Foto Ilustração
A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população sobre a importância da vacina antirrábica para cães e gatos. A campanha de vacinação contra raiva acontece anualmente sendo a principal ação de proteção aos animais e aos seres humanos.
De acordo com a coordenadora do DCZ, Ellen Gleicer Lima, a campanha de vacinação contra raiva, será ido dia 31 de julho a 8 de setembro com o D dia D acontecendo no dia 9 de setembro. A programação ainda será oficialmente divulgada, com datas, locais e horários de sua realização.
“Iniciaremos a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica no final de julho, tendo como Ponto de Vacinação a antiga Base Operacional do SAMU-192, em frente à Catedral de São José, no centro da cidade. A partir daí, diariamente vamos disponibilizar a vacinação para cada bairro, onde geralmente acontece nas praças”, destacou a diretora.
A transmissão da raiva ocorre pela saliva do animal infectado, seja através de mordedura, arranhadura ou lambedura. O vírus da raiva ocasiona infecção no sistema nervoso central, instalando-se no cérebro provocando encefalite.
“Caso haja mordedura de algum animal infectado é importante que o cidadão lave bem o local para que seja higienizado e procure imediatamente uma unidade de Saúde”, disse Ellen.
“A expectativa é a de que em Itabuna sejam vacinadas cerca de 30 mil animais, entre cães e gatos, a partir dos três meses de vida. No ano passado, conseguimos ultrapassar a meta. Neste ano vamos buscar alcançar o mesmo resultado”, concluiu Ellen Gleicer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário