> TABOCAS NOTICIAS : Governo Bolsonaro assume compromisso para redução da emissão de gases poluentes

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Governo Bolsonaro assume compromisso para redução da emissão de gases poluentes

Anúncio é visto com ceticismo, já que o país aumentou emissões em 2020, em contraste com a média mundial. ONGs também apontam que nova meta não é mais ambiciosa e apenas reduz "pedalada" em base de cálculo anterior. Emissões do Brasil tiveram em 2020 um aumento de 9,5% em relação ao ano anterior.

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, anunciou nesta segunda-feira (01/11), em evento paralelo à COP26, uma nova meta climática de reduzir em 50% a emissão de gases poluentes até 2030 e neutralizar a emissão de carbono no Brasil até 2050.

A meta anterior, anunciada em 2020, previa reduzir a emissão de gases em 43% até 2030. “Apresentamos hoje uma nova meta climática, mais ambiciosa, passando de 43% para 50% até 2030 e de neutralidade de carbono até 2050”, disse Leite.
Pedalada

No entanto, organizações ambientais demonstraram ceticismo com o anúncio, apontando que a nova meta não é nem um pouco “mais ambiciosa” e deve apenas reduzir distorções propositais da meta anterior de 43%.

Leite também não explicou qual será a base de emissões para o cálculo da porcentagem a ser reduzida.

No ano passado, especialistas, apontaram que o governo executou uma “pedalada climática” ao oficializar uma revisão da base de dados da meta anterior de 43%. Mais em https://www.jornalgrandebahia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário