> TABOCAS NOTICIAS : Fiocruz identifica que mortes por Covid estão em queda, mas casos continuam crescendo

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Fiocruz identifica que mortes por Covid estão em queda, mas casos continuam crescendo

Dados levantados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostram que os números de mortes causadas pela Covid-19 estão em tendência de queda no Brasil. Apesar disso, os indicadores de casos confirmados continuam crescendo no país. As constatações estão no boletim divulgado pela Fiocruz nesta terça-feira (27). Foto: Paula Fróes / GOVBA

O documento sinaliza também para a tendência de redução em relação a ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS.

"É importante salientar que os números de casos (média de 46,8 mil casos novos por dia) e de óbitos (1.160 óbitos por dia) estão ainda em patamar muito elevado", destaca a fundação no boletim.

De acordo com reportagem do portal G1, o boletim da Fiocruz mostra que Goiás e o Distrito Federal ainda estão em zona de alerta para a disponibilidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com ocupação acima de 80%. Outros 16 estados estão fora da área crítica para o atendimento (abaixo de 60%), e nove estão na zona intermediária (entre 60% e 80%).

A Bahia está entre os 16 estados classificados pela Fiocruz como fora da área de risco. O boletim mais recente da Secretaria da Saúde do estado (Sesab), também desta terça, indicava uma ocupação de leitos de tratamento intensivo adulto em 52%.

Entre as capitais, Rio de Janeiro (90%), Goiânia (93%) e Brasília (83%) são as únicas taxas de ocupação de leitos de UTI da Covid-19 superiores a 80%, mostrou o boletim. Em Salvador a taxa estava em 43% conforme o boletim da Sesab.

A Fiocruz também informou uma pequena redução na taxa de letalidade - a proporção de casos que resultam em morte. O indicador está em 2,5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário