Por Maja Zuvela
TOVARNIK, Croácia (Reuters) - Diante de cenas caóticas em sua fronteira com a Sérvia, a Croácia disse nesta quinta-feira não ser capaz de suportar a onda de imigrantes que buscam uma nova rota para a Europa depois que a Hungria ergueu uma cerca para mantê-los afastados, usando gás lacrimogêneo e canhões de água contra as pessoas em busca de asilo.
A União Europeia convocou para a próxima semana uma reunião de cúpula de emergência para tentar superar o desentendimento sobre a crise de refugiados, após a Croácia, país mais recente a se tornar membro do bloco, ter dito que pode ser obrigada a usar o Exército para impedir que imigrantes ilegais cruzem os Bálcãs Ocidentais em busca de abrigo seguro na Europa.
A UE encontra-se dividida sobre como lidar com o fluxo de centenas de milhares de pessoas que chegam fugindo sobretudo da guerra e pobreza em Síria, Iraque, Afeganistão e Paquistão.
A Croácia disse que 8.000 imigrantes chegaram vindos da Sérvia um dia depois de confrontos, na quarta, entre tropas de choque húngaras e refugiados munidos de pedras na fronteira do país vizinho. Leia mais em: http://zip.net/bkr1SZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário