> TABOCAS NOTICIAS : Costa: “Foi o PT que encomendou a morte de Celso Daniel”

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Costa: “Foi o PT que encomendou a morte de Celso Daniel”

A Folha de S. Paulo, neste domingo (30), divulgou matéria que mostra trechos de vídeos que documentam depoimentos prestados por Costa em Curitiba de 29 de agosto a 16 de setembro do ano passado, os primeiros depois que ele fechou acordo de delação premiada. Desde então, muitas coisas mudaram, até mesmo a situação na Petrobras.


Cópias dos videos estão nos inquéritos abertos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar políticos suspeitos de envolvimento com a corrupção na Petrobras.

É no primeiro dia que ele diz: “Doutor, eu tenho um receio. É… integridade física minha.” O delegado diz que vai está atendo a isso e Costa afirma: “Eu tenho medo! Nós estamos falando com gente muito graúda. Um delegado diz: “Mas não tem histórico de violência, em si.” Costa abre um sorriso e diz: “É… Celso Daniel.” O prefeito petista de Santo André (SP) e que foi assassinado no início de 2002.

Perguntado se teria mais medo da reação dos políticos ou das construtoras, Costa disse: “Dos políticos”.

Um delegado também perguntou se Costa sabia algo sobre Celso Daniel. Ele responde: “O que a gente escuta. É o que eu escutei de muita gente aí, né. Foi o PT que encomendou”, afirmou pelo o que ouviu na base do ‘disse-me-disse’. Um delegado fala sobre “uma história de dossiê” – que também foi muito divulgado pela mídia, e Costa diz: “Hoje a ex-mulher dele [Celso Daniel] ganhou um prêmio, né? Ex-mulher dele é ministra do Planejamento.” (…) “Miriam Belchior, de planejamento, não entende nada!”, completou Costa em vídeo divulgado pela Folha de S. Paulo, neste domingo (30).

Miriam Belchior, 57 anos, está no governo do PT desde o início da gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003. Ela já era filiada ao PT, antes da morte do ex-marido Celso Daniel. Em 2002, ela participou da equipe que fez a transição do governo de Fernando Henrique Cardoso para o de Lula. Atualmente, faz parte do Conselho de Administração da Petrobras. Atualmente, Belchior estava sendo ministra do Planejamento do governo Dilma, mas deixou o cargo e hoje é presidente da Caixa Econômica Federal, tendo assumindo no lugar de Jorge Hereda, em fevereiro desse ano.

Vida política e formação

Miriam Belchior é oriunda dos movimentos sociais e iniciou a vida política no ABC paulista. Engenheira de alimentos, formada pela Universidade de Campinas (Unicamp), ela se tornou mestre em Administração Pública e Governamental pela Fundação Getulio Vargas (FGV), de São Paulo, com a dissertação “A Aplicação do Planejamento Estratégico Situacional em Governos Locais: Possibilidades e Limites – os casos de Santo André e São José dos Campos”.

Entre 2001 e 2008, foi professora da Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento de Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), ligada à Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto. Entre 1999 e 2002, lecionou na Universidade São Marcos, em São Paulo.

Miriam foi casada por dez anos com o ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, assassinado em 2002, após ter sido sequestrado em 18 de janeiro daquele ano. Os dois já estavam separados quando aconteceu o crime.

De janeiro de 1997 a dezembro de 2000, ela foi secretária de Administração e Modernização Administrativa da Prefeitura de Santo André, e, de janeiro de 2001 a novembro de 2002, secretária municipal de Inclusão Social e Habitação.

Na Prefeitura de Santo André, coordenou ainda o Programa de Modernização Administrativa, selecionado como uma das 100 melhores práticas públicas do mundo pela ONU em 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário