Projetos de escolas do Ceará vencem prêmio nacional
Curativo feito com folha de goiabeira acelera cicatrização de queimaduras — Foto: Kid Junior/SVM
Estudantes e professores elaboraram propostas inéditas de baixo custo para melhorar qualidade de vida da população e reduzir impactos ambientais.
Dois projetos de escolas estaduais em Cascavel, na Região Metropolitana de Fortaleza, venceram a 6ª edição do prêmio “Respostas para o Amanhã”, que agracia iniciativas de experimentação científica ou tecnológica desenvolvidas por estudantes do Ensino Médio.
O grande vencedor foi um biofilme curativo criado a partir da farinha de folhas de goiabeira, desenvolvido por uma turma de 3º ano da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Marconi Coelho Reis. Os testes indicaram cicatrização mais rápida em queimaduras de primeiro grau, “quando em contato com a pele por uma semana”, devido ao potencial antimicrobiano da planta.
Por também ser biodegradável, a decomposição do material acontece sem impactos negativos ao meio ambiente. “Foi surpresa porque foi a primeira vez que a gente concorreu, e nossa escola acabou de fazer três anos”, comemora a diretora, Iara Valente. Cinco estudantes da equipe e a professora orientadora representarão o projeto na etapa América Latina, em São Paulo.
“Na escola de tempo integral, um dos princípios é a pesquisa científica. Isso veio ao encontro da nossa proposta de trabalho, que é desenvolver a iniciação científica no Ensino Médio. Você leva o aluno a produzir projetos de resolução e de grande relevância social”, destaca Valente. Leia mais em http://www.netcina.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário