Os estudantes e uma professora foram selecionados no programa “Era Uma Vez…Brasil”. Eles passarão 10 dias em uma imersão na história da colonização brasileira
Cinco deles são da cidade de Mata de São João, na Região Metropolitana a 56 km de Salvador. Os estudantes matenses são Michele dos Santos da Silva, João Vitor de Souza Conceição, Wesley Gabriel Santos de Almeida, Lara Evelyn Calmon Santana e Jaqueline Silva Sales são na rede municipal de educação que representarão a cidade em um intercâmbio Brasil – Portugal, em novembro. Eles, junto com a professora Jaimelita Rodrigues dos Santos, foram selecionados no programa “Era Uma Vez…Brasil”.
O anúncio foi feito na sexta feira (20), em Salvador. O grupo passará 10 dias em terras lusitanas, com mais de 90 estudantes e professores de outras sete cidades brasileiras, onde vão refazer os caminhos da família real portuguesa até a sua chegada no Brasil. Conhecerão os momentos e os lugares importantes que fazem parte das origens do nosso país.
O “Era Uma Vez…Brasil” reconta a história trabalhando em sala de aula narrativas não mostradas pelos livros didáticos tradicionais e exaltando a importância dos povos originários na construção do país. Além de Mata de São João, a iniciativa mobiliza, simultaneamente, professores de história e alunos das redes municipais de ensino de Salvador, Jacobina (BA); Belo Jardim (PE); e Lençóis Paulista, Macatuba, Ribeirão Preto e Serrana (SP).
Anúncio – Os nomes dos intercambistas soteropolitanos e matenses foram divulgados em um evento realizado no Subúrbio 360, no Subúrbio de Coutos, em Salvador. Além do anúncio, o evento foi marcado pelo lançamento do livro de histórias em quadrinhos (HQs) “O Outro lado da História” e de quatro filmes curtas-metragens.
O livro reúne 100 histórias escritas e ilustradas pelos participantes, durante a primeira etapa do projeto. Já os filmes foram produzidos pelos estudantes que avançaram para a terceira etapa.
Intercâmbio – A viagem contará com visitas a pontos históricos e os estudantes visitarão escolas e universidades de Lisboa e regiões próximas, onde terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores portugueses. Fonte: Assessoria Prefeitura MSJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário