Presidente dos Estados Unidos diz que Teerã violou o cessar-fogo e afirma que país pode concluir ofensiva militar iniciada no Oriente Médio
SBT News, Reuters
Estreito de Ormuz, uma das principais rotas marítimas para o transporte global de petróleo | Reuters / Reprodução

Os Estados Unidos voltaram a atacar o Irã na noite deste sábado (27), intensificando a crise no Oriente Médio poucas horas depois de o governo iraniano lançar ataques com drones contra bases militares americanas no Golfo.
Segundo o Comando Central dos Estados Unidos (Centcom), a operação foi uma resposta direta à ofensiva iraniana e teve como alvo instalações militares de vigilância, comunicações, defesa aérea, armazenamento de drones e estruturas utilizadas para o lançamento de minas marítimas.
"O Irã teve a oportunidade de honrar o acordo de cessar-fogo, mas optou por não fazê-lo", afirmou o Centcom.
Trump faz ameaça direta ao Irã
Após os bombardeios, o presidente Donald Trump publicou uma mensagem em que afirmou que os Estados Unidos atingiram depósitos de mísseis, drones e radares costeiros iranianos.
O republicano acusou Teerã de violar novamente o acordo de cessar-fogo e fez a declaração mais dura desde o início da nova escalada militar.
"As aeronaves dos Estados Unidos acabaram de atingir locais de armazenamento de mísseis e drones iranianos, e locais de radar costeiros, por violar o Acordo de Cessar-Fogo novamente. É muito possível que nunca aprendam. Pode chegar um ponto em que não sejamos mais capazes de ser razoáveis e seremos forçados a concluir militarmente o trabalho que começamos com muito sucesso. Se isso acontecer, a República Islâmica do Irã não existirá mais", afirmou Trump.
Horas antes da ofensiva americana, o Irã informou ter lançado uma série de drones contra bases militares dos Estados Unidos no Golfo como resposta aos ataques realizados por Washington na região do Estreito de Ormuz.
O Bahrein, sede da 5ª Frota da Marinha dos Estados Unidos, confirmou que foi alvo da ofensiva.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores do país informou que "um número de drones iranianos" foi lançado contra o território bahreinita e classificou a ação como "uma ameaça flagrante à segurança dos cidadãos e residentes".
Nenhum comentário:
Postar um comentário