> TABOCAS NOTICIAS : Teste de HIV passará a ser vendido em farmácias

domingo, 20 de dezembro de 2015

Teste de HIV passará a ser vendido em farmácias

Entenda como vai funcionar:
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na última sexta-feira (20) a venda de um autoexame capaz de detectar a presença do vírus HIV. O próximo passo é a solicitação do registro de venda pelos fabricantes e, daí em diante, a probabilidade é que você tenha essa ferramenta disponível muito rapidamente. Mas, antes de usar, é preciso responder a algumas dúvidas: será que substitui o exame de laboratório? Como é feito? Descubra tudo a seguir.

TESTE CASEIRO DE HIV
A comercialização do autoteste para detectar o HIV surgiu a partir de um apelo feito pelo Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde à Anvisa. Segundo a agência, o objetivo da nova regulamentação é reduzir a transmissão do vírus, uma vez que, segundo o Ministério da Saúde, mais de 140 mil brasileiros não sabem que o possuem e, consequentemente, não tomam a precaução necessária para evitar o contágio do parceiro.

COMO FUNCIONA?
O autoexame de HIV é parecido com um teste de gravidez, mas utiliza saliva para detectar o vírus. O dispositivo possui uma ponta que deve ser passada na gengiva e posteriormente colocada em um recipiente próprio, que vem junto com o kit.

RESULTADO
O resultado pode demorar até 30 minutos e também aparece em forma de pequenos riscos no próprio dispositivo. Para saber exatamente o que eles significam, é preciso ler cuidadosamente as instruções na bula do produto.
Segundo a Anvisa, o autoexame é um teste de triagem, ou seja, apesar de ter como papel aumentar o acesso ao conhecimento da presença do HIV, ele deve ser confirmado exames laboratoriais.

JANELA IMUNOLÓGICA
Uma informação importante, que deverá estar descrita no produto, diz respeito à janela imunológica. Trata-se do período entre a relação sexual em que houve contato com o vírus e a produção de anticorpos. Exames feitos nesse intervalo podem trazer resultado errado, indicando que não existe o vírus, quando, na verdade, ele pode estar presente. Atualmente, estima-se que esse tempo varia de um a três meses.

ONDE ENCONTRAR O AUTOEXAME DE HIV
A Anvisa regulamentou a venda do produto em farmácias, drogarias, postos de medicamentos, serviços de saúde e através de programas de saúde pública. (Fonte: Bolsa de Mulher)

Nenhum comentário:

Postar um comentário