
A Festa de Iemanjá, realizada nesta segunda-feira, dia 2, no litoral de Ilhéus, segue reunindo centenas de fiéis, lideranças religiosas e representantes de terreiros de toda a região sul da Bahia. Mais de 200 representantes do povo de santo marcaram presença no tradicional encontro em homenagem à Rainha do Mar, fortalecendo a fé, a ancestralidade e a valorização das religiões de Matrizes Africanas. Via Ascom/Pref Itabuna
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), prestou apoio logístico ao evento disponibilizando quatro ônibus para garantir o deslocamento do povo de terreiro até o litoral ilheense, na Praia do Cristo, integrando a celebração conhecida como “Do Cacau ao Litoral”.
A festa segue acontecendo ao longo do dia, reunindo diversas comunidades, casas de axé, sacerdotes, sacerdotisas e devotos, em um momento marcado pela espiritualidade, pelas oferendas, cânticos, rituais e manifestações culturais que exaltam a força e a resistência das tradições afro-brasileiras.
Além do caráter religioso, o evento também se consolida como um importante espaço de encontro, diálogo e valorização da diversidade cultural, promovendo respeito, união e reconhecimento das Matrizes Africanas como parte fundamental da identidade do povo baiano.
A programação continua na Praia do Cristo, com a participação ativa das comunidades e a presença de fiéis que celebram Iemanjá com fé, devoção e esperança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário