> TABOCAS NOTICIAS : Células de fígado criadas em laboratório

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Células de fígado criadas em laboratório

Foto: TVCiência
Após vinte anos de investigação científica, Ann Simpson, cientista da University of Technology Sidney(UTS), na Austrália, conseguiu desenvolver linhas de células humanas do fígado, capazes de desempenhar as mesmas funções das células dos ilhéus do pâncreas na produção de insulina. 
A nova tecnologia foi comprada pela empresa de biotecnologia norte-americana, Nuvilex, que vai continuar a desenvolver estudos em torno destas novas células humanas produtoras de insulina denominadas de células ‘Melligen’. 
Se tudo der certo, pacientes com diabetes tipo 1 e e dependentes de insulina poderão ter vida nova, longe das injeções diárias.

"Se formos bem-sucedidos, as pessoas afetadas com a diabetes tipo 1 vão ficar livres das injeções de insulina diárias, do uso de bombas de insulina, da necessidade constante de medir os níveis de glicose no sangue e de modificar as suas dietas", afirma Kenneth L. Waggoner, CEO da Nuvilex.

História
A ideia de colocar células do fígado a produzir insulina à semelhança das células dos ilhéus do pâncreas surgiu há vários anos.

"Quando um feto se desenvolve, o fígado e o pâncreas formam-se a partir da mesma origem endodermal" disse Ann Simpson, em comunicado da UTS.

Por isso, segundo ela, seria lógico estudar o potencial de as células do fígado produzirem insulina. 

A pesquisadora Ann Simpson afirma estar entusiasmada pela empresa de biotecnologia Nuvilex ter adquirido os direitos mundiais sobre esta tecnologia para comercialização no mercado global. 

A empresa de biotecnologia vai usar esta nova tecnologia juntamente com um outro desenvolvimento de encapsulamento de células à base de celulose, para poder usar células produtoras de insulina encapsuladas que funcionem como um pâncreas bio-artificial e que libertam insulina no corpo de acordo com a necessidade do organismo. Com informações da TVCiência 

Nenhum comentário:

Postar um comentário