Apesar de ser um momento bastante desejado e esperado pela maioria das mulheres, a gravidez é uma experiência única que promove não apenas grandes mudanças físicas, como também alterações psicológicas. A constante variação de humor entre as futuras mamães é comum e muitas se preocupam em passar essas emoções para o bebê ainda no útero. Mas será, por exemplo, que o bebê é capaz de sentir quando a mãe chora ou fica triste? Bolsa de Mulher
pesar de todos os avanços da medicina, o que acontece na vida intrauterina ainda permanece um grande mistério para a ciência. Segundo Heloisa Brudniewski, especialista em Ginecologia e Obstetrícia, sabe-se que o bebê recebe hormônios liberados pela mãe, mas não é possível estabelecer como ele sente essas reações emocionais.
Saiba o que o bebê é capaz de sentir dentro da barriga da mãe
De acordo com a médica, quando a mãe está triste ou nervosa, ela libera hormônios que levam a alteração da frequência cardíaca e da pressão arterial. Esses hormônios também podem alterar a frequência cardíaca do feto, mas não é possível saber que ele “sente” nesse momento.
Cláudio Basbaum, doutor especialista em Ginecologia e Obstetrícia e especialização na Universidade de Paris, também afirma que não é possível atribuir efeitos nocivos sobre a “consciência do bebê” a momentos de dificuldades ou ansiedades momentâneas no dia a dia de uma mulher grávida, mesmo quando ela fica mais triste ou chora.
O médico diz que o desenvolvimento saudável e a felicidade do bebê na vida intrauterina não dependem de eventuais emoções maternas, até porque, ela não poderá ser uma otimista o tempo todo, todos os dias da gestação. (Bolsa de Mulher)
Nenhum comentário:
Postar um comentário