Independente do seu meio de comunicação preferido — rádio, jornal, TV, internet etc. — para conferir as notícias do dia, infelizmente você sempre vai encontrar alguma coisa a respeito da corrupção que parece nos cercar por todos os lados. No entanto, esse não é um problema exclusivamente nosso nem dos países mais pobres, já que os habitantes das nações mais desenvolvidas também se preocupam bastante com essa questão e vivem vigilantes.
Essa preocupação se reflete no ranking elaborado pelo pessoal da Transparency International, que, todos os anos, analisa pesquisas realizadas por instituições respeitáveis dos 175 países que aparecem na sua classificação.
Os resultados refletem as opiniões de pessoas de todo o mundo — incluindo as de especialistas que vivem e trabalham nas nações e territórios avaliados — com respeito à percepção da corrupção no setor público, pontuando os países participantes com “notas” de 0 a 100.
O levantamento divulgado neste ano foi realizado com base em pesquisas conduzidas durante o ano de 2014, e nós aqui do Mega Curioso selecionamos os 10 melhores e os 10 piores classificados para você conferir.
Veja quais são os 10 países menos corruptos do mundo:
Pontuação: 80.
Apesar de a Austrália não contar com uma legislação claramente elaborada com respeito ao combate à corrupção, o país não enfrenta problemas muito significativos nesse sentido — e ficou em 10º lugar no ranking.
Pontuação: 81.
Com um escore 81 de 100, o Canadá conquistou a 9ª colocação na lista, embora o levantamento feito pela Transparency International tenha revelado que 30% dos empresários canadenses acreditam que a corrupção e os subornos sejam um grande problema no país — e que o governo não está fazendo muita coisa para solucionar isso.
Pontuação: 82.
Luxemburgo bateu os 82 pontos no ranking da Transparency International, mas, apesar do bom desempenho, os habitantes do Estado revelaram que não confiam muito nos partidos políticos luxemburgueses. Veja tudo aqui http://www.megacurioso.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário