O estudo também indica que não há um teto a partir do qual a correlação deixa de existir
Diferente do que dizem muitas pessoas, dinheiro pode trazer felicidade e uma vida mais satisfatória. A conclusão é de uma pesquisa que analisou a vida de ganhadores da loteria na Suécia. O trabalho indica que, em comparação com grupos de controle, os vencedores de prêmios expressivos apresentaram “aumentos sustentados na satisfação geral da vida”. E, quanto maior o prêmio, maior a satisfação.
Os autores Erik Lindqvist, da Escola de Economia de Estocolmo, Robert Ostling, da Universidade de Estocolmo, e David Cesarini, da Universidade de Nova York, apontaram ainda que a satisfação persistia por, pelo menos, uma década depois de ganhar o prêmio.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, pesquisas anteriores já mostravam uma correlação entre o dinheiro e felicidade. No entanto, só agora foi possível compreender o que acontece. O estudo também indica que não há um teto a partir do qual a correlação deixa de existir.
“O que descobrimos é que não há evidência de que, em algum ponto, uma renda adicional passa a não ter efeito. Não tem esse ponto de saturação. Mesmo para os ricos, há um efeito de mais dinheiro sobre a felicidade”, conclui a pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário