Rubro-negro precisa se superar nos últimos 13 jogos do Brasileirão para conseguir permanecer na primeira divisão
Crédito: Paula Fróes/CORREIO
Os últimos anos do Vitória são uma verdadeira montanha-russa de sentimentos para o torcedor do clube, já que a parte rubro-negra da Bahia conviveu com rebaixamentos, campanhas de insucesso e um título nacional. De volta a elite nacional, o objetivo do Leão é se manter na Série A. No entanto, a missão ficou mais complicada depois da derrota para o Vasco por 1×0, dentro de casa, no domingo passado. Por Correio da Bahia
De Acordo com os números calculados pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ao fim da 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Vitória é o segundo time com maior probabilidade de acabar a competição entre os quatro últimos, com 75%. Mesmo estando na frente de outras duas equipes, o Cuiabá está apenas a um ponto do rubro-negro e possui dois jogos a menos na tabela. O lanterninha Atlético Goianiense atualmente soma 96% de chance de cair, enquanto o clube mato-grossense tem 67%. Fechando os quatro últimos, o Corinthians aparece com 52%.
Com apenas 25% de chance de permanecer, o time baiano precisa mirar em campanhas recentes em que o próprio rubro-negro foi contra as probabilidades. Em 2022, a equipe disputava a Série C e tinha apenas 2,6% de chance de se classificar para a segunda fase da competição, na 12ª rodada. O torcedor, então, viu a equipe reagir na competição e conseguir a classificação no último jogo.
Fato é, para escapar da degola e continuar disputando a primeira divisão em 2025, o Vitória vai precisar melhorar o desempenho na competição. O aproveitamento do clube no returno do Brasileirão é de apenas 38%, o que coloca a equipe melhor do que outros sete concorrentes. Se mantiver os números nos 13 jogos a serem disputados, os comandados de Thiago Carpini somariam mais 14 pontos. A pontuação deixaria o clube com 36, o que decretaria o rebaixamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário