Um exemplo impressionante da engenhosidade e da determinação de quem busca a liberdade.
Em 2003, um grupo de 12 cubanos tentou fugir de Cuba rumo à Flórida em um veículo extremamente modificado: uma velha caminhonete Chevrolet de 1951.
O veículo foi transformado em uma espécie de “barco improvisado” com dois grandes barris de 200 litros para flutuação e uma hélice presa ao cardã, adaptada para impulsionar o carro pela água.
O grupo começou a viagem com uma velocidade média de 20 km/h e conseguiu percorrer uma parte do trajeto no mar. Contudo, a viagem terminou quando a Guarda Costeira dos EUA interceptou a caminhonete nas águas próximas à Flórida.
Impressionados pela engenhosidade do grupo, os oficiais elogiaram a criatividade e o esforço dos cubanos, mas, como exigiam as leis de imigração, acabaram levando os migrantes de volta a Cuba.
Esse episódio atraiu a atenção da mídia internacional na época e foi mais um dos exemplos de como cubanos, ao longo dos anos, buscaram formas criativas e arriscadas para deixar o país em busca de uma vida melhor nos Estados Unidos. Por npexpresso
Nenhum comentário:
Postar um comentário