Foto: Agência Brasil
No Brasil, as mulheres têm cada vez menos filhos, segundo o relatório Situação da População Mundial, do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa-ONU). O estudo, lançado nesta quarta-feira (17), revela que a média de filhos da família brasileira é de 1,7 - a média era de 6 filhos na década de 1960. Os dados ainda mostram que a taxa de fecundidade no Brasil é inferior à média da América Latina (20 e do mundo (2,5).
O Brasil tem menor índice de fecundidade na comparação com outros 11 países da América Latina. Entre eles são República Dominicana, Costa Rica, El Salvador, México, Nicarágua, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai e Venezuela. Conforme as informações do relatório, a brasileira se torna mãe em média aos 26,4 anos.
O representante da Unfpa, Jaime Nadal, explica que a expectativa é de um processo de envelhecimento "maior e mais acelerado" da população. "Hoje não só as pessoas têm menos filhos, como vivem mais", afirma. Para ele, existem duas realidades: casais e mulheres que decidem ter menos filhos por dificuldade de conciliar vida profissional e pessoal, por exemplo - e ainda mulheres que não têm acesso a serviços de saúde pública e métodos contraceptivos para evitar a gravidez. BN
Nenhum comentário:
Postar um comentário