> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: 11ª Conferência Municipal de Saúde discute o planejamento e o fortalecimento do SUS

.

.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

ITABUNA-BA: 11ª Conferência Municipal de Saúde discute o planejamento e o fortalecimento do SUS

Trabalhadores, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Itabuna participam da 11ª Conferência Municipal de Saúde nesta terça-feira, dia 9, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.

A Conferência tem como objetivo reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, promovendo o diálogo entre o poder público e a sociedade civil.

O encontro, que é organizado pelo Conselho Municipal de Saúde com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conta também com a presença de representantes da Câmara de Vereadores e da sociedade civil, que debatem metas e estratégias para a saúde nos próximos anos.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, ressalta o compromisso da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) com o fortalecimento do SUS e a importância deste novo ciclo de planejamento na saúde.

“Durante a Conferência de Saúde a sociedade tem a oportunidade de dar a sua contribuição para a construção das metas. Quanto maior a participação da sociedade, maior a possibilidade de termos um Plano Municipal de Saúde que contemple as necessidades dos usuários do SUS em Itabuna”, comenta.

A palestra de abertura debateu o tema central da Conferência “Planejando e fortalecendo o SUS: da gestão do trabalho à participação social na produção do cuidado em Itabuna/BA”, seguida de atividades em grupo sobre os eixos discutidos nas Rodas de Conversa que aconteceram previamente na Rede de Atenção à Saúde.

A vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Izabel Fabricante, ressalta a importância da participação popular na construção das políticas públicas de saúde.

“Nesta edição organizamos antecipadamente as Rodas de Conversa. Visitamos cada segmento da Rede de Atenção à Saúde e isso nos ajudou muito na construção das propostas de forma personalizada, porque as necessidades são distintas”, explica.

O vereador Paulo Eduardo (Paulinho do Banco), presidente da Comissão de Saúde na Câmara Municipal, ressalta a importância da participação social em dois instrumentos importantes que a sociedade tem que são os Conselhos de Saúde e as Conferências de Saúde.

“O primeiro instrumento é o Conselho Municipal de Saúde, um órgão de controle, mas essencialmente também de participação efetiva na tomada de decisões e na construção de políticas públicas”.

E completa: “o segundo instrumento muito importante é a Conferência Municipal de Saúde, que tem o papel de construir o Plano Municipal de Saúde SUS para os próximos quatro anos. Envolve todas as necessidades e desafios apontados para o SUS e requer participação efetiva de toda sociedade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário