> TABOCAS NOTICIAS : Projeto social Lutando pela Paz foi apresentado no Rotary Club de Itabuna

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Projeto social Lutando pela Paz foi apresentado no Rotary Club de Itabuna

Durante a última reunião promovida pelo Rotary Club de Itabuna, na noite de terça-feira (27 de julho), os rotarianos tiveram a oportunidade de conhecer o projeto social Lutando pela Paz através da participação da sua secretária, a assistente social Normaci Conceição Santos e do seu presidente Gilmarques Sabino dos Santos. Sediado no bairro Pedro Jerônimo, ele foi criado para promover a inclusão de crianças e adolescentes através da prática de esporte e oferece aulas de boxe para estes jovens gratuitamente.

Idealizador da Associação de Boxe Lutando pela Paz, que desde setembro de 2017 vem ofertando oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade social, Gilmarques explicou que, durante momento de dificuldade na juventude, contou com um mentor que o ajudou através das aulas de boxe e resolveu passar o bom gesto adiante. Relatou sua história de superação e cada etapa vencida desde o início do projeto até chegar à estrutura alcançada nos dias atuais. A iniciativa, que ainda não tem sede própria, está instalada em espaço provisório cedido pela igreja do bairro, e alguns dos alunos ali formados já atuam como professores passando a técnica e os ensinamentos aos mais novos, conforme relatou Gilmarques, que possui formação de Educador Social pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC e é instrutor pela Federação Baiana de Boxe.

Segundo Normaci, cerca de 80 alunos com idades entre cinco e 17 anos participam de atividades recreativas como torneios, jogos educativos, entre outras, e ainda contam com acompanhamento psicológico e social. “Temos uma parceria firmada com a equipe de saúde local e contamos com uma equipe de voluntários para nos apoiar. Nós disponibilizamos atendimento com pedagoga, advogado, psicóloga e assistente social”, explicou. Ainda segundo a secretária, em levantamento realizado pela equipe constatou-se que, lamentavelmente, 80% das famílias dos alunos não possuem renda fixa em seus lares. Para não deixar de ofertar o serviço, a iniciativa conta com apoio do comércio local, através de parceria e patrocínio para arcar com despesas de viagens a campeonatos, e esporadicamente, recebem também doação de materiais. Encerrando sua participação, a dupla mencionou as competições das quais já participaram e os títulos conquistados pelos atletas do projeto ao longo desses últimos anos e salientou a importância em dar visibilidade à ação, que tanto contribui com a formação desses futuros atletas e cidadãos.

O presidente do clube no ano rotário 2021-22 Diogo Matheus Rodrigues, destacou a excelente estrutura do projeto. “Tive o prazer de conhecer a sede do projeto presencialmente e fiquei encantado com o que estão fazendo. Encontramos um ambiente limpo e organizado, além de equipamentos de alto nível, fruto de um trabalho muito bem feito. Vamos ajudar como pudermos o projeto, ajudar inclusive a buscar parceiros para esse trabalho emocionante e muito bonito”, comprometeu-se ao encerrar o encontro virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário