> TABOCAS NOTICIAS : Guardas municipais de Caruaru agridem homem até ele desmaiar durante abordagem

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Guardas municipais de Caruaru agridem homem até ele desmaiar durante abordagem

Guardas municipais de Caruaru aparentam tentar conter um homem que resiste à prisão, mas ele é agredido até desmaia
Rachel Andrade / Por LeiaJa
Imagem: Reprodução
Um homem foi agredido até desmaiar, durante abordagem de guardas municipais, no último sábado (7), em Caruaru, no Agreste do estado. Imagens que circulam nas redes sociais mostram a vítima desacordada, algemada e caída no chão. O registro foi feito por uma mulher, que diz ser irmã dele.

O caso aconteceu em uma abordagem na rua, quando um grupo de guardas teriam algemado o homem, que não foi identificado, com a intenção de contê-lo. De acordo com informações da prefeitura de Caruaru, ele teria proferido ameaças e xingamentos contra os guardas. No vídeo, a mulher que seria irmã do agredido grita e aponta para o rosto dele. Da boca dele sai sangue, e ele está inconsciente, deitado no chão. Ainda é possível ouvir o barulho de dois disparos de arma de fogo, mas que podem ter sido para o alto, com a intenção de dispersas o público.

Após alguns instantes, os guardas levam o homem, ainda desmaiado, para dentro da viatura. Um deles chega a falar para a mulher que está gravando que ele seria levado ao hospital. Em vários momentos é possível ouvir os agentes gritando com a mulher, que também grita e chora durante toda a gravação. Ela também tenta entrar na viatura, mas sem sucesso.

Guardas municipais teriam recebido ameaças
De acordo com o jornalista Nogueira Júnior, a prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Ordem Pública (SECOP), informou que o incidente ocorreu em um Posto Avançado da Guarda Municipal, localizado na Rua Salgado da Gama. A pasta relatou que dois homens “aparentemente embriagados”, teria proferidos insultos e ameaças contra os guardas no local.

Os agentes solicitaram reforço depois de “diversas tentativas de negociação”, para tentar conter os homens. Um deles estava mais agitado e teve de ser algemado para a realização da revista pessoal. Sobre as agressões até o desmaio do civil, a nota explica apenas que “um dos homens apresentou ferimentos no lábio e foi levado pela própria Guarda Municipal à UPA estadual”.

A nota conta ainda que na Unidade de Pronto Atendimento, o homem teria ameaçado a equipe de plantão e se recusou a realizar exames. Por fim, os agentes levaram os dois homens à Delegacia de Plantão, onde foram autuados por desacato, resistência e ameaças. Um deles chegou a ter a fiança estipulada no valor de R$ 1.500.

Nenhum comentário:

Postar um comentário