> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Prefeitura realiza audiência pública para apresentação da proposta da LDO 2026

terça-feira, 25 de março de 2025

ITABUNA-BA: Prefeitura realiza audiência pública para apresentação da proposta da LDO 2026

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Fazenda e Orçamento, realizou na manhã desta terça-feira, dia 25, no Plenário Raymundo Lima da Câmara Municipal de Vereadores, uma audiência pública para apresentação da proposta da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO 2026). Com o uso de gráficos, o consultor Cleiton Dantas exibiu avanços neste instrumento de planejamento.

Segundo ele, pelas projeções, Itabuna pode alcançar até 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia e um orçamento de até R$ 1,6 bilhão no próximo ano, dados que vão depender de outras variáveis da economia do estado ao longo do atual exercício fiscal.

“São projeções com base no desempenho econômico da Bahia com repercussões em Itabuna e outros municípios, a partir de estudos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), órgão responsável pela elaboração de pesquisas que subsidiam o planejamento governamental”, explicou.

O consultor da ECONTAP acrescentou que a audiência pública foi o primeiro passo para a coleta de propostas e sugestões destinadas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO-2026) que vão se complementar com a participação da população na consulta online até às 23h59min, do dia 14 de abril, por meio de um formulário disponível no site oficial da Prefeitura.

O supervisor da Secretaria de Fazenda e Orçamento, João Pereira Xavier Neto, explicou que por meio de acesso pelo banner no site oficial, as pessoas vão responder a oito perguntas sobre as principais áreas da Administração Municipal: infraestrutura e urbanismo, saúde, educação, assistência social, meio ambiente e agricultura e cultura e lazer.

“Com as duas etapas de consulta, se amplia a participação democrática da população na formulação da LDO, além de dar transparência e legitimidade ao processo desse instrumento de planejamento orçamentário municipal”, comenta o controlador-geral do Município, Antenor Tupinambá.

“É muito importante que os cidadãos participem para que a Administração Municipal possa definir prioridades, a partir das sugestões formuladas tanto na audiência pública quanto na consulta virtual” afirmou.

“As pessoas que desejarem da consulta online, devem participar porque é um exercício democrático da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), além da transparência governamental”, finalizou Tupinambá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário