Diz o ditado popular que peixe morre pela boca. Por isso, fugindo dessa analogia é que as pessoas devem buscar a saúde bucal nos gabinetes odontológicos das Unidades Básicas e de Saúde da Família que é fundamental para manter a qualidade de vida e diminuir os riscos à própria saúde.
A Prefeitura de Itabuna, através do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, promove atendimentos odontológicos especializados nas 32 Unidades Básicas de Saúde do município que estão equipadas com equipamentos e profissionais qualificados para atender a população.
Com o total aproximado de 7.000 atendimentos mensais no conjunto de unidades de saúde do município, onde cada uma delas presta cerca de 250 atendimentos ao mês.
Para isso, atualmente a Prefeitura conta com 36 profissionais de odontologia na rede primária que atendem entre 14 e 20 pacientes, diariamente, além de 12 profissionais do Centro de Média e Alta Complexidade (ODONTOCENTRO) para atendimentos especializados.
Os tratamentos odontológicos considerados de menor complexidade que são ofertados nas unidades de saúde são: restauração, profilaxia, cirurgia simples e avaliação clínica enquanto os atendimentos que necessitam de maiores intervenções são encaminhados para o ODONTOCENTRO, que disponibiliza serviços exclusivos como o tratamento de canal e periodontia, cirurgias de dentes inclusos, tratamento de cistos, tumores e realização de biópsias.
De acordo com o supervisor de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, Maurício Pimenta, os cuidados com a saúde bucal são muito importantes e a gestão do prefeito Augusto Castro tem buscado melhorar a qualidade da saúde bucal da população.
“É impactante e de suma importância o melhoramento na qualidade do atendimento, podendo ofertar outros tipos de tratamentos para melhorar a qualidade da saúde da população”, afirma Pimenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário