Foto: Shutterstock
Pesquisadores da Universidade de Medicina de Viena e da Agência de Meio Ambiente da Áustria revelaram que as pessoas ingerem, regularmente, pelo menos nove tipos de plástico. Com isso, há um envenenamento.
A equipe monitorou, segundo o jornal O Estado de S. Paulo, participantes de oito países (Finlândia, Itália, Japão, Holanda, Polônia, Rússia, Reino Unido e Áustria). Todas as amostras de fezes coletadas apresentavam microplástico, ou seja, partículas de menos de cinco milímetros.
De acordo com o estudo, esses resíduos são criados a partir do descarte e da degradação de pedaços maiores de plástico. No trato intestinal, o microplástico tem impacto na resposta imunológica do organismo.
"É o primeiro estudo deste tipo a comprovar o que suspeitamos há tempos: que os plásticos, no fim, acabam atingindo o intestino humano", afirmou o principal autor do estudo, Philipp Schwabl. "É particularmente preocupante no que tange aos pacientes com doenças gastrointestinais. Em estudos com animais, as maiores concentrações de plástico foram encontradas no intestino, mas também foram encontradas partículas menores capazes de entrar na corrente sanguínea, no sistema linfático, podendo até alcançar o fígado. Agora que temos os primeiros indícios de microplásticos no organismo humano, precisamos de mais pesquisa para entender o impacto na saúde humana".
Durante a pesquisa, cada voluntário manteve um diário de sua alimentação antes da coleta de amostras de fezes. Todos os participantes foram expostos aos plásticos, seja pelo consumo de alimentos embrulhados ou líquidos em garrafas de plástico. Os tipos de plástico mais frequentemente encontrados foram o polietileno e o PET.
Nenhum comentário:
Postar um comentário