulo.