> TABOCAS NOTICIAS : Black Friday: Como evitar comprar por impulso? Confira dicas para um consumo consciente

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Black Friday: Como evitar comprar por impulso? Confira dicas para um consumo consciente

Em meio a tantos descontos em produtos e serviços, será que é possível consumir de forma consciente? Como evitar comprar por impulso?
Tainah Santana
Promoções podem fazer consumidor gastar mais do que o planejado. 
Foto: Arquivo/Agência Brasil
Apesar de uma série de promoções sendo anunciadas nas últimas semanas, a edição de 2024 da Black Friday ocorre nesta sexta-feira (29). Em meio a tantos descontos em produtos e serviços, será que é possível consumir de forma consciente? Como evitar comprar por impulso?

Ao se deparar com um grande desconto, o consumidor pode se precipitar e levar algo que realmente não está precisando. Para a educadora financeira Karina Cavalcanti, as pessoas se deslumbram ao olhar as vitrines das lojas, que nesse período ficam ainda mais atraentes.

“As seções de roupas se tornam bastante atraentes, porque as lojas fazem promoções apelando para as vantagens como ‘comprem 3 paguem 2’, fazendo uma junção de peças e colocando um valor atraente. Às vezes a pessoa vai comprar só uma blusa ou uma calça e acaba levando o look completo”, explica Cavalcanti. Segundo ela, os campeões das compras por impulso na Black Friday são roupas e acessórios.

Outros itens também enchem os olhos dos consumidores e entram na lista de compras por impulso. De acordo com a educadora financeira, eletroeletrônicos e itens para casa também são bastante procurados. “Quem nunca viu um fone de ouvido ou smartwatch em promoção e pensou ‘Eu preciso disso na minha vida agora?’ A tecnologia dá essa sensação de upgrade instantâneo, mesmo quando o item antigo ainda está ótimo.”

Equilíbrio
A falta de controle nas compras não apenas causa impacto no saldo bancário, podendo gerar dívidas e afetar outras áreas. Segundo Cavalcanti, pode haver impactos no bem-estar emocional, relacionamentos pessoais, metas e sonhos adiados, espaço físico e organização, saúde mental a longo prazo e desenvolvimento de maus hábitos financeiros.

Consumo consciente é possível?
Diante dessas informações, como fazer para consumir conscientemente? Para Karina Cavalcanti, é questão de ter equilíbrio emocional na hora de entrar no estabelecimento e ter planejamento.

A especialista dá algumas dicas de como aproveitar a Black Friday sem agir no calor da emoção. Confira no vídeo aqui no leiaja

Nenhum comentário:

Postar um comentário