A Passagem de Comando foi realizada nesta quarta-feira (15)
Ellen Tavares / LeiaJá
Foto: Força Aérea Brasileira
A major aviadora Joyce de Souza Conceição, natural de Manaus, assumiu o comando do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) da Força Aérea Brasileira (FAB), em cerimônia de passagem de comando realizada nesta quarta-feira (15), na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. *Com informações da assessoria da FAB
Sendo a primeira mulher a assumir o comando do “Esquadrão Gordo”, a aviadora ingressou na FAB em 2023, tendo sua formação como Aspirante a Oficial Aviadora em dezembro de 2006, sendo parte da primeira turma de aviadoras da Academia da Força Aérea (AFA). Contudo, em 2007, a Major se especializou em Aviação de Transporte, podendo atuar no Norte do Brasil pilotando as aeronaves C-98 Caravan e C-97 Brasília.
Em 2012, ainda como tenente, Joyce foi a a primeira aviadora brasileira habilitada a pilotar o C-130 Hercules, uma das aeronaves mais emblemáticas da FAB. Além desses marcos, no atual esquadrão a qual comanda, a Major, em 2016, no posto de capitã, se tornou a primeira mulher brasileira a pousar na Antártica.
“Ser escolhida para comandar o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte, o Esquadrão Gordo, foi uma grande emoção, e me senti muito grata por esse reconhecimento da Força Aérea ao meu trabalho. A Unidade que irei comandar é uma das mais operacionais e realiza inúmeras missões de relevância para o país, sobretudo em momentos de crise, como foi demonstrado em sua participação na Operação Taquari II em 2024, após as enchentes no Rio Grande do Sul. Além disso, faz parte da rotina da unidade o cumprimento de missões operacionais como lançamento de carga e de paraquedistas, reabastecimento em voo, busca e salvamento e combate a incêndios em voo”, comentou a Major Joyce de Souza Conceição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário