Nesta reportagem do jornal Valor Econômico, fica claro que os empregados do BNDES vem se preparando, internamente, para a transição de governo em um cenário em que a instituição deverá ser alvo, novamente, de investigações e de auditorias. A promessa de devassa no BNDES em um eventual governo de Jair Bolsonaro, conforme publicado nesta semana pelo Valor, aparentemente não inquieta os técnicos do banco, que, desde 2015, vêm sendo submetidos a um escrutínio público permanente, mas sempre com panos quentes.
A revista Istoé chegou a publicar reportagem sobre os dados ocultos do Bndes. CLIQUE AQUI para ler.
Leia a reportagem do Valor:
Na coordenação de campanha de Bolsonaro, porém, há o entendimento de que a sociedade brasileira ainda não está satisfeita com as apurações realizadas envolvendo o banco.
Técnicos da instituição dizem que há reconhecimento, por parte de órgãos de controle externo e da área econômica do governo, de que o banco evoluiu em termos de transparência e foco de atuação. O BNDES argumenta que tem níveis de transparência elevados na comparação com outras instituições de fomento, casos do Nafin (México), BDC (Canadá), KfW (Alemanha), ICO (Espanha) e JFC (Japão).
O BNDES afirma que disponibiliza relatórios anuais na internet, tem Portal de Transparência com requisição de informação e possui estatísticas detalhadas on-line com identificação do cliente. CLIQUE AQUI para ler tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário