Foto: iStock/Getty Images
Beber mais do que três vezes por semana aumenta em 20% o risco de morte prematura, indica estudo publicado na revista Alcoholism: Clinical & Experimental Research. A equipe focou na baixa ingestão de álcool por já ter sido associada a benefícios, especialmente para a saúde cardíaca, o que foi confirmado pelos pesquisadores.
No entanto, eles descobriram também que a bebida alcoólica pode aumentar o risco de câncer. Artigo científico anterior já tinha mostrado esse risco para sete tipos de câncer (boca, garganta, esôfago, fígado, mama e cólon) para qualquer nível de consumo. Segundo a Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO, na sigla em inglês), responsável pelo artigo, 5,5% dos novos casos de câncer no mundo estão relacionados ao hábito de beber.“Embora esta associação tenha sido estabelecida há muito tempo, a maioria dos oncologistas, dos leigos e dos pacientes com câncer não estão cientes do risco.
Essa foi uma oportunidade para aumentarmos a conscientização”, comentou Noelle LoConte, da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, à Time Health. Em entrevista ao CBS This Morning, Tara Narula, cardiologista do Zucker School of Medicine, nos Estados Unidos, comentou que o risco de morte prematura encontrado no estudo pode ser impulsionado pelo maior risco de câncer. “Foi um grande estudo no qual analisou-se os tipos de ingestão — leve a moderada — em vez de apenas pessoas que bebem versus que não bebem. O resultado traz mais evidências que sugerem como precisamos prestar atenção ao risco de câncer”, alertou a especialista, que não esteve envolvida na pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário