Foto: Reprodução / EBC
O Banco do Brasil é a instituição financeira que registrou o maior número de reclamações terceiro trimestre deste ano, de acordo com o Banco Central. No período, o BC recebeu 1.590 queixas consideradas procedentes contra o banco público, sendo a maioria relacionada à “oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada (178) e irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking e ATM [terminais de autoatendimento]".
Para fazer o ranking, o BC divide as reclamações procedentes pelo número de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão. Assim, é gerado um índice, que representa o número de reclamações da instituição financeira para cada grupo de 1 milhão de clientes. O resultado é, portanto, avaliado pela quantidade de clientes de cada instituição financeira.
Com esse cálculo, o Banco do Brasil ficou com índice 25,22. O conglomerado BB tem mais de 63 milhões de clientes. O segundo lugar no ranking é ocupado pelo Bradesco, com um total de 2.151 reclamações e índice 22,10. E em terceiro lugar aparece o Santander, com índice 22,10 e 933 reclamações.
De acordo com a Agência Brasil, no total, o Banco Central recebeu 9.878 reclamações contra todas instituições financeiras. A maioria das reclamações foram relacionadas a oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada.
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