
Os cientistas dos EUA descobriram que a nova vacina experimental contra o HIV fez o corpo dos animais acionar o sistema de defesa com sucesso. - Foto/ reprodução/AgenciaAids
Fantástico! Pesquisadores dos EUA testaram a nova vacina experimental contra o HIV, em dose única, e ela conseguiu acionar o sistema de defesa do corpo com sucesso.
Os testes animadores foram feitos em animais e o imunizante fez com que anticorpos específicos contra o vírus fossem produzidos algumas semanas após a injeção.
O resultado foi publicado na revista Nature Immunology e chamou a atenção porque pode trazer um esquema de vacinação mais simples para uma doença que ainda não tem imunizante aprovado.
Como funciona a vacina
O estudo foi conduzido por especialistas do Instituto Wistar, em um centro dedicado ao desenvolvimento de vacinas e imunoterapias. A nova vacina, chamada WIN332, foi construída com foco em uma parte específica da estrutura externa do HIV.
O vírus utiliza uma proteína de superfície, conhecida como Env, para se conectar às células do organismo. Dentro dessa proteína existe uma região chamada Glicano V3, que, segundo os autores, apresenta menor variação entre diferentes linhagens do vírus.
A vacina apresenta ao sistema imunológico uma forma de “ensinar” o corpo a mirar em um alvo que muda menos, o que aumenta a chance de bloquear diferentes variantes em circulação. Mais no sonoticiaboa
Nenhum comentário:
Postar um comentário