Ao destacar que no Brasil todos são iguais perante a lei e que no país todos são descendentes de negros e indígenas, o prefeito Fernando Gomes elogiou a criação do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Itabuna, com a participação de 48 voluntários representando paritariamente o poder público e a sociedade civil organizada. Ele também destacou na solenidade realizada no Centro Administrativo Firmino Alves, que embora vivamos numa sociedade hierarquizada entre ricos e pobres, “não podemos conviver com a miséria absoluta”.
Além de defender a justiça e a inclusão como fatores de construção de uma sociedade mais justa, o prefeito falou da sua preocupação com a realização de políticas voltadas para o combate à pobreza. Elogiou ainda “a cada um dos senhores que deixaram suas atividades para vir voluntariamente participar desta reunião sem remuneração alguma”.
A secretária Sandra Neilma Costa declarou que estava feliz e realizada em ter mais um conselho no guarda-chuva da Secretaria da Assistência Social, que hoje trabalha com oito entidades e se amplia com o Conselho de Promoção da Igualdade Racial. Para ele, o grande desafio é que “Itabuna não tinha um sistema de assistência social atuando, com ações improvisadas, daí o nosso compromisso de implementar uma política capaz de assegurar os direitos e a cidadania”.
Para Sandra Neilma, sem igualdade racial não existe democracia e a ação da Secretaria de Assistência Social tem como foco a valorização do ser humano de forma integral e inclusiva através da integração efetiva dos excluídos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário