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quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

ITABUNA-BA: ROBERTO JOSÉ FALA DO SEU TRABALHO NA SETTRAN

O presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), o professor Roberto José da Silva, que até nesta segunda-feira (30 de novembro), esteve também a frente da Secretaria de Transporte e Trânsito (SETTRAN) de Itabuna, fez um balanço de todas as suas realizações enquanto mandatário daquela pasta, no período de fevereiro a dezembro de 2015.

Roberto José classificou sua gestão como altiva e voltada para o desenvolvimento das políticas de mobilidade urbana de Itabuna, indicando-se que, do ponto de vista do planejamento, 90% das ações planejadas foram concretizadas. Do ponto de vista das intervenções, Roberto José apontou as mudanças nas principais avenidas da cidade: Juracy Magalhães e Amélia Amado, no Centro; Avenida Princesa Isabel, no São Caetano; e José Soares Pinheiro, do Centro Comercial até o Viaduto Governador Paulo Souto. Nessas avenidas, a SETTRAN fechou cruzamentos perigosos, readequou semáforos, recuperou a sinalização horizontal e vertical, faixas de segurança e lombadas. Os resultados das intervenções, segundo aponta o próprio Roberto, foi o melhor possível, com a redução em até 70% na quantidade de acidentes que aconteciam nessas vias, comparando-se os dados em Itabuna do início do ano (mês de janeiro) e os do final do ano (novembro).

Nos principais bairros, como Sarinha, Santo Antônio, Califórnia, Fátima, São Lourenço, São Caetano, Novo São Caetano, Nova Itabuna, Santa Clara, Vila Anália, o secretário também promoveu instalação de equipamentos de segurança, como faixas, placas de sinalização, fez mudança de tráfegos em ruas, instalou abrigos de passageiros nos pontos de ônibus, reorganizou alguns itinerários do transporte coletivo e assegurou condições de melhor trafegabilidade.

Além de ter reduzido a quantidade de acidentes, Roberto aponta a reorganização do fluxo do trânsito como um ponto forte de sua gestão, destacando a abertura do primeiro corredor exclusivo para veículos de grande porte (ônibus e caminhões), na Avenida Amélia Amado. Na Avenida Princesa Isabel, o secretário concluiu a primeira etapa da intervenção prevista para a Rótula Tancredo Neves, tendo feito, naquela região, o bloqueio de um dos acessos para a rótula e desviando o tráfego para a Travessa Getúlio Vargas, no bairro Banco Raso. Em frente ao Centro Administrativo Firmino Alves, foram colocadas duas faixas de segurança elevadas, antiga reivindicação da população do bairro São Caetano.

Entre uma articulação e outra, Roberto teve o seu poder de líder testado ao máximo, ao enfrentar algumas crises. Comprovou, com os resultados, que crise se resolve com diálogo. Foi dessa maneira que conseguiu minimizar movimentos grevistas do Sindicato dos Rodoviários; com o Sindicato dos Servidores, Roberto José precisou fazer esclarecimentos sobre a importância de se cortar as gratificações por pontuação dos agentes municipais de trânsito; com firmeza, conduziu o caso do veículo da Escola Municipal de Trânsito (EMTRAN) que foi incendiado num ato de vandalismo.

Na EMTRAN, aliás, na época em que parecia que haveria corte de vagas, por conta do carro incendiado, houve, justamente o aumento das vagas oferecidas, tanto para carro, quanto para moto. A SETTRAN modernizou a escola, investiu na melhoria da qualidade do material didático utilizado. Na mesma tônica, Roberto José modernizou e requalificou também o prédio da SETTRAN, dando mais segurança e conforto aos cidadãos.

A frente da secretaria, reativou a Patrulha do Som, numa parceria mantida com a Guarda Civil Municipal, com a Polícia Civil e a Polícia Militar e fez com que a SETTRAN passasse a administrar, também, o problema dos animais de grande porte que, vez ou outra, aparecem perambulando pelas ruas da cidade, criando a Patrulha Animal.

Recentemente, diretores de sua equipe conduziram a aquisição de fardamentos novos e de telefones celulares inteligentes, que serão utilizados pelos agentes de trânsito. De tudo o que foi realizado, porém, Roberto José indica que o ganho maior foi o da população, “que passou a observar as coisas do trânsito como algo que está muito mais próximo do que o que se imagina. As pessoas passam a perceber que problemas simples de trânsito podem ser minimizados ou solucionados com conscientização das pessoas, com ações educativas. Onde a SETTRAN pinta uma faixa nova, as pessoas entendem que, ali, há a possibilidade de mais cidadania, mais respeito entre motoristas, motociclistas e pedestres”, disse.

Segundo o secretário, uma outra aquisição importante efetivada em sua gestão, foi a de três novos veículos (dois ‘Palios’ e uma picape ‘Strada’), que serão incorporados ao efetivo de viaturas, sendo que um veículo já está em uso e outros dois deverão ser entregues até o final do mês de dezembro.

Também em sua gestão, Roberto José propôs e colocou em prática a primeira edição local da Semana Nacional de Trânsito com ações realizadas simultaneamente nos bairros e no Centro da cidade. A semana foi um sucesso e foi encerrada com a realização de uma grande caminhada na Avenida do Cinquentenário.

O empenho do gestor também esteve forte na luta pela agilidade do processo de licitação para contratar novas empresas de ônibus para Itabuna. Pelo seu empenho, a Câmara de Vereadores de Itabuna elaborou o seu parecer técnico e encaminhou o processo para ser concluído pela prefeitura. Roberto compreendeu que Itabuna precisa modernizar sua frota de ônibus e que, em Itabuna, já não cabe mais a ideia de uma ou duas empresas que limitam a qualidade do serviço de transporte coletivo. “As empresas que vencerem, sejam as que já se encontram na cidade, sejam novas empresas, terão de oferecer um serviço de excelência”, explicou. Pela sua atuação, aliás, assinou um acordo com as empresas de ônibus através do qual assegurou a renovação da frota de ônibus. Atualmente, a cidade conta com 17 ônibus novos e 16 semi-novos.

Por se tratar de uma pessoa que pensa muito nas pessoas, o gestor colocou em prática o projeto “Lazer na Rua”. Agora, todos os domingos, das 8h às 12h e das 14h às 18h, a Avenida Mário Padre fica interditada para que as famílias, esportistas e cidadãos em geral possam desfrutar de momentos de lazer com segurança.

Quando questionado sobre o que gostaria de ter feito e não conseguiu, Roberto é taxativo em apontar os fatores ‘tempo’ e ‘recursos’ como um dos motivos pelos quais não concluiu em 100% tudo o que planejou, ações que, segundo ele, podem ser colocadas em prática desde já e cumprindo-se o cronograma que está arquitetado para seguir até o fim do mês de dezembro. E aí, apontam-se as intervenções que são necessárias na Rua do Paty e na Rua Floresta, no bairro São Caetano, transformando essas ruas em vias de mão única; as intervenções no bairro da Califórnia, também transformando em via de mão única a Rua Barão do Rio Branco; e as do bairro Santo Antônio, reorganizando o tráfego em ruas como José Monstans e na Avenida Itajuípe, ações que ele espera que sejam colocadas em prática pelo atual secretário, Abraão Ribeiro.

Assim, com a experiência de geógrafo, de um profissional que conhece de maneira clara e objetiva os gargalos de uma cidade como Itabuna, Roberto José especificou que “tudo o que Itabuna precisa é de gente que pense nessa cidade de maneira orgânica e pensando no futuro. Só que esse futuro não precisa ser, a grosso modo, algo para daqui a 15, 20 anos. Precisamos também pensar a médio e longo prazos, mas é salutar perceber que Itabuna pode melhorar, aqui e agora, com ações precisas e eficientes. Isso, nós fizemos.”, finalizou.

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