> TABOCAS NOTICIAS : Por que cabras têm olhos estranhos, com pupilas horizontais?

domingo, 30 de agosto de 2015

Por que cabras têm olhos estranhos, com pupilas horizontais?

É difícil não notar os olhos de uma cabra. Suas pupilas retangulares horizontais parecem de outro planeta, quando comparadas às pupilas redondas de pessoas e de cães e às fendas verticais de gatos.

Em um novo estudo, o cientista Martin Banks descobriu que o formato das pupilas de um animal é uma pista sobre seu lugar na cadeia alimentar.

Banks e sua equipe analisaram os olhos de 214 espécies diferentes de animais terrestres e encontraram uma relação clara entre a forma de suas pupilas e seu papel ecológico. Animais predadores que emboscam suas presas tendem a ter pupilas verticais, enquanto herbívoros, que são presa para outros animais, normalmente têm pupilas horizontais.

A divisão predador-presa por conta da forma da pupila sugere que caçadores e caça possuem alguma vantagem por conta desse tipo de formato. Para descobrir tais vantagens, os pesquisadores analisaram as habilidades das duas formas de pupilas e o modo como elas poderiam servir às diferentes necessidades visuais de predadores e presas.

Cabras e outros animais de pasto (como cervos, alces e gado), que são caçados por predadores, têm uma estratégia muito simples para não serem comidos: perceber o perigo e fugir. Seus olhos precisam ser capazes de fazer duas coisas para apoiar essa estratégia. Fonte: Mental Floss 

"Por um lado, esses animais devem ver panoramicamente para detectar predadores que podem se aproximar de várias direções", escrevem os pesquisadores. "Por outro lado, eles devem ver de forma suficientemente clara a direção que precisam avançar para orientar a locomoção rápida sobre o terreno potencialmente difícil".

A equipe descobriu que as pupilas horizontais podem ajudar, já que sua forma cria uma vista panorâmica afiada, além de melhorar a qualidade da imagem de objetos à frente e atrás do animal, ajudando os olhos a capturarem mais luz vinda de baixo do que de cima.

Depois de assistir a pastagem de animais no zoológico, no entanto, os pesquisadores descobriram que os olhos giram para ficarem alinhados horizontalmente com o solo, caso suas cabeças estejam na posição vertical ou viradas em direção à grama.

Para um animal terrestre que está em perigo de ser comido e tem poucas opções, além de estar consciente de seu entorno e fugir, os pesquisadores dizem que uma longa pupila horizontal parece ser ideal. Em outras palavras, as cabras têm olhos estranhos porque eles as ajudam a se manterem vivas.

Enquanto isso, a equipe descobriu que as pupilas verticais, em forma de fenda, ajudam os pequenos predadores de emboscada, como gatos e cobras, a julgar a distância dos animais, sabendo o quão longe podem ficar para efetuar o ataque. Fonte: Mental Floss Foto: Reprodução / Llazypenguins / Reddit

Nenhum comentário:

Postar um comentário